...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Educação / MEC divulga hoje resultado da 1ª chamada do ProUni 2022/2

MEC divulga hoje resultado da 1ª chamada do ProUni 2022/2

Repro­du­ção: © Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

Prazo para os alunos comprovarem inscrição vai até 17 de agosto


Publi­ca­do em 09/08/2022 — 09:01 Por Kari­ne Melo — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Ouça a maté­ria:

O Minis­té­rio da Edu­ca­ção divul­ga nes­ta ter­ça-fei­ra (9) o resul­ta­do da pri­mei­ra cha­ma­da do Pro­ga­ma Uni­ve­si­da­de para Todos, o ProU­ni 2022/2 . Tan­to a lis­ta com os sele­ci­o­na­dos quan­to o resul­ta­do indi­vi­du­al fica­rão dis­po­ní­veis para con­sul­ta no Por­tal Úni­co de Aces­so.

Os sele­ci­o­na­dos terão até o dia 17 des­te mês para com­pro­va­rem as infor­ma­ções envi­a­das no ato da ins­cri­ção. Já o resul­ta­do da segun­da cha­ma­da será divul­ga­do em 22 de agos­to, com matrí­cu­las entre 22 e 31 de agos­to.

Para aque­les que não forem sele­ci­o­na­dos nas cha­ma­das regu­la­res, o pro­gra­ma ofe­re­ce ain­da a opor­tu­ni­da­de de par­ti­ci­par da lis­ta de espe­ra. Para isso, o estu­dan­te deve mani­fes­tar o inte­res­se nos dias 5 e 6 de setem­bro. A divul­ga­ção do resul­ta­do da lis­ta de espe­ra sai no dia 9 de setem­bro e as matrí­cu­las deve­rão ser rea­li­za­das entre 10 e 16 de setem­bro.

ProUni

O ProU­ni é o pro­gra­ma do gover­no fede­ral que ofe­re­ce bol­sas de estu­do, inte­grais e par­ci­ais (50%), em ins­ti­tui­ções par­ti­cu­la­res de edu­ca­ção supe­ri­or. Nes­ta edi­ção, mais de 190 mil bol­sas serão ofer­ta­das. É pre­ci­so que o can­di­da­to tenha fei­to as edi­ções de 2021 ou de 2020, ou ambas, do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem), e tenha alcan­ça­do, no míni­mo, 450 pon­tos de média das notas e não tenha tira­do zero na reda­ção. Outra exi­gên­cia é não ter par­ti­ci­pa­do do Enem na con­di­ção de trei­nei­ro. Será con­si­de­ra­da a edi­ção do Enem com a melhor média de notas.

Para ter aces­so à bol­sa inte­gral, o estu­dan­te deve com­pro­var ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal de até 1,5 salá­rio míni­mo por pes­soa. Para a bol­sa par­ci­al, a ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal deve ser de até três salá­ri­os míni­mos por pes­soa.

O públi­co-alvo do pro­gra­ma é o estu­dan­te sem diplo­ma de nível supe­ri­or. Pro­fes­so­res da rede públi­ca de ensi­no tam­bém podem dis­pu­tar uma bol­sa exclu­si­va para os cur­sos de licen­ci­a­tu­ra e peda­go­gia, des­ti­na­dos à for­ma­ção do magis­té­rio da edu­ca­ção bási­ca. Nes­se caso, não se apli­ca o limi­te de ren­da exi­gi­do dos demais can­di­da­tos.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu da Língua Portuguesa estreia feira mensal de troca de livros

Repro­du­ção: © Reprodução/Domínio Públi­co Objetivo do evento é estimular hábito da leitura entre os visitantes …