...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Lula propõe parceria com países africanos para combate ao desmatamento

Lula propõe parceria com países africanos para combate ao desmatamento

Repro­dução: © Foto: Ricar­do Stuck­ert /PR

Em discurso na União Africana, ele voltou a defender reformas na ONU


Pub­li­ca­do em 17/02/2024 — 09:11 Por Da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va dis­cur­sou na man­hã deste sába­do (17) na aber­tu­ra da 37ª Cúpu­la da União Africana do Brasil, em Adis Abe­ba, na Etiópia. Em sua vigési­ma primeira visi­ta ao con­ti­nente africano, ele propôs ini­cia­ti­vas con­jun­tas para a pro­teção das flo­restas trop­i­cais, entre elas uma rede de satélites para mon­i­torar o des­mata­men­to e a recu­per­ação de áreas degradadas.

Lula tam­bém reit­er­ou o com­pro­mis­so do Brasil em pro­mover uma gov­er­nança efe­ti­va e mul­ti­lat­er­al em áreas como inteligên­cia arti­fi­cial, con­sideran­do os inter­ess­es do Sul Glob­al. Entre as parce­rias pri­or­itárias, ele men­cio­nou o com­bate à fome, a pro­moção da sobera­nia em saúde e o enfrenta­men­to de doenças trop­i­cais neg­li­gen­ci­adas, ten­do como meta a ampli­ação do aces­so a medica­men­tos para evi­tar o “apartheid” de vaci­nas ocor­ri­do durante a pan­demia de covid-19.

“Ven­ho para reafir­mar a parce­ria e o vín­cu­lo do nos­so país e do nos­so povo com este con­ti­nente irmão. A luta africana tem muito em comum com os desafios do Brasil. Mais da metade dos 200 mil­hões de brasileiros se recon­hecem como afrode­scen­dentes. Nós, africanos e brasileiros, pre­cisamos traçar nos­sos próprios cam­in­hos na ordem inter­na­cional que surge. Pre­cisamos cri­ar uma nova gov­er­nança glob­al, capaz de enfrentar os desafios do nos­so tem­po”, ressaltou o pres­i­dente.

“Cuidar tam­bém da saúde do plan­e­ta é nos­sa pri­or­i­dade. O imper­a­ti­vo de pro­te­ger as duas maiores flo­restas trop­i­cais do mun­do, a Amazôni­ca e a do Con­go, nos tor­na pro­tag­o­nistas na agen­da climáti­ca. Os instru­men­tos inter­na­cionais hoje exis­tentes são insu­fi­cientes para rec­om­pen­sar de for­ma efi­caz a pro­teção das flo­restas, sua bio­di­ver­si­dade e os povos que vivem, cuidam e depen­dem dess­es bio­mas.”

Lula cele­brou a pre­sença da União Africana como mem­bro pleno do G20, mas defend­eu a inclusão de mais país­es do con­ti­nente como mem­bros plenos. Ele expres­sou o com­pro­mis­so do Brasil em colab­o­rar com a África no desen­volvi­men­to de pro­gra­mas edu­ca­cionais, saúde, meio ambi­ente e ciên­cia e tec­nolo­gia. Além dis­so, anun­ciou planos para ampli­ar o inter­câm­bio de estu­dantes africanos nas insti­tu­ições de ensi­no supe­ri­or brasileiras e for­t­ale­cer a coop­er­ação em áreas como pesquisa agrí­co­la e saúde.

“Com seus 1 bil­hão e 500 mil­hões de habi­tantes, e seu imen­so e rico ter­ritório, a África tem enormes pos­si­bil­i­dades para o futuro. O Brasil quer crescer jun­to com a África, mas sem ditar cam­in­hos a ninguém.”

Em relação às crises inter­na­cionais, o pres­i­dente voltou a defend­er uma solução duradoura para o con­fli­to Israel-Palesti­na, com o avanço na cri­ação de um Esta­do palesti­no recon­heci­do pelas Nações Unidas, e desta­cou a neces­si­dade de refor­mas na ONU para garan­tir uma rep­re­sen­tação mais equi­tati­va, incluin­do país­es da África e Améri­ca Lati­na no Con­sel­ho de Segu­rança.

“Ser human­ista hoje impli­ca con­denar os ataques per­pe­tra­dos pelo Hamas con­tra civis israe­lens­es, e deman­dar a lib­er­ação ime­di­a­ta de todos os reféns. Ser human­ista impõe igual­mente o rechaço à respos­ta despro­por­cional de Israel, que viti­mou quase 30 mil palesti­nos em Gaza – em sua ampla maio­r­ia mul­heres e cri­anças – e provo­cou o deslo­ca­men­to força­do de mais de 80% da pop­u­lação”, desta­cou Lula.

“A solução para essa crise só será duradoura se avançar­mos rap­i­da­mente na cri­ação de um Esta­do palesti­no. Um Esta­do palesti­no que seja recon­heci­do como mem­bro pleno das Nações Unidas.”

 

Edição: Juliana Cézar Nunes

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler é nomeado cardeal

Papa Francisco indicou neste sábado mais 21 cardeais Agên­cia Brasil* Pub­li­ca­do em 07/12/2024 — 14:10 …