...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Saúde / Marcas de azeite e coco ralado são proibidas pela Anvisa

Marcas de azeite e coco ralado são proibidas pela Anvisa

Resolução foi publicada no Diário Oficial da União

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 25/09/2024 — 18:33
 — Atu­al­iza­da em 25/09/2024 — 19:10
São Paulo
Ver­são em áudio
Brasil se especializa na produção de azeite de oliva extra virgem. Foto: Freepik
Repro­dução: © Freepik

A impor­tação e dis­tribuição de azeites das mar­cas Ser­ra­no e Cordil­heira – extra virgem, com 0,5% de acidez — por empre­sas de pro­cedên­cia descon­heci­da no Brasil levaram a Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) a proibir a ven­da dos dois pro­du­tos no país.

A res­olução nº 3.508, de 20 de setem­bro, foi pub­li­ca­da ontem (24) no Diário Ofi­cial da União, e trouxe tam­bém a sus­pen­são da com­er­cial­iza­ção de um lote de coco ral­a­do da mar­ca Coco & Cia.

A proibição da fab­ri­cação, da pro­pa­gan­da e do uso dos azeites ocor­reu porque os pro­du­tos foram impor­ta­dos por empre­sas sem o Cadas­tro Nacional de Pes­soas Jurídi­cas (CNPJ), por­tan­to, descon­heci­das no país. De acor­do com a Anvisa, a fal­ta de iden­ti­fi­cação não per­mite garan­tir a segu­rança e a qual­i­dade dos pro­du­tos.

A Anvisa tam­bém sus­pendeu a com­er­cial­iza­ção e deter­mi­nou o recol­hi­men­to do lote 030424158 de coco ral­a­do da mar­ca Coco & Cia. Con­forme a agên­cia, foi reg­istra­da no pro­du­to a pre­sença de dióx­i­do de enx­ofre, um con­ser­vante, aci­ma do per­mi­ti­do.

A Coco & Cia, em nota, afir­mou ter sido sur­preen­di­da pela decisão da Anvisa. A fab­ri­cante disse que já havia recol­hi­do o pedi­do por con­ta própria, em 29 de jul­ho, assim que rece­beu o comu­ni­ca­do da agên­cia.

“A incon­formi­dade esta­va pre­sente ape­nas no lote já cita­do, que foi recol­hi­do e não cir­cu­la mais no mer­ca­do. Lamen­ta­mos o ocor­ri­do e não com­preen­demos o porquê da Res­olução – RE Nº 3.508 ter sido divul­ga­da meses após o ocor­ri­do ser resolvi­do”, desta­cou o comu­ni­ca­do da empre­sa.

Agên­cia Brasil não con­seguiu con­ta­to com as mar­cas Ser­ra­no e Cordil­heira, mas man­tém o espaço aber­to para inclusão do posi­ciona­men­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Polícia investiga laboratório por infecções por HIV no Rio

Agentes cumprem quatro mandados de prisão. Um dos sócios foi preso. Vitor Abdala — Repórter …