...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Educação / MEC fará prova única de seleção para professores de escolas públicas

MEC fará prova única de seleção para professores de escolas públicas

Estados e municípios poderão participar do concurso unificado

Mar­i­ana Tokar­nia* – Envi­a­da Espe­cial
Pub­li­ca­do em 31/10/2024 — 15:01
For­t­aleza
Ver­são em áudio
Brasília (DF), 24/10/2024 - Professor do colégio Galois, Samuel Rbeiro Costa, em sala de aula com alunos na preparação nos últimos dias antes da prova do Enem 2024. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

O Min­istério da Edu­cação (MEC) fará uma pro­va úni­ca para aju­dar esta­dos e municí­pios a sele­cionar pro­fes­sores para esco­las públi­cas de todo o país. O con­cur­so unifi­ca­do ficará disponív­el para esta­dos e municí­pios que quis­erem aderir a avali­ação. Atual­mente cada ente fed­er­a­do é respon­sáv­el pelas seleções.

Apel­i­da­do de Enem (Exame Nacional do Ensi­no Médio) dos pro­fes­sores, a seleção fará parte de um pacote de ações para val­orizar os pro­fes­sores brasileiros da edu­cação bási­ca. Entre as medi­das está tam­bém um “Pé-de-Meia” para as licen­ciat­uras, ou seja, bol­sas para apoiar estu­dantes que ingressem na uni­ver­si­dade para seguir a car­reira docente.

As medi­das dev­erão ser anun­ci­adas pelo gov­er­no em novem­bro, como afir­mou o min­istro da Edu­cação, Cami­lo San­tana, à impren­sa, durante as reuniões do G20, em For­t­aleza.

O secretário exec­u­ti­vo do MEC, Leonar­do Bar­chi­ni, detal­hou como dev­erá ser o Enem dos pro­fes­sores.

“A ideia é que o min­istério forneça as fer­ra­men­tas para uma boa avali­ação e que esta­dos e municí­pios uti­lizem essa fer­ra­men­ta da mel­hor maneira pos­sív­el. Espe­cial­mente em municí­pios pequenos há uma difi­cul­dade muito grande em orga­ni­zar uma pro­va e orga­ni­zar con­cur­sos”, afir­mou.

Segun­do o secretário exec­u­ti­vo, essa é uma deman­da tan­to de esta­dos quan­to de municí­pios. “A seleção de pro­fes­sores é um gar­ga­lo nesse país hoje, nós temos um movi­men­to cres­cente de pro­fes­sores tem­porários em esta­dos e municí­pios”, disse o secretário.

De acor­do com Bar­chi­ni, ess­es entes fed­er­a­dos poderão escol­her a mel­hor for­ma de usar a avali­ação elab­o­ra­da pelo MEC e poderão, inclu­sive, seguir com os próprios con­cur­sos.

“Há um incen­ti­vo muito grande que é a orga­ni­za­ção da pro­va, que não é algo sim­ples. A gente vai econ­o­mizar muitos recur­sos de esta­dos e municí­pios que gas­tam bas­tante fazen­do con­cur­so. Então, diria que o maior incen­ti­vo que o esta­do e municí­pio pode­ria ter, além de uma boa seleção e a garan­tia de uma boa pro­va, real­iza­da pelo Min­istério, é essa questão de poder aderir gra­tuita­mente e de poder econ­o­mizar recur­sos para uti­lizar em out­ras fontes”, ressaltou, Bar­chi­ni.

Per­gun­ta­do a respeito do orça­men­to para o Enem dos pro­fes­sores, ele garan­tiu que estão asse­gu­ra­dos. “É algo que já está equa­ciona­do. Nós já temos recur­sos sufi­cientes no Min­istério para con­seguir con­duzir”, disse. Já em ao relação ao Pé-de-Meia para as licen­ciat­uras, Bar­chi­ni disse que a quan­ti­dade de bol­sas depen­derá da disponi­bil­i­dade orça­men­tária.

 

*A repórter via­jou a con­vite do Min­istério da Edu­cação

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena: aposta de Belo Horizonte fatura sozinha R$ 28 milhões

Números sorteados foram: 01, 06, 24, 47, 55 e 58 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/12/2024 …