...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Noticias do Mundo / Mais um grupo de repatriados de Gaza chega ao Brasil

Mais um grupo de repatriados de Gaza chega ao Brasil

Repro­du­ção: © Anto­nio Cruz/Agência Bra­sil

Avião da FAB pousou em Brasília às 3h47 com 48 pessoas a bordo


Publi­ca­do em 11/12/2023 — 06:19 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Mais um gru­po de bra­si­lei­ros repa­tri­a­dos da Fai­xa de Gaza che­gou ao Bra­sil na madru­ga­da des­ta segun­da-fei­ra (11). A aero­na­ve KC-30, da For­ça Aérea Bra­si­lei­ra (FAB), deco­lou do Cai­ro, capi­tal do Egi­to, às 19h03 (hora local) de domin­go (10) e pou­sou às 3h47 na Base Aérea de Bra­sí­lia, onde o gru­po foi rece­bi­do por auto­ri­da­des bra­si­lei­ras. Foram cer­ca de 15 horas de voo.

O gru­po é for­ma­do por 48 pes­so­as, sen­do 11 com dupla cida­da­nia (Bra­sil-Pales­ti­na) e 37 pales­ti­nos, paren­tes de cida­dãos bra­si­lei­ros. São 27 cri­an­ças e ado­les­cen­tes, 17 mulhe­res, incluin­do duas ido­sas, e qua­tro homens adul­tos. Uma jovem de 22 anos que já esta­va no Egi­to se jun­tou aos res­ga­ta­dos de Gaza e embar­cou nes­te mes­mo voo. Ela é filha de uma das inte­gran­tes do gru­po de repa­tri­a­dos em Gaza.

No últi­mo sába­do (9), eles rece­be­ram auto­ri­za­ção para cru­zar a fron­tei­ra de Rafah, no sul de Gaza, em dire­ção ao Egi­to, de onde segui­ram de ôni­bus até o Cai­ro. Na capi­tal egíp­cia, foram rece­bi­dos por diplo­ma­tas bra­si­lei­ros na capi­tal do país e embar­ca­ram para o Bra­sil.

Segun­do o Ita­ma­raty, da lis­ta de 102 pes­so­as envi­a­da pelo Bra­sil às auto­ri­da­des isra­e­len­ses, 24 não tive­ram auto­ri­za­ção para cru­zar a fron­tei­ra, incluin­do sete pla­es­ti­no-bra­si­lei­ros. A mai­o­ria dos bar­ra­dos é de homens. O gover­no bra­si­lei­ro não sou­be infor­mar o moti­vo de eles terem sido impe­di­dos, por Isra­el, de atra­ves­sar a fron­tei­ra. No momen­to, segun­do o Palá­cio do Pla­nal­to, não há pre­vi­são de novo voo de repa­tri­a­ção.

“Em um pri­mei­ro momen­to, eles fica­rão de dois a três dias em Bra­sí­lia. A pri­mei­ra eta­pa é do apoio psi­co­ló­gi­co, de imu­ni­za­ção, de esta­be­le­cer con­ta­to com fami­li­a­res e paren­tes e a ques­tão da docu­men­ta­ção. Alguns vão para as casas de fami­li­a­res e ami­gos. Os que esti­ve­rem sem refe­rên­cia serão abri­ga­dos no Sis­te­ma de Assis­tên­cia Soci­al em ins­ti­tui­ções em que tenham todo o apoio de aco­lhi­men­to e ali­men­ta­ção. Um supor­te para recons­ti­tuí­rem a tra­je­tó­ria, já que vêm de situ­a­ção bas­tan­te com­ple­xa”, afir­mou o secre­tá­rio naci­o­nal de Assis­tên­cia Soci­al do Minis­té­rio do Desen­vol­vi­men­to e Assis­tên­cia Soci­al, Famí­lia e Com­ba­te à Fome (MDS), André Quin­tão.

Uma das repa­tri­a­das que desem­bar­cou em Bra­sí­lia é Yas­me­en Rabee, irmã de Hasan Rabee, que veio antes com a espo­sa e os filhos em outro voo que trou­xe bra­si­lei­ros de Gaza.

Brasília (DF) 11/12/2023 – Yasmeen Rabee conversa com jornalistas após pouso do avião KC-30 . A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Repro­du­ção: Bra­sí­lia – Yas­me­en Rabee con­ver­sa com jor­na­lis­tas após pou­so do avião KC‑3 — Foto Anto­nio Cruz/Agência Bra­sil

“Bom­bar­de­a­ram nos­sa casa, fica­mos sem comi­da e sem um lugar fixo para morar”, dis­se Yas­menn, que veio ago­ra com a mãe. Per­gun­ta­da sobre a situ­a­ção em Gaza, a prin­ci­pal zona de ata­ques, ela se emo­ci­o­nou. “A situ­a­ção é ter­rí­vel, você dor­me sem saber se vai acor­dar. Per­di mui­tos ami­gos, minha tia e os filhos dela”, rela­tou.

No dia 13 de novem­bro, após dias de ten­são e nego­ci­a­ção, os pri­mei­ros 32 bra­si­lei­ros res­ga­ta­dos de Gaza desem­bar­ca­ram no país, oca­sião em que foram rece­bi­dos pelo pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va em Bra­sí­lia.

Voltando em paz

Des­de o iní­cio da guer­ra entre Isra­el e o Hamas, em outu­bro, o gover­no bra­si­lei­ro já reti­rou 1.524 bra­si­lei­ros e pales­ti­no-bra­si­lei­ros da Fai­xa de Gaza e de cida­des isra­e­len­ses, incluin­do 53 ani­mais domés­ti­cos. No total, a FAB já rea­li­zou 11 voos de repa­tri­a­ção por meio da Ope­ra­ção Vol­tan­do em Paz.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Venezuela e Guiana se comprometem a não usar força

Repro­du­ção: © REUTERS/MIRAFLORES PALACE Os dois países assinam declaração conjunta Publi­ca­do em 15/12/2023 — 09:21 …