...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Noticias / Lula sobrevoa áreas atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul

Lula sobrevoa áreas atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul

Repro­dução: © Ricar­do Stuck­ert / PR

Comitiva acompanhará operações de socorro a vítimas de enchente


Publicado em 05/05/2024 — 12:17 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil — Brasília

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e os pres­i­dentes da Câmara dos Dep­uta­dos, Arthur Lira; do Sena­do, Rodri­go Pacheco; e do Tri­bunal de Con­tas da União (TCU), Bruno Dan­tas, desem­bar­caram na Base Aérea de Canoas (RS) neste domin­go (5). Eles acom­pan­harão as oper­ações de res­gate e de assistên­cia às víti­mas da enchente no Rio Grande do Sul.

O gov­er­nador do esta­do, Eduar­do Leite, rece­beu a comi­ti­va, tam­bém com­pos­ta por 13 min­istros, pelo coman­dante do Exérci­to, gen­er­al Tomás Pai­va; pelo min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al Edson Fachin; e pela primeira-dama Jan­ja Lula da Sil­va.

“Cheg­amos no Rio Grande do Sul para for­t­ale­cer o tra­bal­ho de apoio ao povo gaú­cho que vem sendo feito pelo gov­er­no fed­er­al, estad­ual e pelas prefeituras”, pos­tou Lula nas redes soci­ais, acom­pan­hado de vídeo em que con­ver­sa com o gov­er­nador após descer do avião.

Os min­istros que desem­bar­caram com Lula são os seguintes: Rui Cos­ta (Casa Civ­il), José Mucio (Defe­sa), Fer­nan­do Had­dad (Fazen­da), Renan Fil­ho (Trans­portes), Sil­vio Cos­ta Fil­ho (Por­tos e Aero­por­tos), Cami­lo San­tana (Edu­cação), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Mar­in­ho (Tra­bal­ho e Emprego), Welling­ton Dias (Desen­volvi­men­to Social e Com­bate à Fome), Mari­na Sil­va (Meio Ambi­ente e Mudança do Cli­ma), Jad­er Fil­ho (Cidades), Már­cio Macê­do (Sec­re­taria-Ger­al) e Alexan­dre Padil­ha (Sec­re­taria de Relações Insti­tu­cionais).

Logo após saírem da base aérea, Lula, Lira, Pacheco e Leite, sobrevoaram de helicóptero o cen­tro de Por­to Ale­gre. Em vídeo posta­do nas redes soci­ais de Lula, o gov­er­nador Eduar­do Leite mostra as redondezas do mer­ca­do munic­i­pal da cap­i­tal gaúcha cober­to pela água.

A comi­ti­va se jun­tará aos min­istros Paulo Pimen­ta (Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social) e Waldez Góes (Inte­gração e Desen­volvi­men­to Region­al), que já estão no esta­do e acom­pan­ham de per­to as ações de socor­ro e assistên­cia do gov­er­no fed­er­al à pop­u­lação gaúcha.

Balanço

O Min­istério da Defe­sa atu­al­i­zou o bal­anço das oper­ações de socor­ro e assistên­cia nes­ta man­hã. Segun­do a pas­ta, os mil­itares res­gataram pes­soas iso­ladas em 11 municí­pios: Lajea­do, Encan­ta­do, Taquari, Estrela, Nova San­ta Rita, Mon­tene­gro, Sin­im­bu, Canoas, Ben­to Gonçalves, Cam­po Bom e São Sebastião do Caí.

Em out­ras qua­tro cidades – São Gabriel, Bagé, Ale­grete e Cristal – foram real­izadas oper­ações de apoio à reestru­tu­ração de imóveis destruí­dos e realo­cação de pes­soas desabri­gadas.

Em Can­delária e São Valen­tim do Sul, os mil­itares des­ob­struíram pis­tas. Em Restin­ga Seca, tra­bal­haram no lança­men­to de uma ponte e na resti­tu­ição de aces­sos. Em Por­to Ale­gre e Cachoeira do Sul, apoiaram a orga­ni­za­ção e a dis­tribuição de doações a  desabri­ga­dos.

Segun­do o Min­istério da Defe­sa, foram real­iza­dos 9.749 res­gates nos últi­mos dias, dos quais 402 aére­os, 2.340 flu­vi­ais e 7.007 ter­restres. E 69 pes­soas foram res­gatadas por meio de aeron­aves com equipa­men­tos médi­cos. De acor­do com a pas­ta, 647 mil­itares das Forças Armadas estão envolvi­dos nas oper­ações: 426 do Exérci­to, 155 da Mar­in­ha e 66 da Força Aérea Brasileira (FAB).

A FAB tam­bém divul­gou um bal­anço atu­al­iza­do. Na madru­ga­da deste domin­go, a aeron­ave KC-390 Mil­len­ni­um trans­portou mais de 18 toneladas de mate­ri­ais do Gru­pa­men­to de Apoio Logís­ti­co de Cam­pan­ha (GALC) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) com des­ti­no à Base Aérea de Canoas (RS).

O avião trans­portou ger­adores, ban­heiros quími­cos, bar­ra­cas opera­cionais, colchões, mate­ri­ais de apoio elétri­co e hidráuli­co. Segun­do a FAB, o mate­r­i­al dará suporte à ali­men­tação, alo­ja­men­to, higi­en­iza­ção (ban­ho e san­itários) e manutenção da assistên­cia à pop­u­lação gaúcha.

A aeron­ave tam­bém trans­portou 14 mil­itares do GALC, que mon­tarão a estru­tu­ra em Canoas. A atu­ação desse efe­ti­vo tem a final­i­dade de apoiar logis­ti­ca­mente as oper­ações na calami­dade públi­ca.

Polícia Rodoviária Federal

A Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF) anun­ciou o reforço de 75 agentes nas oper­ações, além dos 99 que estão atuan­do na região atingi­da por fortes tem­po­rais nos últi­mos dias.

Segun­do a cor­po­ração, o efe­ti­vo enfrenta extrema difi­cul­dade de movi­men­tação por causa dos pon­tos blo­quea­d­os em razão das chu­vas dos últi­mos dias. Com 20 viat­uras e três aeron­aves empre­gadas na oper­ação, a PRF fez 150 res­gates ter­restres e res­ga­tou, por meio aéreo, 54 pes­soas e três ani­mais.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …