...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Educação / MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025

MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025

Medida valerá para estudantes acima de 18 anos de idade

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 10/11/2024 — 21:35
Brasília
Brasília (DF) 10/11/2024 - Ministro da Educação, Camilo Santana (d) acompanhado do presidente do IPEA, Manuel Palacios, durante coletiva para falar sobre o final do ENEM 2024. Foto: Bruna Araújo/MEC
Repro­dução: © Bruna Araújo/MEC

O min­istro da Edu­cação (MEC), Cami­lo San­tana, disse neste domin­go (10) que estu­da voltar a usar o Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) como cer­ti­fi­cação de con­clusão do ensi­no médio para estu­dantes maiores de 18 anos. A mudança deve pas­sar a valer no Enem de 2025.

Segun­do o min­istro, a recomen­dação foi fei­ta ao Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), órgão respon­sáv­el pela apli­cação do exame. A cer­ti­fi­cação por meio do exame deixou de vig­o­rar em 2016.

“A ideia é pos­si­bil­i­tar que esse jovem tam­bém ten­ha a opor­tu­nidade de a pro­va do Enem o cer­ti­ficar. Isso dá mais abrangên­cia para aces­so a essa pro­va e para que ele pos­sa faz­er a pro­va e entrar na uni­ver­si­dade”, afir­mou, acres­cen­tan­do que o Exame Nacional para Cer­ti­fi­cação de Com­petên­cias de Jovens e Adul­tos (Enc­ce­ja) dev­erá ser man­ti­do.

Cami­lo San­tana tam­bém afir­mou que out­ra pos­si­bil­i­dade em análise é con­ver­gir o Enem com o Sis­tema de Avali­ação da Edu­cação Bási­ca (Saeb), uti­liza­do pelo Inep para medir o desem­pen­ho dos estu­dantes do ensi­no médio.

“Às vezes, o aluno do ter­ceiro ano do ensi­no médio pri­or­iza o Enem em relação à pro­va do Saeb. A gente está estu­dan­do a pos­si­bil­i­dade da pro­va do Enem para o aluno do ter­ceiro ano do ensi­no médio já servir para a pro­va do Saeb. O Inep terá pra­zo até antes das inscrições do próx­i­mo ano para con­cluir essa recomen­dação. Esse é um pas­so que o Min­istério da Edu­cação quer pro­por­cionar para dar mais efi­ciên­cia e con­ver­gir a pro­va do Saeb com a pro­va do Enem já em 2025”, afir­mou.

Ocorrências

Mais cedo, o min­istro da Edu­cação fez um bal­anço do segun­do domin­go de provas do exame. Segun­do San­tana, a apli­cação foi real­iza­da sem ocor­rên­cias graves.

Pelos dados divul­ga­dos, 1,9 mil par­tic­i­pantes foram elim­i­na­dos hoje por des­cumprirem as regras do edi­tal, como por­tar equipa­men­tos eletrôni­cos e deixar o local do exame com o cader­no de provas antes dos 30 min­u­tos finais do tem­po de pro­va.

Neste domin­go (10), os alunos realizaram as provas de ciên­cias da natureza (físi­ca, quími­ca e biolo­gia) e suas tec­nolo­gias e matemáti­ca. No domin­go pas­sa­do (3), primeiro dia de provas, os can­didatos fiz­er­am as questões de lin­gua­gens e ciên­cias humanas.

Gabarito

San­tana infor­mou ain­da que a divul­gação do gabar­i­to ofi­cial do Enem será ante­ci­pa­da. A pre­visão era divul­gar o gabar­i­to e os cader­nos de questões no dia 20 de novem­bro, mas o min­istro disse que será divul­ga­do nes­ta sem­ana.

O Inep infor­mará a nova data.

Con­forme o crono­gra­ma, a entre­ga final dos resul­ta­dos está pre­vista para o dia 13 de janeiro de 2025.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Prova com prêmio de R$ 5 mil para universitários ocorre neste domingo

Aluno pode estar matriculado em qualquer área do conhecimento Lucas Pordeus León — Repórter da …