...
domingo ,23 março 2025
Home / Educação / MEC publica edital do 1º processo seletivo do Sisu 2021

MEC publica edital do 1º processo seletivo do Sisu 2021

Prédio do Ministério da Educação
© Marce­lo Camargo/Agência Brasil (Repro­dução)

Inscrições podem ser feitas de 6 a 9 de abril pelo site do programa


Pub­li­ca­do em 11/02/2021 — 10:22 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério da Edu­cação (MEC) pub­li­cou hoje (11), no Diário Ofi­cial da União, o edi­tal do proces­so sele­ti­vo para o primeiro semes­tre de 2021 do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu). As inscrições são gra­tu­itas e podem ser feitas de 6 a 9 de abril pelo site do Sisu.

Para esta seleção de can­didatos serão exigi­dos, exclu­si­va­mente, os resul­ta­dos obti­dos pelos estu­dantes no Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) de 2020, que foi adi­a­do em razão da pan­demia de covid-19 e apli­ca­do em janeiro e fevereiro deste ano.

O Sisu é o pro­gra­ma do MEC para aces­so de brasileiros a um cur­so de grad­u­ação em uni­ver­si­dades públi­cas do país. As vagas são aber­tas semes­tral­mente, por meio de um sis­tema informa­ti­za­do, e os can­didatos com mel­hor clas­si­fi­cação são sele­ciona­dos de acor­do com suas notas no Enem. O estu­dante tam­bém não pode ter zer­a­do a redação.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para aces­sar o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), que ofer­ece bol­sas de estu­do em insti­tu­ições pri­vadas, e o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies), que facili­ta o aces­so ao crédi­to para finan­cia­men­to de cur­sos de ensi­no supe­ri­or.

Cronograma

O estu­dante poderá se inscr­ev­er no Sisu em até duas opções de vaga e especi­ficar a ordem de prefer­ên­cia. Ele poderá optar por con­cor­rer às vagas de ampla con­cor­rên­cia ou aque­las reser­vadas a políti­cas de ações afir­ma­ti­vas, as cotas. Entre­tan­to, não per­mi­ti­da a inscrição em mais de uma modal­i­dade de con­cor­rên­cia para o mes­mo cur­so e turno, na mes­ma insti­tu­ição de ensi­no e local de ofer­ta.

O Sisu disponi­bi­lizará ao can­dida­to, em caráter infor­ma­ti­vo, a nota de corte para cada insti­tu­ição par­tic­i­pante, local de ofer­ta, cur­so, turno e modal­i­dade de con­cor­rên­cia. Essas infor­mações serão atu­al­izadas peri­odica­mente con­forme o proces­sa­men­to das inscrições. Durante esse perío­do, o estu­dante poderá alter­ar as suas opções, bem como efe­t­u­ar o seu can­ce­la­men­to. A clas­si­fi­cação no Sisu será fei­ta com base na últi­ma alter­ação efe­t­u­a­da e con­fir­ma­da no sis­tema.

O proces­so sele­ti­vo do Sisu ref­er­ente à primeira edição de 2021 acon­te­cerá em uma úni­ca chama­da e o resul­ta­do deve ser divul­ga­do em 13 de abril. A par­tir dos critérios de clas­si­fi­cação, em caso de notas idên­ti­cas, o desem­pate acon­tece no momen­to da matrícu­la e será sele­ciona­do aque­le que com­pro­var a menor ren­da famil­iar. O proces­so de matrícu­la será de 14 a 19 de abril, em dias, horários e locais de atendi­men­to definidos por cada insti­tu­ição de ensi­no.

Lista de espera

Para par­tic­i­par da lista de espera, o estu­dante dev­erá man­i­fes­tar seu inter­esse por meio da pági­na do Sisu na inter­net, no perío­do de 13 a 19 de abril, em ape­nas um dos cur­sos para o qual optou por con­cor­rer. Aque­le que foi sele­ciona­do na chama­da reg­u­lar em uma de suas opções de vaga não poderá par­tic­i­par da lista de espera, inde­pen­den­te­mente de ter real­iza­do ou não sua matrícu­la na insti­tu­ição.

Os pro­ced­i­men­tos para preenchi­men­to das vagas não ocu­padas na chama­da reg­u­lar serão definidos em edi­tal próprio de cada insti­tu­ição par­tic­i­pante.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …