...
quinta-feira ,22 fevereiro 2024
Home / Educação / MEC disponibiliza manual a profissionais de alfabetização

MEC disponibiliza manual a profissionais de alfabetização

Prédio do Ministério da Educação
Repro­du­ção:  © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

aterial de livre acesso está no portal da pasta na internet


Publi­ca­do em 28/04/2021 — 17:59 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC) lan­çou nes­ta quar­ta-fei­ra (28) o Manu­al ABC, que reú­ne par­te do con­teú­do ofe­re­ci­do no cur­so onli­ne Alfa­be­ti­za­ção Base­a­da na Ciên­cia (ABC). O lan­ça­men­to do mate­ri­al mar­cou o Dia Mun­di­al da Edu­ca­ção. 

Pro­du­zi­do por espe­ci­a­lis­tas por­tu­gue­ses, o pro­du­to é divi­di­do em duas par­tes, uma teó­ri­ca e outra de sis­te­ma­ti­za­ção dos pro­gra­mas prá­ti­cos de inter­ven­ção. A pri­mei­ra, Alfa­be­ti­za­ção Base­a­da na Ciên­cia: Manu­al do Cur­so ABC, foi ela­bo­ra­da pela Uni­ver­si­da­de do Por­to (Por­tu­gal), sob super­vi­são dos pro­fes­so­res Rui Alves e Isa­bel Lei­te. A segun­da foi coor­de­na­da pela pro­fes­so­ra Ana Suce­na e pro­du­zi­da pelo Ins­ti­tu­to Poli­téc­ni­co do Por­to.

A for­ma­ção é resul­ta­do da coo­pe­ra­ção inter­na­ci­o­nal entre a Coor­de­na­ção de Aper­fei­ço­a­men­to de Pes­so­al de Nível Supe­ri­or (Capes), a Secre­ta­ria da Alfa­be­ti­za­ção do MEC, a Uni­ver­si­da­de do Por­to, o Ins­ti­tu­to Poli­téc­ni­co do Por­to e a Uni­ver­si­da­de Aber­ta de Por­tu­gal (UAB). A capa­ci­ta­ção inte­gra o Pro­gra­ma de Inter­câm­bio para For­ma­ção Con­ti­nu­a­da de Pro­fes­so­res-Alfa­be­ti­za­do­res, cha­ma­do de Tem­po de Apren­der.

Des­ti­na­da a pro­fis­si­o­nais que atu­am na alfa­be­ti­za­ção infan­til e alu­nos de licen­ci­a­tu­ra, a capa­ci­ta­ção de 80 horas já con­ta com mais de 173 mil ins­cri­tos. Ain­da res­tam cer­ca de 7 mil vagas das 180 mil que foram dis­po­ni­bi­li­za­das. O con­teú­do pode ser aces­sa­do no Ambi­en­te Vir­tu­al do MEC (Ava­mec).

“São víde­os, entre­vis­tas, arti­gos, sli­des, ques­ti­o­ná­ri­os, entre outros mate­ri­ais, con­ce­bi­dos de acor­do com os prin­cí­pi­os da game­fi­ca­ção [uso de meca­nis­mos de jogos na apren­di­za­gem] e dos recur­sos aber­tos”, dis­se o secre­tá­rio de Alfa­be­ti­za­ção do MEC, Car­los Nada­lim, duran­te even­to de lan­ça­men­to do manu­al.

Ini­ci­al­men­te, a ideia do gover­no fede­ral era envi­ar 150 pro­fes­so­res bra­si­lei­ros a Por­tu­gal, para que pudes­sem se for­mar e depois repli­car os con­teú­dos no Bra­sil. No entan­to, por cau­sa da pan­de­mia da covid-19, as ins­ti­tui­ções par­cei­ras do pro­je­to muda­ram o esco­po do pro­gra­ma, para a con­cep­ção de um cur­so de for­ma­ção onli­ne.

Ouça na Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Termina dia 29 prazo para empresas enviarem relatórios salariais

Repro­du­ção Documento é obrigatório para empresas com até 100 funcionários Publi­ca­do em 19/02/2024 — 08:47 …