...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Educação / MEC divulga resultado do Prouni 2024 do segundo semestre

MEC divulga resultado do Prouni 2024 do segundo semestre

Repro­dução: © Juca Varella/Agência Brasil

Pré-selecionados devem comprovar informações até 14 de agosto


Publicado em 01/08/2024 — 10:15 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Edu­cação (MEC) disponi­bi­li­zou às 22h des­ta quar­ta-feira (31) o resul­ta­do do proces­so sele­ti­vo do Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni), ref­er­ente ao segun­do semes­tre de 2024. Os can­didatos podem con­sultá-lo noPor­tal Úni­co de Aces­so ao Ensi­no Supe­ri­or.

Pelas redes soci­ais, os can­didatos recla­ma­ram do atra­so na divul­gação do resul­ta­do, des­de a man­hã des­ta quar­ta-feira, e da insta­bil­i­dade do site.

Nes­ta segun­da edição do ano, o pro­gra­ma fed­er­al ofer­tou, ao todo, 243.850 bol­sas de estu­do, sendo 170.319 inte­grais (100%) e 73.531 par­ci­ais (50%), dis­tribuí­das em 367 cur­sos de 901 insti­tu­ições de ensi­no supe­ri­or pri­vadas par­tic­i­pantes do pro­gra­ma.

Procedimentos

Os estu­dantes pré-sele­ciona­dos no Prouni ref­er­ente ao segun­do semes­tre de 2024 dev­erão, entre 31 de jul­ho e 14 de agos­to, com­pare­cer às insti­tu­ições para as quais foram pré-aprova­dos, de for­ma pres­en­cial ou virtual/eletrônica, para com­pro­varem as infor­mações prestadas no ato de inscrição ao coor­de­nador do Prouni den­tro da própria insti­tu­ição.

A insti­tu­ição dev­erá disponi­bi­lizar, em suas pági­nas na inter­net, cam­po especí­fi­co para o encam­in­hamen­to. Ao rece­ber a doc­u­men­tação do can­dida­to, as insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or pri­va­da devem, obri­ga­to­ri­a­mente, entre­gar o pro­to­co­lo de rece­bi­men­to de doc­u­men­tação do Prouni.

Os estu­dantes no pro­gra­ma fed­er­al devem ficar aten­tos quan­to à existên­cia de even­tu­ais exigên­cias adi­cionais por parte das insti­tu­ições de ensi­no, como sub­me­ter os pré-sele­ciona­dos a um proces­so sele­ti­vo próprio, que pode ser difer­ente do vestibu­lar. Nestes casos, não poderá ser cobra­da qual­quer taxa do can­dida­to.

O MEC infor­ma que é de inteira respon­s­abil­i­dade do can­dida­to ver­i­ficar, na insti­tu­ição, os horários e o local de com­parec­i­men­to para a afer­ição das infor­mações. A per­da do pra­zo ou a não com­pro­vação das infor­mações impli­cará, auto­mati­ca­mente, na reprovação do can­dida­to.

As regras estão disponíveis nos edi­tais do Prouni de 2024.

Cronograma

Após o perío­do de com­pro­vação das infor­mações, será divul­ga­da em 20 de agos­to a lista dos can­didatos pré-sele­ciona­dos para segun­da chama­da do segun­do Prouni de 2024. O aces­so à lista, tam­bém está no Por­tal Úni­co de Aces­so ao Ensi­no Supe­ri­or. E a apre­sen­tação dos doc­u­men­tos pelos estu­dantes dev­erá ser fei­ta até 30 de agos­to.

Os estu­dantes que não foram pré-sele­ciona­dos nas duas chamadas ante­ri­ores podem par­tic­i­par da lista de espera. Os inter­es­sa­dos dev­erão man­i­fes­tar seu inter­esse por meio da pági­na do Prouni, entre 9 e 10 de setem­bro de 2024. A lista de espera estará disponív­el no dia 13 de setem­bro, no Sis­tema do Prouni (Sis­prouni), para con­sul­ta pelas insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or e pelos can­didatos.

Prouni

Cri­a­do em 2004, o Prouni custeia bol­sas de estu­do (inte­grais e par­ci­ais) em cur­sos de grad­u­ação e sequen­ci­ais de for­mação especí­fi­ca em insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or pri­vadas.

Para bol­sas inte­grais, a ren­da famil­iar bru­ta men­sal per capi­ta do can­dida­to inscrito não pode exced­er o val­or de um salário-mín­i­mo e meio (R$ 2.118 por pes­soa). No caso de bol­sas par­ci­ais, a ren­da famil­iar bru­ta men­sal por pes­soa não pode ultra­pas­sar o val­or de três salários mín­i­mos (R$ 4.236 por pes­soa, em 2024).

O pro­gra­ma fed­er­al tem duas edições por ano, com sub­sí­dio de bol­sas de estu­do para ingres­so no primeiro e no segun­do semes­tres. O MEC apon­ta que o públi­co-alvo a ser ben­e­fi­ci­a­do é o estu­dante sem diplo­ma de nív­el supe­ri­or.

Para esclarec­i­men­to de dúvi­das, o MEC disponi­bi­liza o tele­fone 0800–616161.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro

Inscrições gratuitas deve ser feitas exclusivamente pela internet Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil …