...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Mais 599 estrangeiros são autorizados a deixar Faixa de Gaza

Mais 599 estrangeiros são autorizados a deixar Faixa de Gaza

Repro­dução: © REUTERS/Arafat BarbakhREUTERS/Arafat Bar­bakh

Pela quarta vez, não há brasileiros autorizados a ingressar no Egito


Pub­li­ca­do em 04/11/2023 — 11:59 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Mais 599 estrangeiros foram autor­iza­dos a deixar a Faixa de Gaza, no Ori­ente Médio, e ingres­sar no Egi­to, por ter­ra, neste sába­do (4). O grupo é for­ma­do por 386 cidadãos que pos­suem pas­s­aportes emi­ti­dos pelo gov­er­no dos Esta­dos Unidos; 112 pelo Reino Unido; 51 pela França e 50 pela Ale­man­ha.

Este é o quar­to grupo de estrangeiros ou res­i­dentes com dupla nacional­i­dade que as autori­dades egíp­cias e israe­lens­es, com a anuên­cia do gov­er­no norte-amer­i­cano, autor­izam a ingres­sar em ter­ritório egíp­cio, escapan­do à guer­ra entre Israel e o Hamas, grupo que con­tro­la a Faixa de Gaza – estre­ito pedaço de ter­ra de cer­ca de 41quilômetros de com­pri­men­to por 10 quilômet­ros de largu­ra, ban­ha­da pelo Mar Mediter­râ­neo, e onde vivem cer­ca de 2,2 mil­hões de palesti­nos.

Des­de a últi­ma quar­ta-feira (1º), quan­do cer­ca de 580 pes­soas – entre elas, 81 feri­dos – foram autor­izadas a atrav­es­sar a pas­sagem de Rafah, cer­ca de 2.327 home­ns, mul­heres, cri­anças e idosos de difer­entes nacional­i­dades pud­er­am ingres­sar em ter­ritório egíp­cio. Entre eles, nen­hum é brasileiro.

Trin­ta e qua­tro brasileiros que pedi­ram auxílio ao gov­er­no brasileiro estão abri­ga­dos nas cidades de Khan Younes e Rafah, na Faixa de Gaza, próx­i­mas à fron­teira. Segun­do o Min­istério das Relações Exte­ri­ores, o esque­ma de repa­tri­ação do grupo pre­vê auxílio des­de a saí­da da Faixa de Gaza – com equipes e ônibus de pron­tidão, medica­men­tos e ali­men­tação – até o embar­que no Aero­por­to do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguar­da.

Na quin­ta-feira (2), após a segun­da lista ser divul­ga­da sem con­tem­plar nen­hum brasileiro, a asses­so­ria do Ita­ma­raty reafir­mou a jor­nal­is­tas não haver como pre­v­er em quan­to tem­po os 34 brasileiros serão autor­iza­dos a deixar Gaza, já que os critérios de seleção são apli­ca­dos pelas autori­dades locais. O gov­er­no brasileiro, con­tu­do, segue con­tatan­do lid­er­anças region­ais a fim de ten­tar agilizar a repa­tri­ação dos brasileiros e de seus par­entes de out­ras nacional­i­dades.

Ape­sar dis­so, nes­ta sex­ta-feira (3), o min­istro das Relações Exte­ri­ores, Mau­ro Vieira, afir­mou que os 34 brasileiros devem ser autor­iza­dos a cruzar a fron­teira até a próx­i­ma quar­ta-feira (8).

“Tive uma con­ver­sa tele­fôni­ca — foi a quar­ta que tive com o min­istro das Relações Exte­ri­ores de Israel, Eli Cohen — e ele me deu garan­tias de que até quar­ta-feira todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela pas­sagem de Rafah”, disse Vieira, acres­cen­tan­do não estar descar­ta­da a pos­si­bil­i­dade da lib­er­ação ocor­rer antes.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …