...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Educação / MEC disponibiliza manual a profissionais de alfabetização

MEC disponibiliza manual a profissionais de alfabetização

Prédio do Ministério da Educação
Repro­dução:  © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

aterial de livre acesso está no portal da pasta na internet


Pub­li­ca­do em 28/04/2021 — 17:59 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério da Edu­cação (MEC) lançou nes­ta quar­ta-feira (28) o Man­u­al ABC, que reúne parte do con­teú­do ofer­e­ci­do no cur­so online Alfa­bet­i­za­ção Basea­da na Ciên­cia (ABC). O lança­men­to do mate­r­i­al mar­cou o Dia Mundi­al da Edu­cação. 

Pro­duzi­do por espe­cial­is­tas por­tugue­ses, o pro­du­to é divi­di­do em duas partes, uma teóri­ca e out­ra de sis­tem­ati­za­ção dos pro­gra­mas práti­cos de inter­venção. A primeira, Alfa­bet­i­za­ção Basea­da na Ciên­cia: Man­u­al do Cur­so ABC, foi elab­o­ra­da pela Uni­ver­si­dade do Por­to (Por­tu­gal), sob super­visão dos pro­fes­sores Rui Alves e Isabel Leite. A segun­da foi coor­de­na­da pela pro­fes­so­ra Ana Suce­na e pro­duzi­da pelo Insti­tu­to Politéc­ni­co do Por­to.

A for­mação é resul­ta­do da coop­er­ação inter­na­cional entre a Coor­de­nação de Aper­feiçoa­men­to de Pes­soal de Nív­el Supe­ri­or (Capes), a Sec­re­taria da Alfa­bet­i­za­ção do MEC, a Uni­ver­si­dade do Por­to, o Insti­tu­to Politéc­ni­co do Por­to e a Uni­ver­si­dade Aber­ta de Por­tu­gal (UAB). A capac­i­tação inte­gra o Pro­gra­ma de Inter­câm­bio para For­mação Con­tin­u­a­da de Pro­fes­sores-Alfa­bet­i­zadores, chama­do de Tem­po de Apren­der.

Des­ti­na­da a profis­sion­ais que atu­am na alfa­bet­i­za­ção infan­til e alunos de licen­ciatu­ra, a capac­i­tação de 80 horas já con­ta com mais de 173 mil inscritos. Ain­da restam cer­ca de 7 mil vagas das 180 mil que foram disponi­bi­lizadas. O con­teú­do pode ser aces­sa­do no Ambi­ente Vir­tu­al do MEC (Avamec).

“São vídeos, entre­vis­tas, arti­gos, slides, ques­tionários, entre out­ros mate­ri­ais, con­ce­bidos de acor­do com os princí­pios da gamefi­cação [uso de mecan­is­mos de jogos na apren­diza­gem] e dos recur­sos aber­tos”, disse o secretário de Alfa­bet­i­za­ção do MEC, Car­los Nadal­im, durante even­to de lança­men­to do man­u­al.

Ini­cial­mente, a ideia do gov­er­no fed­er­al era enviar 150 pro­fes­sores brasileiros a Por­tu­gal, para que pudessem se for­mar e depois replicar os con­teú­dos no Brasil. No entan­to, por causa da pan­demia da covid-19, as insti­tu­ições par­ceiras do pro­je­to mudaram o escopo do pro­gra­ma, para a con­cepção de um cur­so de for­mação online.

Ouça na Radioagên­cia Nacional

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …