...
domingo ,16 fevereiro 2025
Home / Saúde / Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

No Dia do Médico, ministério destaca avanço do Mais Médicos pelo país

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/10/2024 — 08:48
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 17/08/2023 - A médica Ana Caroline Feitosa, que participa do 28° ciclo do Programa Mais Médicos. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Nes­ta sex­ta-feira (18), quan­do é cel­e­bra­do o Dia dos Médi­cos, o Min­istério da Saúde desta­ca os números alcança­dos pelo Pro­gra­ma Mais Médi­cos, reesta­b­ele­ci­do em 2023. Os dados da Sec­re­taria de Atenção Primária à Saúde (Saps) indicam que o pro­gra­ma alcança atual­mente 80% dos 3,9 mil municí­pios com pop­u­lação entre 700 e 52 mil habi­tantes, com esti­ma­ti­va de cober­tu­ra pop­u­la­cional de 26,9 mil­hões de pes­soas. O número rep­re­sen­ta 40,9% da pop­u­lação dess­es municí­pios.

 “É uma grande con­quista ver o cresci­men­to desse pro­gra­ma essen­cial para o SUS chegar a todo o país. O Mais Médi­cos é uma real­i­dade e faz a difer­ença. Quan­do assum­i­mos o gov­er­no, havia 13 mil profis­sion­ais. Até o final da gestão, alcançare­mos a meta dos 28 mil”, diz a min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade.

Os municí­pios de maior vul­ner­a­bil­i­dade social tam­bém tiver­am avanços na cober­tu­ra do pro­gra­ma: 60% dos médi­cos estão nes­sas regiões. Na Amazô­nia Legal, nove municí­pios de alta vul­ner­a­bil­i­dade pas­saram a ter médi­cos: Amapá do Maran­hão, no Maran­hão; Anori, Nhamun­da, Quati­c­u­ru e San­ta Isabel do Rio Negro, no Ama­zonas; Cal­coene, no Amapá; Lizar­da,    e Paranã, no Tocan­tins; e San­ta Luiza do Pará, no Pará.

Tam­bém foi reg­istra­do cresci­men­to do Mais Médi­cos na assistên­cia à saúde indí­ge­na. Em dezem­bro de 2022, eram 224. Em setem­bro deste ano, esse número saltou para 570 profis­sion­ais ativos.

Des­de o ano pas­sa­do, os profis­sion­ais da área podem faz­er espe­cial­iza­ção e mestra­do por meio da Estraté­gia Nacional de For­mação de Espe­cial­is­tas para a Saúde, que inte­gra os pro­gra­mas de for­mação, provi­men­to e edu­cação pelo tra­bal­ho no âmbito do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

Uma novi­dade pre­sente no 38º edi­tal do pro­gra­ma foi a ofer­ta de vagas afir­ma­ti­vas, no regime de cotas, para pes­soas com defi­ciên­cia e gru­pos étni­co-raci­ais, como negros, quilom­bo­las e indí­ge­nas.

Na últi­ma sem­ana, o Min­istério da Saúde pro­moveu, em parce­ria com o Min­istério da Edu­cação, o 3° Módu­lo de Acol­hi­men­to e Avali­ação de 2024 do Pro­gra­ma Mais Médi­cos. Par­tic­i­param 364 médi­cos inter­cam­bis­tas, todos brasileiros for­ma­dos no exte­ri­or. Trin­ta dess­es profis­sion­ais atu­arão na Saúde Indí­ge­na, dez no Con­sultório na Rua e 15 na Saúde Pri­sion­al.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Anvisa interdita oito clínicas de estética em três estados e no DF

Fiscalização encontrou diversas irregularidades nos locais Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 15/02/2025 — 18:38 Brasília Ver­são …