...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Noticias / Massa de ar frio provoca queda de temperatura e geada no Sul do país

Massa de ar frio provoca queda de temperatura e geada no Sul do país

Repro­dução: © Arquivo/Prefeitura de Uru­pe­ma

Estados mais afetados são Rio Grande do Sul e Santa Catarina


Publicado em 29/06/2024 — 11:26 Por Douglas Corrêa — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A região Sul do país está receben­do nova mas­sa de ar polar com a que­da nas tem­per­at­uras e gea­da no Rio Grande do Sul, San­ta Cata­ri­na e Paraná. De acor­do com o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), Neste sába­do (29), a tem­per­atu­ra mín­i­ma da madru­ga­da, foi reg­istra­da em São José dos Ausentes (RS), com ‑0,7º Cel­sius (ºC) e em Tra­man­daí (RS), os ter­mômet­ros reg­is­traram na madru­ga­da 8,5ºC.

De acor­do com o Inmet, a pas­sagem de uma frente fria entre ontem (28) e hoje (29) na região Sul trará tem­per­at­uras mais baixas e reg­istro de gea­da forte. A frente fria chega acom­pan­ha­da de uma forte e ampla mas­sa de ar de origem polar, ali­a­da ao ar frio e seco. Os esta­dos mais afe­ta­dos são o Rio Grande do Sul e San­ta Cata­ri­na, além do sul do Paraná.

O Inmet dis­tribuiu um avi­so de aler­ta de gea­da para San­ta Cata­ri­na, Rio Grande do Sul e Paraná. Há tam­bém risco de per­da de plan­tações dev­i­do à tem­per­atu­ra mín­i­ma atin­gir entre 3ºC e 0ºC.

Em Por­to Ale­gre (RS), a tem­per­atu­ra da madru­ga­da de hoje ficou em 8ºC e a máx­i­ma durante o dia não deve pas­sar dos 13ºC. A umi­dade rel­a­ti­va do ar máx­i­ma deve ficar em 85% e a mín­i­ma, em 60%. Os ven­tos sopram na direção Noroeste, de fra­co a mod­er­a­do.

Já para este domin­go (30), a Mete­o­rolo­gia pre­vê a tem­per­atu­ra mín­i­ma da madru­ga­da em 2ºC e a máx­i­ma, poden­do atin­gir os 13ºC. A umi­dade rel­a­ti­va do ar pode chegar aos 100%. Há pos­si­bil­i­dade de gea­da na parte da man­hã. Nos dois dias, não há pre­visão de chu­va, com o sol apare­cen­do entre nuvens.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialistas ressaltam que ter amizades é importante desde a infância …