...
sábado ,15 junho 2024
Home / Educação / MEC divulga selecionados na primeira chamada do Prouni 2021

MEC divulga selecionados na primeira chamada do Prouni 2021

Prédio do Ministério da Educação
© Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Candidatos têm até 27 de janeiro para comprovar informações


Publi­ca­do em 19/01/2021 — 09:47 Por Heloi­sa Cris­tal­do — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC) divul­gou, hoje (19), a rela­ção dos can­di­da­tos apro­va­dos na pri­mei­ra cha­ma­da do Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (Prou­ni) de 2021.

Os sele­ci­o­na­dos terão até o dia 27 de janei­ro para com­pro­var as infor­ma­ções pres­ta­das na ins­cri­ção. O resul­ta­do da segun­da cha­ma­da será divul­ga­do em 1º de feve­rei­ro. A lis­ta está dis­po­ní­vel no site.

Nes­te ano, o pro­gra­ma ofe­re­ce bol­sas para 13.117 cur­sos em 1.031 ins­ti­tui­ções de ensi­no, loca­li­za­das em todos os esta­dos e no Dis­tri­to Fede­ral. Só para cur­sos na moda­li­da­de de edu­ca­ção a dis­tân­cia, a ofer­ta é de 52.839 bol­sas. No total, mais de 162 mil bol­sas estão sen­do ofer­ta­das nes­ta edi­ção do Prou­ni.

Critérios

Para ter aces­so à bol­sa inte­gral, o estu­dan­te deve com­pro­var ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal de até 1,5 salá­rio míni­mo (R$ 1.650) por pes­soa. Para a bol­sa par­ci­al, a ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal deve ser de até 3 salá­ri­os míni­mos por pes­soa (R$ 3.300).

É neces­sá­rio tam­bém que o inte­res­sa­do tenha cur­sa­do o ensi­no médio com­ple­to em esco­la da rede públi­ca ou da rede pri­va­da, des­de que na con­di­ção de bol­sis­ta inte­gral. Pro­fes­so­res da rede públi­ca de ensi­no tam­bém podem dis­pu­tar uma bol­sa, e, nes­se caso não se apli­ca o limi­te de ren­da exi­gi­do dos demais can­di­da­tos.

É pre­ci­so ain­da que o can­di­da­to tenha fei­to a edi­ção mais recen­te do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem), tenha alcan­ça­do, no míni­mo, 450 pon­tos de média das notas e não tenha tira­do zero na reda­ção.

Nes­te ano, excep­ci­o­nal­men­te, os inte­res­sa­dos serão sele­ci­o­na­dos de acor­do com as notas do Enem de 2019, uma vez que as pro­vas do Enem 2020 foram adi­a­das em razão da pan­de­mia da covid-19 e ape­nas o pri­mei­ro dia de pro­vas foi rea­li­za­do.

Os can­di­da­tos não con­vo­ca­dos nas duas pri­mei­ras cha­ma­das devem mani­fes­tar inte­res­se em con­ti­nu­ar no pro­ces­so sele­ti­vo entre os dias 18 e 19 de feve­rei­ro. A lis­ta de espe­ra esta­rá dis­po­ní­vel para con­sul­ta em 22 de feve­rei­ro.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

Agên­cia Bra­sil / EBC


Você pode Gostar de:

PF apura nova joia ofertada ao Brasil e desviada no governo Bolsonaro

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Peça teria sido negociada em loja nos Estados Unidos Publicado …