...
terça-feira ,17 junho 2025
Home / Noticias / Massa de ar polar seca provoca neve e geada no Sul

Massa de ar polar seca provoca neve e geada no Sul

santa_catarina_geada

Repro­dução: © Divulgação/Defesa Civ­il de San­ta Cata­ri­na

Previsão é gear na Região Sul e também em parte de SP, MS e MG


Pub­li­ca­do em 20/07/2021 — 09:13 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A que­da de tem­per­atu­ra pre­vista na sem­ana pas­sa­da pelo Sis­tema Nacional de Mete­o­rolo­gia (SNM) se con­fir­mou e provo­cou geadas e tem­per­at­uras neg­a­ti­vas no Sul do país. A tendên­cia apon­ta­da pelos mete­o­rol­o­gis­tas é que o frio con­tin­ue inten­so até quar­ta-feira (21) em grande parte do Brasil, prin­ci­pal­mente nas madru­gadas, dev­i­do à “mas­sa de ar frio de origem polar bas­tante seca”.

Em nota, o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) infor­ma que ontem (19), no Sul do Brasil, a menor tem­per­atu­ra foi reg­istra­da em Gen­er­al Carneiro, no sul do Paraná: ‑5,2°C. Até então, a menor tem­per­atu­ra do ano havia sido reg­istra­da no dia 29 de jun­ho (-3,9°C).

Foram tam­bém reg­istradas tem­per­at­uras neg­a­ti­vas no Planal­to Aul catari­nense e no sul do Paraná. Em Bom Jardim da Ser­ra (SC), a tem­per­atu­ra ficou em ‑4,3°C. Em Iná­cio Mar­tins (PR), a tem­per­atu­ra chegou a ‑2,4°C. Local­iza­da na Área noroeste do Rio Grande do Sul, San­ta Rosa reg­istrou ‑1,8°C.

Algu­mas local­i­dades da Ser­ra da Man­tiqueira (MG) tam­bém tiver­am tem­per­atu­ra neg­a­ti­va. Em Monte Verde chegou a gear, e a tem­per­atu­ra ficou em ‑1,2°C. Segun­do o SNM, Rio Bril­hante (MS) foi a cidade com tem­per­atu­ra mais baixa (-1,5°C). Nevou em pon­tos iso­la­dos de Cam­pos de Cima da Ser­ra (RS) e no alto do Planal­to Sul Catari­nense entre a noite de domin­go (18) e o aman­hecer da segun­da-feira (19).

“Ven­tos fortes, com veloci­dade aci­ma dos 80 km/h, sopraram na faixa leste do Rio Grande do Sul (Pelotas atingiu 84km/h) em função do ciclone extra­t­rop­i­cal que se deslo­ca pelo Atlân­ti­co, a leste-sud­este do Rio Grande do Sul”, infor­mou o Inmet.

Em São Paulo, a menor tem­per­atu­ra foi em Ran­charia, no sudoeste, com ‑1°C. A que­da de tem­per­atu­ra abrangeu tam­bém o noroeste do esta­do. Em Val­paraí­so, a mín­i­ma chegou a 0,7°C.

Segun­do o Inmet, a pre­visão de “gea­da de inten­si­dade mod­er­a­da a forte” con­tin­ua para “uma ampla área da Região Sul, cen­tro-sul do Mato Grosso do Sul, parte do inte­ri­or de São Paulo e sul de Minas Gerais, incluin­do a Ser­ra da Man­tiqueira na madru­ga­da e nas primeiras horas da man­hã des­ta terça-feira (20)”.

Para quar­ta-feira (21), a pre­visão do insti­tu­to é que a gea­da dimin­ua em sua área de abrangên­cia e em sua inten­si­dade, “mas ain­da ocorre com mod­er­a­da inten­si­dade em área mais restri­ta ao sul do país, e de fra­ca inten­si­dade sobre parte do leste de São Paulo e Man­tiqueira (divisa do Rio com São Paulo)”.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Prédios com vidraças nas cidades ameaçam aves, aponta pesquisa

No Brasil, foram analisadas 1.452 colisões de aves nas estruturas Vitor Abdala — Repórter da …