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Mais de 50% das crianças do 2º ano do fundamental não conseguem ler

Repro­dução: © Lúcio Bernar­do Jr./Agência Brasil

Para Unicef, situação se agravou durante a pandemia de covid-19


Pub­li­ca­do em 30/01/2024 — 10:24 Por Fabi­ana Sam­paio — Repórter da Radio Nacional — Rio de Janeiro

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Mais da metade das cri­anças do segun­do ano do Ensi­no Fun­da­men­tal da rede públi­ca não apren­der­am a ler e escr­ev­er no Brasil. A infor­mação é do Fun­do Inter­na­cional de Emergên­cia das Nações Unidas para a Infân­cia (Unicef), com base nos dados do Sis­tema de Avali­ação da Edu­cação Bási­ca (Saeb) de 2021.

Segun­do o Unicef, os resul­ta­dos indicam que 56% dessas cri­anças não foram alfa­bet­i­zadas na faixa etária esper­a­da e elas se somam a out­ros mil­hares de meni­nas e meni­nos no Brasil que estão na esco­la sem saber ler e escr­ev­er.

A situ­ação já era pre­ocu­pante antes da pan­demia da covid 19, quan­do o país reg­is­tra­va quase 40% de cri­anças não alfa­bet­i­zadas no segun­do ano do ensi­no fun­da­men­tal, e se agravou ao lon­go da emergên­cia mundi­al.

A ofi­cial de Edu­cação do Unicef, Júlia Ribeiro, afir­ma que a pan­demia teve um grande impacto ness­es resul­ta­dos com a redução dos dias letivos, difi­cul­dade de aces­so aos mate­ri­ais edu­ca­cionais e a fal­ta de um profis­sion­al ori­en­tan­do os alunos de for­ma próx­i­ma.

Segun­do a espe­cial­ista, a alfa­bet­i­za­ção é uma eta­pa fun­da­men­tal da tra­jetória esco­lar de cri­anças e ado­les­centes e a per­da desse momen­to pode reper­cu­tir não só no seu desem­pen­ho acadêmi­co, mas em toda a sua vida.

Júlia avalia que o Com­pro­mis­so Nacional Cri­ança Alfa­bet­i­za­da — lança­do em 2023 pelo Min­istério da Edu­cação — está alin­hado às prin­ci­pais estraté­gias para enfrentar o prob­le­ma.

O pro­gra­ma — real­iza­do em parce­ria com esta­dos e municí­pios — pre­vê medi­das para asse­gu­rar que 100% das cri­anças brasileiras este­jam alfa­bet­i­zadas ao final do segun­do ano do Ensi­no Fun­da­men­tal, além da recom­posição das apren­diza­gens das cri­anças do 3º, 4º e 5º ano que foram afe­tadas pela pan­demia.

Acompanhamento

A ofi­cial de Edu­cação do Unicef reforça, no entan­to, que é pre­ciso acom­pan­hamen­to e mon­i­tora­men­to con­stante da ini­cia­ti­va para que ela seja imple­men­ta­da cor­re­ta­mente e alcance os resul­ta­dos esper­a­dos.

O Min­istério da Edu­cação infor­mou, em nota, que 100% dos esta­dos aderi­ram ao Com­pro­mis­so Nacional Cri­ança Alfa­bet­i­za­da e quase a total­i­dade dos municí­pios do país. Ain­da de acor­do com o MEC, mais de R$ 620 mil­hões de inves­ti­men­tos do pro­gra­ma foram exe­cu­ta­dos no ano pas­sa­do.

Entre os pro­je­tos, estão a des­ig­nação de mais de seis mil artic­u­ladores, com poten­cial de ben­e­fi­ciar mais de 15 mil­hões de cri­anças des­de a edu­cação infan­til, e a insta­lação de Can­tinho de Leitu­ra nas esco­las com tur­ma de edu­cação infan­til.

A ini­cia­ti­va tam­bém for­mal­i­zou jun­to a cin­co uni­ver­si­dades — uma em cada região do país — parce­ria de ofer­ta de for­mação con­tin­u­a­da do Pro­gra­ma de For­mação Leitu­ra e Escri­ta na Edu­cação Infan­til para a eta­pa da pré-esco­la.

Edição: Kle­ber Sam­paio

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