...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Educação / MEC divulga locais de prova da reaplicação do Enem 2024

MEC divulga locais de prova da reaplicação do Enem 2024

Provas estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/12/2024 — 18:17
Brasília
Brasília (DF) 10/11/2024 – Segundo dia do Enem: candidatos respondem a 90 questões até 18h30 Candidatos chegaram cedo para evitar surpresas antes da prova Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: © Jose Cruz/Agência Brasil

O Cartão de Con­fir­mação de Inscrição da reapli­cação do Exame Nacional do Ensi­no Médio 2024 já está disponív­el na Pági­na do Par­tic­i­pante do Enem. Para visu­alizar e imprim­ir o cartão de con­fir­mação, é necessário aces­sar o por­tal úni­co de serviços dig­i­tais do gov­er­no fed­er­al, o Gov.br, com o cadas­tro de Pes­soa Físi­ca (CPF) e sen­ha cadastra­dos.

O cartão apre­sen­ta, entre out­ras infor­mações, a data, o horário e o local de pro­va.

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) reapli­cará as provas do Enem 2024 na próx­i­ma terça-feira (10) e na quar­ta-feira (11).

Participantes

Somente os can­didatos fal­tosos dos dias orig­i­nais de provas e que tiverem seus pedi­dos deferi­dos pelo Insti­tu­to poderão faz­er a reapli­cação do Enem.

O edi­tal pre­vê que a reapli­cação é des­ti­na­da somente aos can­didatos prej­u­di­ca­dos por prob­le­mas logís­ti­cos ou infec­ta­dos por doenças con­ta­giosas.

Quem fal­tou a qual­quer um dos domin­gos de apli­cação do Enem por motivos que não se enquadram no edi­tal do exame não tem dire­ito à reapli­cação do exame. Des­ta for­ma, o can­dida­to será con­sid­er­a­do ausente e, se hou­ve provas real­izadas, as notas servirão ape­nas para autoavali­ação.

Reaplicação

A reapli­cação das provas do Enem 2024 tam­bém terá 180 questões obje­ti­vas de qua­tro áreas do con­hec­i­men­to (lin­gua­gens, ciên­cias humanas, ciên­cias da natureza e matemáti­ca).

As provas serão divi­di­das em dois dias, da mes­ma for­ma que ocorre na apli­cação reg­u­lar do exame. Porém, as datas escol­hi­das para reapli­cação não serão em dois fins de sem­ana, mas nos dias 10 de dezem­bro (uma terça-feira) e 11 de dezem­bro (quar­ta-feira).

Mes­mo ten­do o mes­mo for­ma­to, na reapli­cação, as questões e o tema da dis­ser­tação-argu­men­ta­ti­va serão difer­entes das apli­cadas no perío­do reg­u­lar, para garan­tir a equidade na con­cor­rên­cia entre os can­didatos.

No dia 10 de dezem­bro, a reapli­cação será da pro­va de redação e das questões obje­ti­vas de Lin­gua­gens (lín­gua por­tugue­sa, lit­er­atu­ra, lín­gua estrangeira, artes, edu­cação físi­ca e tec­nolo­gias da infor­mação e comu­ni­cação) e ciên­cias humanas (história, geografia, filosofia e soci­olo­gia).

No segun­do dia de reapli­cação, 11 de dezem­bro, serão apli­cadas as provas de ciên­cias da natureza (quími­ca, físi­ca e biolo­gia) e matemáti­ca.

Os recur­sos de aces­si­bil­i­dade de video­pro­va em Lín­gua Brasileira de Sinais (Libras) e leitor de tela para inclusão dig­i­tal de pes­soas com defi­ciên­cia visu­al, não serão forneci­dos na reapli­cação, ain­da que ten­ham sido solic­i­ta­dos pelo par­tic­i­pante no ato da inscrição. No entan­to, o Inep disponi­bi­lizará tradu­tor-intér­prete de libras e auxílio para leitu­ra para os par­tic­i­pantes.

Enem PPL

O Inep tam­bém apli­cará, nos dias 10 e 11 de dezem­bro, o Exame Nacional do Ensi­no Médio para Pes­soas Pri­vadas de Liber­dade ou sob medi­da socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade (Enem PPL) 2024.

As provas têm o mes­mo nív­el de difi­cul­dade do Enem reg­u­lar e ocor­rem den­tro das unidades pri­sion­ais e socioe­d­uca­ti­vas indi­cadas pelas unidades da Fed­er­ação.

As notas finais do Enem 2024 serão divul­gadas em 13 de janeiro de 2025, tan­to da apli­cação reg­u­lar das provas, como da reapli­cação do exame e ain­da do Enem PPL 2024.

Acesso ao ensino superior

Insti­tuí­do em 1998, o Exame Nacional do Ensi­no Médio avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no do ensi­no médio. Os par­tic­i­pantes que ain­da não con­cluíram o ensi­no médio podem par­tic­i­par como treineiros, e os resul­ta­dos obti­dos no exame servem somente para autoavali­ação de con­hec­i­men­tos.

As notas do Enem podem ser usadas em proces­sos sele­tivos coor­de­na­dos pelo Min­istério da Edu­cação, como Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni) e o Fun­do de Finan­cia­men­to ao Estu­dante do Ensi­no Supe­ri­or (Fies) do gov­er­no fed­er­al.

O desem­pen­ho no Enem tam­bém é con­sid­er­a­do para ingres­so em insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or de Por­tu­gal que têm acor­do com o Inep. Os acor­dos garan­tem aces­so facil­i­ta­do às notas dos estu­dantes brasileiros inter­es­sa­dos em cur­sar a edu­cação supe­ri­or naque­le país.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para o Prouni 2025 começam dia 24 de janeiro

Prazo termina no dia 28 de janeiro Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …