...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Educação / Mais de 80% dos alunos de licenciatura estão em cursos a distância

Mais de 80% dos alunos de licenciatura estão em cursos a distância

Repro­dução: © Lúcio Bernar­do Jr. / Agên­cia Brasil­ia

Dado é do Censo da Educação Superior 2022 divulgado pelo MEC


Pub­li­ca­do em 10/10/2023 — 18:26 Por Sab­ri­na Craide – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Dos 789,1 mil alunos ingres­santes em cur­sos de licen­ciatu­ra em 2022, 81% foram na modal­i­dade de ensi­no a dis­tân­cia. Nas insti­tu­ições pri­vadas, 93,7% dos alunos de licen­ciatu­ra que ingres­saram foram nes­sa modal­i­dade. Os dados fazem parte do Cen­so da Edu­cação Supe­ri­or 2022, divul­ga­do nes­ta terça-feira (10) pelo Min­istério da Edu­cação e pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

Para o min­istro da Edu­cação, Cami­lo San­tana, é pre­ciso atenção com a qual­i­dade dos cur­sos de licen­ciatu­ra na modal­i­dade a dis­tân­cia. “Para nós, a for­mação do pro­fes­sor é fun­da­men­tal para garan­tir a qual­i­dade da apren­diza­gem das cri­anças e jovens da edu­cação bási­ca”, disse, lem­bran­do que no últi­mo Exame Nacional de Desem­pen­ho dos Estu­dantes (Enade) as notas dos alunos dos cur­sos de licen­ciatu­ra foram baixas.

Segun­do San­tana, o Min­istério da Edu­cação está estu­dan­do a adoção de uma reser­va de 40% das vagas remanes­centes do Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies) para alunos de licen­ciatu­ra, além de condições difer­en­ci­adas de paga­men­to do finan­cia­men­to para quem ingres­sar ness­es cur­sos, espe­cial­mente em áreas como Por­tuguês, Matemáti­ca e Físi­ca. “Pre­cisamos estim­u­lar nas áreas especí­fi­cas, onde esta­mos pre­cisan­do de pro­fes­sor”, disse San­tana.

O Cen­so tam­bém mostrou que, nos últi­mos qua­tro anos, o número total de vagas ofer­e­ci­das em cur­sos pres­en­ci­ais caiu 11% e as vagas em cur­sos a dis­tân­cia aumen­taram 139,5%. O número de cur­sos ofer­e­ci­dos a dis­tân­cia cresceu 189,1% no perío­do. Dos 4,75 mil­hões de estu­dantes que ingres­saram em cur­sos de grad­u­ação no Brasil em 2022, 3,1 mil­hões foram na modal­i­dade EaD e out­ros 1,6 mil­hão na modal­i­dade pres­en­cial.

“Isso exige sinal amare­lo ou ver­mel­ho ace­so para que pos­samos tomar medi­das impor­tantes diante desse cenário,” disse o min­istro. Segun­do ele, o MEC irá reavaliar todo o mar­co reg­u­latório do ensi­no a dis­tân­cia no Brasil e fazen­do uma avali­ação de 16 cur­sos para ver­i­ficar a via­bil­i­dade de serem ofer­e­ci­dos na modal­i­dade a dis­tân­cia. “A nos­sa pre­ocu­pação não é o fato de ter um cur­so a dis­tân­cia, mas garan­tir a qual­i­dade nesse cur­so que é ofer­e­ci­do. E é impos­sív­el deter­mi­na­dos cur­sos serem ofer­e­ci­dos na modal­i­dade a dis­tân­cia,” disse.

Brasília (DF), 10/10/2023, O presidente do CNE, Luiz Curi, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e o professor Carlos Moreno, durante apresentação dos resultados do Censo da Educação Superior 2022. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: Brasília (DF), 10/10/2023, O pres­i­dente do CNE, Luiz Curi, o Min­istro de Esta­do da Edu­cação, Cami­lo San­tana, o pres­i­dente do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), e o pro­fes­sor Car­los Moreno, durante apre­sen­tação dos resul­ta­dos do Cen­so da Edu­cação Supe­ri­or 2022. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Instituições

O Brasil reg­istrou 2.595 insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or, em 2022, sendo 1.449 insti­tu­ições pri­vadas com fins lucra­tivos, 834 pri­vadas sem fins lucra­tivos, 133 estad­u­ais, 120 fed­erais e 59 munic­i­pais. O número é um pouco maior que o de 2021, quan­do foram cadastradas 2.574 insti­tu­ições.

Segun­do o Cen­so, 41% das insti­tu­ições pos­suem até 300 alunos e detém ape­nas 1% das matrícu­las de grad­u­ação. A rede pri­va­da con­ta com mais de 7,3 mil­hões de alunos, o que garante uma par­tic­i­pação de 78% do sis­tema de edu­cação supe­ri­or.

Censo

Real­iza­do anual­mente pelo Inep em parce­ria com as insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or que ofer­e­cem cur­so de grad­u­ação no Brasil, o Cen­so da Edu­cação Supe­ri­or é o instru­men­to de pesquisa mais com­ple­to do país sobre as insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or que ofer­tam cur­sos de grad­u­ação e sequen­ci­ais de for­mação especí­fi­ca, bem como sobre seus alunos e docentes.

Todas as insti­tu­ições de ensi­no devem respon­der ao Cen­so, sob risco de serem impe­di­das de aderir a ini­cia­ti­vas do Poder Públi­co. A insti­tu­ição que não preenche o Cen­so fica impos­si­bil­i­ta­da de par­tic­i­par do Sis­tema Nacional de Avali­ação da Edu­cação Supe­ri­or (Sinaes), de aderir ao Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies) e ao Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni) e de par­tic­i­par dos pro­gra­mas de bol­sas da Coor­de­nação de Aper­feiçoa­men­to de Pes­soal de Nív­el Supe­ri­or (Capes) no ano seguinte.

O obje­ti­vo da pesquisa estatís­ti­ca é ofer­e­cer infor­mações detal­hadas sobre a situ­ação e as tendên­cias da edu­cação supe­ri­or brasileira, assim como guiar as políti­cas públi­cas do setor.  Tam­bém con­tribui para o cál­cu­lo de indi­cadores de qual­i­dade, como o Con­ceito Pre­lim­i­nar de Cur­so (CPC) e o Índice Ger­al de Cur­sos Avali­a­dos da Insti­tu­ição (IGC). A atu­ação do Inep se con­cen­tra na apu­ração, na pro­dução e no trata­men­to das estatís­ti­cas.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …