...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Política / Lula vai à Índia para assumir presidência do G20

Lula vai à Índia para assumir presidência do G20

Repro­dução: © Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil/Arquivo

Cúpula em Nova Déli reunirá maiores economias do mundo


Pub­li­ca­do em 03/09/2023 — 11:06 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va embar­ca, na próx­i­ma quin­ta-feira (7), para Nova Déli, cap­i­tal da Índia, onde par­tic­i­pará da Cúpu­la do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior econo­mia do mun­do e a União Europeia. A comi­ti­va brasileira embar­cará logo após o des­file do Dia da Inde­pendên­cia, na Esplana­da dos Min­istérios. A reunião de líderes ocorre nos dias 9 e 10.

A cúpu­la é pon­to alto das ativi­dades do grupo e mar­cará tam­bém a reta final da presidên­cia rota­ti­va do blo­co, atual­mente com a Índia, e que será assum­i­da pelo gov­er­no brasileiro a par­tir do dia 1º de dezem­bro. Uma série de reuniões e tra­bal­hos prévios e de gru­pos de tra­bal­ho está ocor­ren­do, inclu­sive em escala min­is­te­r­i­al entre os país­es.

A pro­gra­mação ofi­cial pre­vê pelo menos três sessões temáti­cas, que abor­darão tópi­cos como desen­volvi­men­to verde sus­ten­táv­el; meio ambi­ente e cli­ma; tran­sições energéti­cas; e glob­al net zero, que é a ideia de emis­são zero líqui­da de car­bono. Out­ros assun­tos como cresci­men­to inclu­si­vo; cumpri­men­to de metas dos obje­tivos de desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el (ODS); saúde, edu­cação, infraestru­tu­ra, trans­for­mações tec­nológ­i­cas, refor­mas mul­ti­lat­erais e futuro do tra­bal­ho e emprego tam­bém estarão em pau­ta. O even­to tam­bém terá reuniões bilat­erais entre difer­entes líderes.

Presidência

Como em toda cúpu­la do G20, haverá uma cer­imô­nia sim­bóli­ca de trans­fer­ên­cia da presidên­cia rota­ti­va do grupo, que envolve mais dire­ta­mente o primeiro-min­istro da Índia, Naren­dra Modi, e o pres­i­dente Lula. Há pre­visão de pro­nun­ci­a­men­tos do pres­i­dente brasileiro nas duas primeiras sessões e no encer­ra­men­to do encon­tro, quan­do Lula apre­sen­tará as pri­or­i­dades e os desafios da futu­ra presidên­cia brasileira a par­tir de 1º de dezem­bro de 2023.

Ao par­tic­i­par de um even­to no Rio Grande do Norte, nes­ta sex­ta-feira (1º), Lula afir­mou que o com­bate às diver­sas desigual­dades soci­ais deve nortear sua par­tic­i­pação na cúpu­la.

“Eu vou lá para dis­cu­tir com eles uma coisa que me inco­mo­da, eu quero dis­cu­tir a desigual­dade. A desigual­dade de gênero, a desigual­dade racial, a desigual­dade no trata­men­to da saúde, no salário, a desigual­dade de uma pes­soa que come 20 vezes por dia e a out­ra que fica 20 dias sem com­er”, afir­mou.

A presidên­cia rota­ti­va do Brasil no G20 vai até o fim de 2024, quan­do uma nova cúpu­la será real­iza­da no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O encon­tro está pre­vis­to para ocor­rer nos dias 18 e 19 de novem­bro do ano que vem.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília - A Assembleia Nacional Constituinte completa 30 anos de instalação. A assembleia resultou na Constituição de 1988. Na foto, o presidente da assembleia, deputado Ulysses Guimarães, no dia da promulgação do texto na assembleia

Marcada pela participação popular, Constituição completa 35 anos

Carta Magna de 1988 pôs fim a 21 anos de ditadura Pub­li­ca­do em 05/10/2023 — …