...
quinta-feira ,19 setembro 2024
Home / Noticias / Manaus sedia primeira edição da Glocal Amazônia

Manaus sedia primeira edição da Glocal Amazônia

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Este um dos grandes eventos de sustentabilidade no país


Pub­li­ca­do em 26/08/2023 — 08:03 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A cidade de Man­aus recebe, a par­tir deste sába­do (26), a primeira edição da Glo­cal Amazô­nia. O encon­tro é inspi­ra­do na Glo­cal Rio de Janeiro, real­iza­da em jun­ho do ano pas­sa­do na Mari­na da Glória. e que reuniu 40 mil pes­soas, tor­nan­do-se um dos maiores even­tos de sus­tentabil­i­dade do Brasil.

A Glo­cal Amazô­nia tem entra­da gra­tui­ta para o públi­co. A cer­imô­nia de aber­tu­ra será às 11h, no Juma Ópera, com a pre­sença do gov­er­nador do Ama­zonas, Wil­son Lima, e rep­re­sen­tantes das sec­re­tarias estad­u­ais de gov­er­no. O Hino Nacional será can­ta­do pela can­to­ra indí­ge­na Djue­na Tikua­na. A pro­gra­mação pode ser aces­sa­da aqui.

O dire­tor exec­u­ti­vo da Glo­cal Rio, Rodri­go Bag­gio, exerce a mes­ma função na Glo­cal Amazô­nia. O obje­ti­vo é mobi­lizar as prin­ci­pais lid­er­anças da região para pen­sar ações conc­re­tas de con­strução de agen­das e pactos, visan­do a acel­er­ar os Obje­tivos do Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el (ODS) da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) na região amazôni­ca. “Con­struí­mos a Glo­cal Amazô­nia, com 130 palestrantes, com pro­gra­mações diver­sas”, disse Rodri­go Bag­gio à Agên­cia Brasil. Segun­do ele, o que inter­es­sa à Glo­cal é essa diver­si­dade, com tec­nolo­gia imer­si­va, debates, painéis, pro­gra­mações para as famílias, espaço para as cri­anças, feira da Fun­dação Amazô­nia Sus­ten­táv­el (FAS), apre­sen­tan­do pro­du­tos cri­a­dos por comu­nidades ribeir­in­has e pop­u­lações da flo­res­ta, além de espaço para shows.

24/08/2023, O diretor executivo da Glocal Amazônia, Rodrigo Baggio. Foto: Kadeh Ferreira/ Divulgação
Repro­dução: 24/08/2023, O dire­tor exec­u­ti­vo da Glo­cal Amazô­nia, Rodri­go Bag­gio. Foto: Kadeh Ferreira/ Divul­gação

Ações

No Palá­cio da Justiça, serão real­izadas rodas de con­ver­sas sobre temas como empreende­doris­mo, por exem­p­lo. “Uma agen­da de con­strução de ações que lev­em à influên­cia de políti­cas públi­cas”, desta­cou Rodri­go Bag­gio. No Fórum da Juven­tude da Amazô­nia, jovens da região serão con­vi­da­dos a pen­sar ações que pos­sam pro­duzir uma car­ta de mobi­liza­ção para essa parcela da pop­u­lação. “Temos uma série de ações e even­tos com­ple­mentares que vão traz­er a luz necessária e o dinamis­mo para esse tema tão impor­tante que é a sus­tentabil­i­dade na região da Amazô­nia e a mobi­liza­ção para os grandes temas”.

Bag­gio desta­cou que o encon­tro tra­bal­ha de maneira com­ple­men­tar ao gov­er­no do Pará, a fim de elab­o­rar uma agen­da preparatória para a Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáti­cas (COP 30), que será real­iza­da em Belém em 2025, e tam­bém para a cúpu­la dos chefes de Esta­do dos país­es do G20, pre­vista para novem­bro de 2024 no Rio de Janeiro. “A gente está coor­de­nan­do ações para ger­ar essas mobi­liza­ções”.

O dire­tor exec­u­ti­vo da Glo­cal Amazô­nia afir­mou que o even­to, que se esten­derá até o dia 28, está embasa­do em números da nova ver­são do Índice de Pro­gres­so Social (IPS). “É o indi­cador que mel­hor retra­ta os ODS, foi cri­a­do pelas uni­ver­si­dades de Har­vard e Oxford e é medi­do no Brasil pelo insti­tu­to de pesquisa Ima­zon”. A parce­ria entre a Glo­cal e o Ima­zon iden­ti­fi­cou os cin­co maiores desafios da Amazô­nia, que serão dis­cu­ti­dos durante o even­to. São eles, por ordem de pri­or­i­dade: segu­rança, sanea­men­to, conec­tivi­dade, saúde e edu­cação.

Glocal Experience

A Glo­cal Amazô­nia faz parte da platafor­ma Glo­cal Expe­ri­ence, ini­cia­ti­va do gov­er­no do Ama­zonas, Fun­dação Rede Amazôni­ca e Dream Fac­to­ry, cujo obje­ti­vo é estim­u­lar conexões e definir ações pos­síveis para garan­tia de um futuro pos­sív­el para o plan­e­ta e para a sociedade. O patrocínio é da Águas de Man­aus, com apoio da Ene­va. Os gov­er­nadores do Ama­zonas, Wil­son Lima, e do Pará, Helder Bar­balho, par­tic­i­parão da mesa COP30 e G20: O Brasil no Cen­tro das Dis­cussões Globais”, na segun­da-feira (28).

As Rodas de Soluções, ofic­i­nas, work­shops e o fórum ocor­rerão no Palá­cio da Justiça, enquan­to o Cine Glo­cal Impacto será real­iza­do no Largo de São Sebastião, com shows, exposições e exper­iên­cias region­ais. No Juma Ópera haverá o Pal­co Glo­cal, aber­to ao públi­co que quer se famil­iar­izar com os temas da sus­tentabil­i­dade. O encer­ra­men­to da Glo­cal Exper­iên­cia Amazô­nia será no Teatro Ama­zonas, com grande encon­tro entre os Bois de Par­intins e a Orques­tra Filar­môni­ca do Ama­zonas.

Origem

O nome Glo­cal sig­nifi­ca a junção de inter­ess­es entre o que é glob­al e o que é local. Rodri­go Bag­gio infor­mou que o nome foi inspi­ra­do na Rio 92, que criou esse con­ceito e esti­lo de vida “glo­cal”, “que é pen­sar glob­al e agir local­mente”. Ou seja, inte­grar e coor­denar as ações globais com as locais.

Ele obser­vou que é difí­cil chegar a 2030 com os Obje­tivos do Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el da ONU sob impacto. Por isso, defend­eu a cri­ação de ini­cia­ti­vas que lev­em à mobi­liza­ção ter­ri­to­r­i­al para acel­er­ação dess­es obje­tivos. A Glo­cal é uma platafor­ma que com­bi­na even­tos e ações que con­tribuam para esse fim.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

É mentira que o voto valerá como prova de vida nas Eleições 2024

Repro­dução: tse.jus.br A Justiça Eleitoral esclarece que são falsos informes que vêm circulando de que …