...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Meios de comunicação / Mais de 160 conteúdos da Agência Brasil são licenciados para livros

Mais de 160 conteúdos da Agência Brasil são licenciados para livros

Veículo também oferece banco gratuito com mais de 200 mil fotos

EBC
Pub­li­ca­do em 26/02/2025 — 07:28
Brasília
São Paulo (SP), 02/07/2024 - Criança folheia livro n'A Feira do Livro na Praça Charles Miller, no Pacaembu. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agencia Brasil

Agên­cia Brasil tem sido cada vez mais procu­ra­da para ofer­ta de con­teú­do de cred­i­bil­i­dade para serem uti­liza­dos em livros didáti­cos.

Ao lon­go de 2024, mais de 160 obras edu­ca­cionais incor­po­raram tex­tos e áudios pro­duzi­dos pelo veícu­lo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), reforçan­do o papel do jor­nal­is­mo públi­co na dis­sem­i­nação do con­hec­i­men­to.

“A mis­são insti­tu­cional da EBC é cri­ar a difundir con­teú­dos que con­tribuam para a for­mação críti­ca das pes­soas. Saber que o nos­so tra­bal­ho é lido e estu­da­do nas esco­las é um sinal claro de que esta­mos con­seguin­do cumprir o nos­so obje­ti­vo”, comen­ta a dire­to­ra de Jor­nal­is­mo da EBC, Cid­in­ha Matos.

Os con­teú­dos uti­liza­dos abor­daram temas vari­a­dos, como saúde, cidada­nia, esporte e meio ambi­ente.

Estu­dantes dos mais vari­a­dos níveis de esco­lar­i­dade tiver­am aces­so, com ênfase no ensi­no fun­da­men­talAlgu­mas obras chegaram a ter tiragem de 40 mil exem­plares, além de disponi­bi­liza­ção na inter­net.

Licenciamento

O licen­ci­a­men­to é uma das lin­has de negó­cio da EBC, con­forme pre­visão legal. Essa é a modal­i­dade ado­ta­da para os casos onde o mate­r­i­al será com­er­cial­iza­do.

Para out­ros fins, a exem­p­lo de divul­gação jor­nalís­ti­ca, as ima­gens e tex­tos da Agên­cia Brasil são lib­er­a­dos medi­ante a indi­cação dos crédi­tos de auto­ria.

Con­teú­dos orig­i­na­dos de agên­cias inter­na­cionais, porém, são de repro­dução proibi­da.

Para entrar em con­ta­to com a área de licen­ci­a­men­to da EBC, bas­ta enviar um e‑mail para [email protected]

Banco de imagens gratuito

Agên­cia Brasil tam­bém ofer­ece ao públi­co um exten­so ban­co de ima­gens gra­tu­ito, com mais de 200 mil fotos em alta res­olução sobre vari­a­dos temas.

Chama­do de Foto Agên­cia, o acer­vo tem aces­so ilim­i­ta­do e reúne ima­gens de cober­turas jor­nalís­ti­cas real­izadas des­de 1964.

Dezenas de fotos são inseri­das diari­a­mente e elas podem ser usadas por pes­soas físi­cas ou repro­duzi­das por empre­sas jor­nalís­ti­cas, des­de que o fim do uso dessas ima­gens não seja com­er­cial.

Sobradinho - A Usina Hidrelétrica de Sobradinho tem capacidade total de 1050 megawatts, mas com a falta de água só tem sido possível gerar cerca de 160 megawatts (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Repro­dução:  Usi­na Hidrelétri­ca de Sobrad­in­ho. Imagem licen­ci­a­da em 2024 para livro didáti­co. Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Ima­gens prove­nientes de acor­dos e parce­rias com agên­cia inter­na­cionais têm dire­itos reser­va­dos e são de repro­dução proibi­da.

» O serviço está disponív­el aqui.

Além dele, a Foto Agên­cia con­ta com uma pági­na na fer­ra­men­ta Flickr que tam­bém é atu­al­iza­da diari­a­mente e disponi­bi­liza fotos jor­nalís­ti­cas e artís­ti­cas para uso.

“Com a Agên­cia Brasil e seu serviço de ima­gens, reforçamos o com­pro­mis­so com a democ­ra­ti­za­ção da infor­mação e a facil­i­dade no aces­so a con­teú­dos de qual­i­dade pro­duzi­dos por profis­sion­ais de excelên­cia. É a comu­ni­cação públi­ca chegan­do ain­da mais longe”, afir­ma a dire­to­ra Cid­in­ha Matos.

Imagens Premiadas

As ima­gens real­izadas pelos profis­sion­ais da Agên­cia Brasil são destaque no cenário foto­jor­nalís­ti­co nacional.

» Veja aqui as 100 mel­hores fotos de 2024

Em 2024, por exem­p­lo, os fotó­grafos Paulo Pin­to e Fer­nan­do Frazão vence­r­am a 41ª edição do Prêmio Dire­itos Humanos de Jor­nal­is­mo, orga­ni­za­do pelo Movi­men­to de Justiça e Dire­itos Humanos (MJDH), em parce­ria com Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil — RS (OAB-RS).

Rio de Janeiro (RJ) - 26/12/2023 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 25/07/2024 – Carlos Vitor Guimarães abraça sua família no lado de fora do Presídio Evaristo de Moraes. O jovem negro de 25 anos, morador de São Gonçalo, esteve preso durante um ano e meio ao ser condenado por roubo de carga apenas com reconhecimento por foto, e está absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça após pedido da Defensoria Pública do Estado. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ) — 25/07/2024 — Foto pre­mi­a­da na 41ª edição do Prêmio Dire­itos Humanos de Jor­nal­is­mo. Imagem traz o jovem Car­los Vitor Guimarães abraçan­do sua família no lado de fora do Presí­dio Evaris­to de Moraes. Ele ficou pre­so durante um ano e meio injus­ta­mente. Foi acu­sa­do de roubo de car­ga ape­nas por recon­hec­i­men­to com foto e, depois, absolvi­do pelo STJ. Foto: Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Paulo Pin­to tam­bém entrou para a lista dos jor­nal­is­tas mais pre­mi­a­dos de 2024, de acor­do com rank­ing elab­o­ra­do e divul­ga­do pelo por­tal Jor­nal­is­tas & Cia.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …