...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Educação / MEC lança guias sobre uso de celulares em ambiente escolar

MEC lança guias sobre uso de celulares em ambiente escolar

Materiais orientam sobre prejuízos do uso do aparelho nas escolas

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 01/02/2025 — 12:31
Brasília
como vídeos e comentários postados na internet podem influenciar os interesses e comportamentos individuais
Repro­dução: © Arquivo/EBC

O Min­istério da Edu­cação (MEC) lançou, nes­ta sex­ta-feira (31), dois guias que tratam do uso con­sciente de celu­lares na esco­la: um volta­do às esco­las de todo o país, e o out­ro, às redes de edu­cação.

As pub­li­cações incen­ti­vam as con­ver­sas com as equipes dos profis­sion­ais de edu­cação e a definição de estraté­gias para colo­car o celu­lar e tablets como parte do proces­so de apren­diza­gem. Além dis­so, os doc­u­men­tos dão ori­en­tações práti­cas sobre os desafios, as opor­tu­nidades e as estraté­gias para o uso con­sciente dos celu­lares no ambi­ente esco­lar. De acor­do com o Min­istério da Edu­cação, o foco é o uso pedagógi­co.

As pub­li­cações do MEC chegam após a sanção da Lei nº 15.100/2025 em janeiro deste ano. A nova leg­is­lação reg­u­la­men­ta o uso de apar­el­hos eletrôni­cos portáteis pes­soais – celu­lares smart­phones e tablets – durante aulas, recreios e inter­va­l­os em todas as eta­pas da edu­cação bási­ca. A proibição não se apli­ca ao uso pedagógi­co dos dis­pos­i­tivos.

O min­istro da Edu­cação, Cami­lo San­tana, aler­ta para os danos cau­sa­dos pelo uso exces­si­vo dess­es equipa­men­tos eletrôni­cos à apren­diza­gem e à qual­i­dade de vida dos estu­dantes. Cami­lo incen­ti­va o uso con­sciente da tec­nolo­gia para fins pedagógi­cos. “Não quer­e­mos proibir o uso, mas sim pro­te­ger nos­sas cri­anças, con­tribuin­do para que a esco­la seja um ambi­ente de apren­diza­gem e inter­ação”, expli­cou o min­istro em webinário (video­con­fer­ên­cia) trans­mi­ti­do pelo canal do MEC no Youtube, nes­ta sex­ta-feira.

Onde encontrar

Os novos mate­ri­ais foram pub­li­ca­dos na platafor­ma MEC RED de recur­sos edu­ca­cionais dig­i­tais.

O primeiro guia chama­do “Con­sci­en­ti­za­ção para o uso de celu­lares na esco­la: por que pre­cisamos falar sobre isso?” des­ti­na­do às esco­las, pode ser baix­a­do neste link.

O doc­u­men­to rela­ta estu­dos que apon­tam que a sim­ples pre­sença do celu­lar próx­i­mo ao estu­dante pode impactar neg­a­ti­va­mente a apren­diza­gem e o desen­volvi­men­to de cri­anças e ado­les­centes e causar transtornos men­tais e dependên­cia. “Na esco­la, o uso pro­lon­ga­do de celu­lar diminui as opor­tu­nidades de inter­ação social entre os estu­dantes, prej­u­di­can­do o desen­volvi­men­to de habil­i­dades soci­ais e emo­cionais”, diz o guia. Além de con­sid­er­ar que cri­anças e ado­les­centes podem ficar mais expos­tos a con­teú­dos inad­e­qua­dos e situ­ações de risco.

O segun­do guia – volta­do às redes de ensi­no de todo o país – está disponív­el no link.

Nas pági­nas, o leitor encon­tra exem­p­los de em esco­las públi­cas e par­tic­u­lares brasileiras e de out­ros país­es que restringi­ram o uso de celu­lares nas dependên­cias das unidades de ensi­no, incluin­do os momen­tos do recreio e de inter­va­l­os entre as aulas.

O mate­r­i­al dig­i­tal ain­da expli­ca que, com plane­ja­men­to pedagógi­co, de for­ma inten­cional, o celu­lar pode servir como uma fer­ra­men­ta rel­e­vante para ampli­ar o aces­so à edu­cação e enrique­cer as práti­cas de ensi­no, espe­cial­mente em con­tex­tos de desigual­dade. “A edu­cação dig­i­tal e midiáti­ca são abor­da­gens estratég­i­cas para garan­tir que o uso dessas tec­nolo­gias não ape­nas apoie o aces­so à edu­cação, mas tam­bém desen­vol­va habil­i­dades críti­cas, éti­cas e cidadãs no uso da infor­mação e dos meios dig­i­tas”, defende o guia do MEC.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …