...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Educação / MEC divulga gabaritos do Encceja

MEC divulga gabaritos do Encceja

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Exame é para jovens que não concluíram ensino médio e fundamental


Pub­li­ca­do em 01/09/2021 — 20:19 Por Jonas Valente — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais (Inep), lig­a­do ao Min­istério da Edu­cação (MEC), divul­gou os gabar­i­tos do Exame Nacional para a Cer­ti­fi­cação de Com­petên­cias de Jovens e Adul­tos (Enc­ce­ja). As infor­mações foram pub­li­cadas no site do Insti­tu­to, disponív­el na seção de provas e gabar­i­tos do Enc­ce­ja.

As provas e os cader­nos de questões tam­bém foram disponi­bi­liza­dos. As pes­soas que realizaram o exame podem con­ferir as infor­mações por pro­va, sep­a­radas pelo tipo de ensi­no (fun­da­men­tal ou médio) e área de con­hec­i­men­to (lín­gua por­tugue­sa, matemáti­ca, geografia e história, ciên­cias da natureza e suas tec­nolo­gias, lin­gua­gens, códi­gos e suas tec­nolo­gias e ciên­cias humanas e suas tec­nolo­gias).

O Exame é des­ti­na­do a jovens que não con­cluíram os ensi­nos fun­da­men­tal ou médio e dese­jam ter a cer­ti­fi­cação da con­clusão dessas eta­pas de ensi­no. O Enc­ce­ja foi apli­ca­do no domin­go (29). A pro­va foi fei­ta em 622 cidades nos 26 esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al.

Reaplicação

Ontem, o Inep adiou em um dia o pra­zo para o pedi­do de reapli­cação do Enc­ce­ja. O pra­zo ini­cial para o requer­i­men­to esta­va pre­vis­to para sex­ta-feira (3). Como o sis­tema foi sus­pen­so no dia de hoje para o que o órgão chamou de “ajustes pon­tu­ais”, os can­didatos poderão faz­er o pedi­do até o sába­do (4), às 23 horas e 59 min­u­tos.

A reapli­cação é uma pos­si­bil­i­dade para quem não real­i­zou a pro­va por prob­le­mas logís­ti­cos no local ou por sin­tomas de doenças con­ta­giosas pre­vis­tas no edi­tal no dia ou na véspera. Entre elas foi incluí­da a covid-19.

A reapli­cação ocor­rerá nos dias 13 e 14 de out­ubro, jun­ta­mente com o Enc­ce­ja para pes­soas pri­vadas de liber­dade.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

Repro­dução: © Sam Balye/Unsplash Especialistas avaliam texto atualizado pelo Senado Publicado em 26/06/2024 — 06:00 …