...
terça-feira ,18 junho 2024
Home / Noticias / Massa de ar quente deixa umidade abaixo dos 20% no Centro-Oeste

Massa de ar quente deixa umidade abaixo dos 20% no Centro-Oeste

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal JrA­gên­cia Bra­sil

Alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia


Publi­ca­do em 09/08/2023 — 08:37 Por Fabío­la Sinim­bú — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet) aler­ta, nes­ta quar­ta-fei­ra (9), para a bai­xa umi­da­de rela­ti­va do ar na Região Cen­tro-Oes­te, com vari­a­ções entre 15% e 30%, prin­ci­pal­men­te no Dis­tri­to Fede­ral, em Goiás e Mato Gros­so.

Uma mas­sa de ar quen­te e seco dei­xa o tem­po está­vel e sem chu­va. Os bai­xos valo­res de umi­da­de devem ficar abai­xo dos 20%, a par­tir das 10h, e a pre­vi­são é que o aler­ta per­ma­ne­ça até as 16h.

Segun­do o mete­o­ro­lo­gis­ta do Inmet, Herá­clio Alves, a for­ma­ção des­sa mas­sa de ar quen­te é comum nes­ta épo­ca do ano, quan­do a tem­pe­ra­tu­ra fica mais ele­va­da e há menos ocor­rên­cia de chu­va em toda a área cen­tral do país.

Em Bra­sí­lia, a pre­vi­são é que os termô­me­tros che­guem a 29º C (graus Cel­sius) e em Goi­â­nia, a máxi­ma deve atin­gir 32º. Em Cui­a­bá, a tem­pe­ra­tu­ra pode che­gar aos 39º.

A ori­en­ta­ção do mete­o­ro­lo­gis­ta é de que os mora­do­res da região evi­tem des­gas­te físi­co nas horas mais secas e não se expo­nham ao sol nos perío­dos mais quen­tes do dia. Outra dica é inge­rir bas­tan­te líqui­do, para se man­ter hidra­ta­do e evi­tar qual­quer refle­xo na saú­de cau­sa­do pela seca.

Segun­do Herá­clio, o ris­co de incên­di­os flo­res­tais é alto nes­ta épo­ca do ano, com vege­ta­ção res­se­ca­da, altas tem­pe­ra­tu­ras e bai­xa umi­da­de. “Os ven­tos podem favo­re­cer qual­quer tipo de fogo, des­de aque­le da quei­ma do lixo, até o da pon­ta de um cigar­ro. É impor­tan­te evi­tar até mes­mo aque­le chur­ras­qui­nho no quin­tal”, expli­ca.

Em caso de incên­dio, é pos­sí­vel aci­o­nar a Defe­sa Civil, por meio do tele­fo­ne 199 e o Cor­po de Bom­bei­ros, pelo núme­ro 193.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Com chuvas previstas para domingo, população de Canoas fica em alerta

Repro­du­ção: © Gus­ta­vo Mansur/ Palá­cio Pira­ti­ni Prefeitura vai reforçar a limpeza de ruas e bocas …