...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Cultura / Masp inaugura novo prédio nesta sexta-feira, com cinco exposições

Masp inaugura novo prédio nesta sexta-feira, com cinco exposições

Mostra irá apresentar 13 obras do artista francês Renoir

Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 27/03/2025 — 08:12
São Paulo
São Paulo (SP), 26/03/2025 - Mostra de Renoir no edifício Pietro Maria Bardi, prédio anexo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, na Avenida Paulista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

O Museu de Arte de São Paulo (Masp), cartão-postal da Aveni­da Paulista, em São Paulo, ficará ain­da maior a par­tir des­ta sex­ta-feira (28), quan­do o públi­co poderá vis­i­tar seu novo edifí­cio, o Pietro Maria Bar­di.

Local­iza­do ao lado da sua edi­fi­cação mais con­heci­da, chama­da de Lina Bo Bar­di, o novo pré­dio tem 14 andares, o que aju­dou a ampli­ar a área do museu de 10.485 m² para 21.863 m².

Na nova edi­fi­cação, o Masp pas­sa a ter:

  • Cin­co novas gale­rias para exposições
  • Duas áreas multi­u­so
  • Salas de aula
  • Lab­o­ratório de con­ser­vação
  • Área de acol­hi­men­to de públi­co
  • Restau­rante e café
  • Depósi­tos e docas para car­ga e descar­ga de obras de arte.

“Esse novo pré­dio é uma expan­são do Masp, mas tam­bém é um Masp total­mente novo, porque é uma out­ra arquite­tu­ra e com out­ras pro­postas”, expli­cou Regi­na Teix­eira de Bar­ros, coor­de­nado­ra e curado­ra do acer­vo.

Novas exposições

Para a inau­gu­ração do novo pré­dio, o museu decid­iu ofer­e­cer ao públi­co cin­co novas exposições, cada uma delas insta­l­a­da em um difer­ente andar, que colo­cam em evidên­cia o próprio acer­vo do Museu. 

“São exposições que tratam de temas difer­entes: tem vídeo, tem pin­tu­ra, tem escul­tura e todas elas par­tir do nos­so acer­vo. Este é um iní­cio para mar­car, priv­i­le­giar e hon­rar a nos­sa história e o nos­so acer­vo”, disse o dire­tor de exper­iên­cia e comu­ni­cação do museu, Paulo Vicel­li.

Uma delas apre­sen­ta o con­jun­to de obras do acer­vo do museu ded­i­ca­da ao artista francês Pierre-Auguste Renoir (1841–1919). Nes­ta mostra estão sendo apre­sen­tadas 12 pin­turas e uma escul­tura do artista.

“Fazia 23 anos que a gente não con­seguia mostrar todos os 13 Renoir jun­tos. Essa é uma opor­tu­nidade rara de vê-los jun­tos”, ressaltou Vicel­li.

Há tam­bém uma sala ded­i­ca­da a refle­tir sobre o próprio museu. Chama­da de Histórias do Masp, a mostra, real­iza­da no sex­to andar, apre­sen­ta a história do museu e sua importân­cia para a con­sti­tu­ição de um pro­je­to de museu mod­er­no. Em for­ma­to de lin­ha do tem­po, a mostra colo­ca em diál­o­go 74 obras do acer­vo acom­pan­ha­da por toda uma doc­u­men­tação for­ma­da por fotografias, doc­u­men­tos, car­tazes, livros, catál­o­gos, jor­nais e revis­tas.

São Paulo (SP), 26/03/2025 - Exposição Geometrias, um dos cinco ensaios do Masp, no edifício Pietro Maria Bardi, prédio anexo ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, na Avenida Paulista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: São Paulo (SP), 26/03/2025 — Exposição Geome­trias, um dos cin­co ensaios do Masp, no edifí­cio Pietro Maria Bar­di, pré­dio anexo ao Masp. Foto: Rove­na Rosa/Agência Brasil

Out­ra exposição em car­taz foi chama­da de Geome­trias, insta­l­a­da no déci­mo e no quar­to andar. Com mais de 50 obras do acer­vo do museu, incluin­do cer­ca de 20 doações recentes, apre­sen­ta tra­bal­hos real­iza­dos por artis­tas que empregam difer­entes mate­ri­al­i­dades para cri­ar com­posições geometrizadas. “A grande maio­r­ia do acer­vo que foi sendo con­sti­tuí­do pelo museu des­de o final dos anos 40 é de obras fig­u­ra­ti­vas. Mas essa exposição de geome­trias traz um olhar muito mais inusi­ta­do para esse acer­vo”, expli­cou a curado­ra.

São Paulo (SP), 26/03/2025 - Mostra Artes da África, que abrange desde peças do Egito Antigo até trabalhos contemporâneos, no edifício Pietro Maria Bardi, prédio anexo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, na Avenida Paulista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: São Paulo (SP), 26/03/2025 — Mostra Artes da África, que abrange des­de peças do Egi­to Anti­go até tra­bal­hos con­tem­porâ­neos, no edifí­cio Pietro Maria Bar­di, pré­dio anexo do Masp Foto: Rove­na Rosa/Agência Brasil

Já no ter­ceiro andar está a mostra Artes da África, que reúne mais de 40 obras do acer­vo do museu, prin­ci­pal­mente do sécu­lo 20, ori­un­das da África oci­den­tal. O con­jun­to abrange estat­ue­tas de Exu e Xangô, obje­tos cotid­i­anos, bonecas, tam­bores, mobil­iário e más­caras usadas em fes­tivi­dades, rit­u­ais de ini­ci­ação, cel­e­bração ou funerais. Esta é a primeira exposição que bus­ca esta­b­ele­cer uma leitu­ra críti­ca e propos­i­ti­va da coleção de arte africana do museu.

O segun­do andar apre­sen­ta uma videoin­sta­lação de Isaac Julien, que tra­ta sobre o lega­do da arquite­ta Lina Bo Bar­di, respon­sáv­el pelo pro­je­to do anti­go museu. Inédi­ta no Brasil, a videoin­sta­lação apre­sen­ta as atrizes Fer­nan­da Tor­res e Fer­nan­da Mon­tene­gro inter­pre­tan­do os escritos de Lina e dan­do voz às suas ideias sobre arte e arquite­tu­ra.

Vão livre

Out­ra novi­dade que será apre­sen­ta­da ao públi­co a par­tir des­ta sem­ana é uma mudança no uso do vão livre do Masp. Ago­ra sob gestão do próprio museu, o vão livre será aproveita­do para apre­sen­tações cul­tur­ais e esta­b­ele­cerá um diál­o­go maior com as exposições em car­taz no Masp.

Entre esta quin­ta-feira (27) e domin­go (30), por exem­p­lo, a artista íta­lo-brasileira Anna Maria Maioli­no irá faz­er uma per­for­mance no vão livre. Chama­da de KA, a apre­sen­tação é parte da série Entre­v­i­das, cri­a­da em 1981 durante a ditadu­ra mil­i­tar no Brasil. Assim como na ver­são orig­i­nal, a artista vai cam­in­har em meio a ovos espal­ha­dos pelo chão em refer­ên­cia à frag­ili­dade da vida em tem­pos de incerteza.

Ago­ra, além do cam­in­har, Maioli­no está incor­po­ran­do o gesto das pal­mas das mãos lev­an­tadas, como expressão de rendição. Isso reflete tan­to sobre a história de guer­ras e con­fli­tos globais quan­to com a vio­lên­cia urbana em cidades brasileiras, tor­nan­do-se um ape­lo poéti­co-políti­co por paz e desar­ma­men­to.

“Para nós é muito impor­tante a gente ter a pos­si­bil­i­dade de usar esse espaço [o vão livre] para atrair o públi­co para exposições, ativi­dades cul­tur­ais, ofic­i­nas e ativi­dades esporti­vas. Ago­ra é um momen­to do vão livre voltar a ser um espaço da cidade, inte­gra­do à cidade e ofer­e­cen­do para a pop­u­lação ativi­dades cul­tur­ais e ativi­dades artís­ti­cas rel­e­vantes”, disse Vicel­li.

O Masp tem entra­da gra­tui­ta às terças-feiras e tam­bém entre às 18h e 20h30 de toda sex­ta-feira. Mais infor­mações sobre as exposições em car­taz no museu e agen­da­men­to da visi­ta podem ser obti­das no site do Museu.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …