...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Justiça / Maioria do STF nega recurso para tirar Moraes do inquérito do golpe

Maioria do STF nega recurso para tirar Moraes do inquérito do golpe

Pedido de afastamento foi impetrado pela defesa de Bolsonaro

Andre Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 06/12/2024 — 15:42
Brasília
Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

A maio­r­ia dos min­istros do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) votou nes­ta sex­ta-feira (6) para rejeitar o recur­so no qual o ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro pre­tende afas­tar o min­istro Alexan­dre de Moraes da rela­to­ria do inquéri­to do golpe.

Prevalece no jul­ga­men­to vir­tu­al o voto do pres­i­dente da Corte, min­istro Luís Rober­to Bar­roso, que foi segui­do pelos min­istros Flávio Dino, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Cris­tiano Zanin e Dias Tof­foli.

Moraes está impe­di­do de votar por ser alvo do pedi­do de afas­ta­men­to. Fal­tam os votos de qua­tro min­istros. A votação ficará aber­ta até sex­ta-feira (13).

A defe­sa do ex-pres­i­dente recor­reu ao plenário da Corte para der­rubar a decisão indi­vid­ual de Bar­roso, que, em fevereiro deste ano, negou pedi­do feito pela defe­sa do ex-pres­i­dente para que Moraes seja impe­di­do de atu­ar no proces­so.

Após a decisão, os advo­ga­dos recor­reram ao plenário para reafir­mar que Alexan­dre de Moraes figu­ra como víti­ma nas inves­ti­gações. Segun­do a defe­sa de Bol­sonaro, pelas regras do Códi­go de Proces­so Penal (CPP), o juiz não pode atu­ar no proces­so em que ele próprio for parte dire­ta­mente inter­es­sa­da. .

De acor­do com o entendi­men­to de Bar­roso, Alexan­dre de Moraes não con­figu­ra como víti­ma nas inves­ti­gações do golpe.

“A sim­ples ale­gação de que o min­istro Alexan­dre de Moraes seria víti­ma dos deli­tos em apu­ração não con­duz ao automáti­co imped­i­men­to de sua excelên­cia para a rela­to­ria da causa, até mes­mo porque os crimes de abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito e de ten­ta­ti­va de golpe de esta­do têm como sujeito pas­si­vo toda a cole­tivi­dade, e não uma víti­ma indi­vid­u­al­iza­da”, jus­ti­fi­cou o pres­i­dente.

No mês pas­sa­do, Bol­sonaro e mais 36 ali­a­dos foram indi­ci­a­dos pela Polí­cia Fed­er­al (PF) pela ten­ta­ti­va de golpe. De acor­do com as inves­ti­gações, Bol­sonaro tin­ha con­hec­i­men­to do plano para matar Alexan­dre de Moraes, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e o vice-pres­i­dente, Ger­al­do Alck­min.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Corregedoria prende PM suspeito de executar delator em aeroporto de SP

Operação cumpre 15 mandados de prisão e sete de busca e apreensão Cami­la Boehm — …