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Mais de 488 mil aposentados foram aos Correios contestar descontos

Total de contestações passa de 3 milhões em todo o país

Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 13/06/2025 — 16:30
São Paulo
Brasília (DF), 30/05/2025. - Dona Irene Barbosa em uma agência dos correios. A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: © Anto­nio Cruz/Agência Brasil

Em duas sem­anas de atendi­men­to, mais de 488 mil aposen­ta­dos e pen­sion­istas estiver­am pres­en­cial­mente em uma agên­cia dos Cor­reios do país para con­tes­tar descon­tos irreg­u­lares em seus bene­fí­cios. A opção de atendi­men­to pres­en­cial para tratar dos descon­tos não autor­iza­dos está disponív­el des­de o dia 30 de maio.   

O serviço foi pen­sa­do para aten­der prin­ci­pal­mente as pes­soas que têm difi­cul­dade em aces­sar o celu­lar, o com­puta­dor e a inter­net para resolver esse prob­le­ma por meio do aplica­ti­vo Meu INSS e da Cen­tral 135.

“É um número bem sig­ni­fica­ti­vo porque, em ape­nas duas sem­anas fun­cio­nan­do, a gente já tem mais de 10% do total de requer­i­men­tos via Cor­reios. É um atendi­men­to human­iza­do, olho no olho, pres­en­cial, um atendi­men­to em que a pes­soa se sente segu­ra”, disse o pres­i­dente do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS), Gilber­to Waller.

Nes­ta sex­ta-feira (13), ele vis­i­tou a agên­cia cen­tral dos Cor­reios em São Paulo.

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Maria Alves de Oliveira, 83 anos, aposen­ta­da há mais de 30 anos, foi aos Cor­reios para bus­car esclarec­i­men­tos já que ela não tem aces­so à inter­net. “Só ten­ho tele­fone fixo”, con­tou.

“Eu vim aqui só para ver se teve descon­to. Não perce­bi [descon­to na aposen­ta­do­ria], mas para des­en­car­go de con­sciên­cia, eu vim pegar pãoz­in­ho [em uma igre­ja próx­i­ma] por causa do dia de San­to Antônio e aproveit­ei para pas­sar nos Cor­reios. Mas isso tudo é muito desumano. Esse país está podre. O ladrão rouban­do da gente que gan­ha ape­nas um salário mín­i­mo. Isso é duro”, reclam­ou.

A par­tir da próx­i­ma segun­da-feira (16), os aposen­ta­dos e pen­sion­istas que tiver­am descon­tos inde­v­i­dos em seus bene­fí­cios e que já procu­raram os canais de atendi­men­to há mais de 15 dias úteis para con­tes­tar ess­es val­ores poderão retornar às agên­cias do Cor­reios para con­sul­tar a respos­ta das enti­dades sobre os seus descon­tos.

Contestações

Até este momen­to, foram feitas mais de 3,1 mil­hões de con­tes­tações, ou seja, mais de 3 mil­hões de pes­soas ale­garam não ter autor­iza­do os descon­tos em seus bene­fí­cios para asso­ci­ações. 

“Esse é um mar­co muito próx­i­mo daque­le pro­je­ta­do pela CGU [Con­tro­lado­ria-Ger­al da União] e pela Polí­cia Fed­er­al de 4,1 mil­hões de pes­soas”, afir­mou Waller.

Esse total inclui todas as con­tes­tações, inclu­sive as real­izadas pela inter­net. Segun­do o pres­i­dente do INSS, desse total, 512 mil foram respon­di­das pelas insti­tu­ições, que apre­sen­taram doc­u­men­tos com­pro­van­do que os descon­tos foram autor­iza­dos e que não hou­ve fraude.

As enti­dades alegam que 100 mil con­tes­tações já foram respon­di­das por via judi­cial. Os demais casos ain­da estão sendo apu­ra­dos ou esper­am respos­ta das asso­ci­ações.

“Hoje temos 512 mil con­tes­tações das insti­tu­ições em que elas infor­maram que hou­ve o vín­cu­lo, que teve o descon­to e autor­iza­ção para isso. Isso é jun­ta­do den­tro do sis­tema. Para quem uti­liza o aplica­ti­vo Meu INSS, essa respos­ta já está disponív­el para faz­er a con­sul­ta pelo aplica­ti­vo, em que você con­segue ver­i­ficar se aque­le doc­u­men­to foi feito por você mes­mo, se você assi­nou [a autor­iza­ção para o descon­to]”, expli­cou o pres­i­dente do órgão.

Ain­da não é pos­sív­el pre­v­er, com exatidão, o taman­ho da fraude. Mas, segun­do o pres­i­dente do INSS, se todas as 3,1 mil­hões de con­tes­tações feitas até ago­ra pelos segu­ra­dos forem proce­dentes, o dano deve ficar na casa de R$ 1,8 bil­hão, sem cor­reção. 

“Se for cor­rigi­do, daria R$ 2,12 bil­hões, mais ou menos. Esse é um val­or bem impor­tante para a gente porque, quan­do se levan­tou a fraude, pen­sa­va-se em um pre­juí­zo na mon­ta de R$ 6,7 bil­hões ou até R$ 9 bil­hões”, disse.

“Ver­i­fi­camos que grande parte das fraudes são de insti­tu­ições que foram cri­adas como fan­tas­ma nos anos de 2020 ou 2021 e elas tiver­am dois anos de descon­to efe­ti­vo e não os cin­co anos [que se esper­a­va]. E o val­or [de descon­to] era muito menor, um val­or abaixo da média, porque a média é de R$ 48 [de descon­to por ben­efi­ciário], mas eles cobravam um val­or abaixo dis­so, talvez até para não chamar mui­ta atenção do nos­so ben­efi­ciário. Isso gera um val­or aquém daqui­lo que se esper­a­va no iní­cio”, expli­cou.

Waller não deu esti­ma­ti­va de pra­zos ou de quan­do os ben­efi­ciários serão ressar­ci­dos, mas afir­mou que o gov­er­no quer faz­er isso o mais breve pos­sív­el, uti­lizan­do-se do blo­queio de bens dos frau­dadores. 

“Des­de o iní­cio, a ideia é que esse din­heiro saia do bol­so de quem roubou, de quem frau­dou, de quem lesou os nos­sos aposen­ta­dos e pen­sion­istas. Ingres­samos rápi­do com o proces­so de respon­s­abi­liza­ção de pes­soa jurídi­ca e con­seguimos o blo­queio de R$ 2,8 bil­hões para asse­gu­rar o ressarci­men­to”, falou.

Atendimentos

Aque­les que já fiz­er­am atendi­men­to pelo aplica­ti­vo Meu INSS, pelo site do INSS ou pela Cen­tral 135 não pre­cisam procu­rar os Cor­reios para solu­cionar o prob­le­ma.

No esta­do de São Paulo, 634 agên­cias dos Cor­reios estão habil­i­tadas para acol­her os ben­efi­ciários. No país são mais de 5 mil agên­cias em fun­ciona­men­to para aten­der os aposen­ta­dos e pen­sion­istas.

A fraude foi descober­ta em abril deste ano, durante a Oper­ação Sem Descon­to, deflagra­da pela Polí­cia Fed­er­al. Segun­do a PF, o esque­ma envolvia asso­ci­ações e sindi­catos que apli­cavam descon­tos inde­v­i­dos nos bene­fí­cios de aposen­ta­dos e pen­sion­istas.

Cifras ini­ci­ais apre­sen­tadas pela PF esti­mavam que R$ 6,3 bil­hões de descon­tos asso­cia­tivos foram real­iza­dos entre 2019 e 2024.

Tira-dúvidas nos Correios

Quem for aos Cor­reios poderá desco­brir se hou­ve algum descon­to inde­v­i­do em seu bene­fí­cio e con­tes­tar ess­es descon­tos não autor­iza­dos. O cidadão tam­bém poderá acom­pan­har o resul­ta­do da con­tes­tação após o pra­zo de 15 dias úteis.

Esse foi o caso do aposen­ta­do Luiz Alber­to Ribeiro de Sena, 70 anos, que hoje esteve na agên­cia dos Cor­reios no cen­tro da cap­i­tal paulista.

“Vim aqui para saber se hou­ve descon­to na min­ha aposen­ta­do­ria. E ela [a aten­dente dos Cor­reios] me falou que tem o descon­to de uma asso­ci­ação. Não autor­izei nen­hum descon­to”, disse ele, que con­tou se sen­tir lesa­do e espera que “haja Justiça e que o din­heiro seja devolvi­do”.

“Isso aí é um roubo. Pre­tendo rece­ber meu din­heiro de vol­ta, seja lá quan­to for”, reforçou Sena, que chegou à agên­cia com uma ben­gala, resul­ta­do de um AVC.

Quem tam­bém esteve na mes­ma agên­cia hoje bus­can­do infor­mações foi o aposen­ta­do Edson Con­ceição San­tos, 74 anos, que teve a opor­tu­nidade de con­ver­sar pes­soal­mente com o pres­i­dente do INSS. No caso dele, no entan­to, não foram iden­ti­fi­ca­dos quais­quer descon­tos.

“Estou alivi­a­do. O lema de todo aposen­ta­do hoje é se sen­tir alivi­a­do”, disse. “Con­ver­sei com o pres­i­dente [do INSS] e falei a ele que não ten­ho aplica­ti­vo. Que meu negó­cio é olho no olho para não cair em golpe”.

O atendi­men­to nas agên­cias dos Cor­reios é gra­tu­ito. O segu­ra­do só pre­cisa apre­sen­tar um doc­u­men­to ofi­cial de iden­ti­fi­cação. Caso não pos­sa com­pare­cer, ele pre­cisa nomear um rep­re­sen­tante legal com procu­ração aut­en­ti­ca­da e vál­i­da ape­nas para con­sul­ta.

“Esse atendi­men­to é muito fácil e ágil. Bas­ta o aposen­ta­do ou a aposen­ta­da apre­sen­tar para o aten­dente um doc­u­men­to com foto. Nesse atendi­men­to vai ser iden­ti­fi­ca­do se hou­ve o débito não autor­iza­do ou não. No caso de se con­statar o débito, o aposen­ta­do ou aposen­ta­da, nesse mes­mo momen­to, já pode faz­er a con­tes­tação no próprio atendi­men­to. Isso vai ger­ar um pro­to­co­lo e depois de 15 dias úteis (cer­ca de três sem­anas) ele pode retornar para saber qual é a infor­mação que foi repas­sa­da para o INSS”, expli­cou Viní­cius Moreno, super­in­ten­dente estad­ual dos Cor­reios São Paulo Met­ro­pol­i­tana.

Segun­do Moreno, só na Agên­cia Cen­tral dos Cor­reios na cap­i­tal paulista já foram real­iza­dos quase mil atendi­men­tos. Em todo o esta­do de São Paulo, cer­ca de 50 mil pes­soas bus­caram atendi­men­to nos Cor­reios para obter infor­mações sobre os descon­tos da Pre­v­idên­cia.

Os Cor­reios aler­tam que nen­hum fun­cionário do INSS ou dos Cor­reios está autor­iza­do a ir até a sua casa para ofer­e­cer esse serviço. O atendi­men­to sobre ess­es descon­tos é feito ape­nas por meio do aplica­ti­vo INSS, pelo site do INSS, pela Cen­tral 135 ou pres­en­cial­mente, em uma agên­cia dos Cor­reios.

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