...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Educação / MEC divulga nesta terça resultado da 1ª chamada do Prouni 2024

MEC divulga nesta terça resultado da 1ª chamada do Prouni 2024

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Programa oferece mais de 406 mil bolsas integrais e parciais


Publi­ca­do em 06/02/2024 — 11:10 Por Dani­el­la Almei­da — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC) pro­gra­mou para esta ter­ça-fei­ra (6) a divul­ga­ção da lis­ta dos can­di­da­tos pré-sele­ci­o­na­dos na pri­mei­ra cha­ma­da do Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (Prou­ni), refe­ren­te ao pri­mei­ro semes­tre de 2024. O pro­ces­so sele­ti­vo ofer­ta bol­sas de estu­do para cur­sos de gra­du­a­ção em ins­ti­tui­ções de edu­ca­ção supe­ri­or pri­va­das.

A rela­ção esta­rá dis­po­ní­vel no Por­tal Úni­co de Aces­so ao Ensi­no Supe­ri­or – Prou­ni. Ao todo, a pri­mei­ra edi­ção do pro­gra­ma ofer­tou 406.428 bol­sas, sen­do 308.977 inte­grais (100%) e 97.451 par­ci­ais (50%), dis­tri­buí­das em 15.482 cur­sos, de 1.028 ins­ti­tui­ções par­ti­ci­pan­tes.

Esta é a edi­ção do pro­gra­ma com a mai­or ofer­ta de bol­sas, des­de a pri­mei­ra, em 2005. Os cin­co esta­dos com o mai­or núme­ro de bol­sas ofer­ta­das des­ta vez são São Pau­lo (104.893 vagas), Minas Gerais (39.910 vagas), Para­ná (35.630 vagas), Rio Gran­de do Sul (26.398 vagas) e Bahia (22.051 vagas).

Comprovação

O can­di­da­to pré-sele­ci­o­na­do na pri­mei­ra cha­ma­da deve­rá entre­gar a docu­men­ta­ção na ins­ti­tui­ção de ensi­no supe­ri­or para a qual foi pré-sele­ci­o­na­do no perío­do de 6 a 20 de feve­rei­ro. Para com­pro­va­ção das infor­ma­ções pres­ta­das no ato de ins­cri­ção, o can­di­da­to pode com­pa­re­cer na ins­ti­tui­ção ou enviá-las por meio virtual/eletrônico.

O MEC aler­ta que é de intei­ra res­pon­sa­bi­li­da­de do can­di­da­to veri­fi­car, na ins­ti­tui­ção, os horá­ri­os e o local de com­pa­re­ci­men­to para con­fe­rên­cia das infor­ma­ções. A per­da do pra­zo ou a não com­pro­va­ção das infor­ma­ções impli­ca­rá, auto­ma­ti­ca­men­te, a per­da da bol­sa.

A ins­ti­tui­ção deve­rá emi­tir docu­men­to de com­pro­va­ção de entre­ga da docu­men­ta­ção ao rece­bê-la do can­di­da­to pré-sele­ci­o­na­do.

Outros prazos

O pro­ces­so sele­ti­vo do pri­mei­ro semes­tre do Prou­ni 2024 terá duas cha­ma­das. Segun­do o cro­no­gra­ma, o resul­ta­do da segun­da cha­ma­da será conhe­ci­do em 27 de feve­rei­ro.

De acor­do com o edi­tal, o perío­do para o can­di­da­to mani­fes­tar inte­res­se em par­ti­ci­par da lis­ta de espe­ra por uma vaga no ProU­ni, no site do pro­ces­so sele­ti­vo, será nos dias 14 e 15 de mar­ço de 2024. O resul­ta­do da lis­ta de espe­ra do pri­mei­ro semes­tre vai ser divul­ga­do em 18 de mar­ço.

Mais infor­ma­ções estão dis­po­ní­veis no edi­tal do pro­ces­so sele­ti­vo, publi­ca­do pelo MEC em janei­ro.

Prouni

Cri­a­do em 2004, o Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de Para Todos ofer­ta bol­sas de estu­do (inte­grais e par­ci­ais) em cur­sos de gra­du­a­ção e sequen­ci­ais de for­ma­ção espe­cí­fi­ca, em ins­ti­tui­ções de edu­ca­ção supe­ri­or pri­va­das.

O pro­gra­ma ocor­re duas vezes ao ano e tem como públi­co-alvo o estu­dan­te sem diplo­ma de nível supe­ri­or. Como cri­té­ri­os para sele­ção dos can­di­da­tos, o ProU­ni con­si­de­ra a ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal, por pes­soa; se o can­di­da­to cur­sou inte­gral­men­te o ensi­no médio em esco­la da rede públi­ca ou na con­di­ção de bol­sis­ta inte­gral em ins­ti­tui­ção pri­va­da de ensi­no médio, ou ser pes­soa com defi­ci­ên­cia, entre outros pre­vis­tos na legis­la­ção.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Sisu 2024: matrícula de selecionados começa nesta sexta-feira

Repro­du­ção: © Val­ter Campanato/Agência Bra­sil Estudantes têm até o dia 7 para se inscrever na …