...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / MCTI inaugura parque que demonstra tecnologias em internet das coisas

MCTI inaugura parque que demonstra tecnologias em internet das coisas

mcti_02

Repro­du­ção: © Minis­té­rio da Ciên­cia

Centro fica no interior paulista e deve popularizar a ciência no país


Publi­ca­do em 30/04/2021 — 13:31 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O Minis­té­rio da Ciên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ções (MCTI) e o Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio Facens inau­gu­ra­ram hoje (30), em Soro­ca­ba, no inte­ri­or pau­lis­ta, o Cen­tro de Refe­rên­cia IoT e Tec­no­lo­gi­as 4.0. O espa­ço é des­ti­na­do a demons­tra­ções prá­ti­cas de tec­no­lo­gi­as que fazem uso da cha­ma­da inter­net das coi­sas (IoT), adven­to que, gra­ças à quin­ta gera­ção da inter­net (5G), pos­si­bi­li­ta­rá o uso coor­de­na­do e inte­li­gen­te de apa­re­lhos para con­tro­lar diver­sas ati­vi­da­des.

Ao conec­tar obje­tos do coti­di­a­no – como ele­tro­do­més­ti­cos, smartpho­nes, rou­pas e auto­mó­veis – à inter­net (e entre si), essa tec­no­lo­gia per­mi­ti­rá até mes­mo a rea­li­za­ção de pro­ce­di­men­tos médi­cos deli­ca­dos a dis­tân­cia, além de sis­te­mas de dire­ção auto­má­ti­ca de car­ros e as mais diver­sas tec­no­lo­gi­as de auto­ma­ção e inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al, inclu­si­ve para a agri­cul­tu­ra, a indús­tria e as cida­des.

O cen­tro de refe­rên­cia inau­gu­ra­do nes­ta sex­ta-fei­ra tor­na­rá pos­sí­vel a demons­tra­ção de solu­ções em IoT em áre­as con­si­de­ra­das pri­o­ri­tá­ri­as segun­do o Pla­no Naci­o­nal de Inter­net das Coi­sas, que abran­ge ações em fren­tes como o Cida­des 4.0, Saú­de 4.0, Agro 4.0, Indús­tria 4.0, Turis­mo 4.0 e Edu­ca­ção 4.0.

“A ideia é que o cen­tro ofe­re­ça pro­gra­mas para a pro­mo­ção do ensi­no, for­ma­ção, popu­la­ri­za­ção e divul­ga­ção da ciên­cia e tec­no­lo­gia no país, pro­mo­ven­do o ensi­no ino­va­dor, empre­en­de­do­ris­mo e desen­vol­vi­men­to das deman­das locais, com o enga­ja­men­to da indús­tria, aca­de­mia e gover­no”, infor­ma o minis­té­rio.

Em nota, o minis­tro da Ciên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ções, Mar­cos Pon­tes, diz que é papel da pas­ta dire­ci­o­nar o uso da inter­net das coi­sas e pre­pa­rar a popu­la­ção para lidar com as tec­no­lo­gi­as do futu­ro.

Enquan­to o avan­ço das tec­no­lo­gi­as vai tor­nan­do mui­tas tare­fas mais efi­ci­en­tes e pre­ci­sas, é pre­ci­so lem­brar que é neces­sá­rio cri­ar empre­gos ali­nha­dos a esse pro­gres­so para as pes­so­as, afir­ma Pon­tes. “Nós não pode­mos parar a tec­no­lo­gia para man­ter os pos­tos de tra­ba­lho, mas pode­mos pre­pa­rar e requa­li­fi­car os pro­fis­si­o­nais, assim como for­mar as novas gera­ções já adap­ta­das para esse novo cená­rio.”

Segun­do o MCTI, o cen­tro de refe­rên­cia de Soro­ca­ba esta­rá inte­gra­do ao Smart Cam­pus Facens – labo­ra­tó­rio vol­ta­do para a solu­ção de “pro­ble­mas reais, conec­tan­do a comu­ni­da­de aca­dê­mi­ca, mer­ca­do, empre­sas e soci­e­da­de, por meio de pro­je­tos que tor­nem as cida­des mais huma­nas, inte­li­gen­tes e sus­ten­tá­veis”.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …