...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Meios de comunicação / Medalhista olímpico Caio Bonfim é o convidado do DR com Demori

Medalhista olímpico Caio Bonfim é o convidado do DR com Demori

Ele conta a história da família no programa

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 01/10/2024 — 08:00
Brasília
Brasília (DF), 11/09/2024 - O atleta de marcha olímpica medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris 2024, Caio Bonfim, é o convidado do programa DR com Demori na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

“Mãe, somos medal­his­tas olímpi­cos”. Essa foi a primeira frase dita por Caio Bon­fim quan­do cru­zou a lin­ha de chega­da nas Olimpíadas de Paris, em jul­ho deste ano. Caio trouxe para o Brasil a pra­ta, primeira medal­ha olímpi­ca da história do Brasil na Mar­cha Atléti­ca. Ele é o con­vi­da­do des­ta sem­ana do pro­gra­ma DR com Demori, da TV Brasil, que vai ao ar na terça-feira (1º), às 23h30.

Por trás do desabafo, está uma história de super­ação e união famil­iar den­tro do esporte. A mãe de Caio, Gianette Bon­fim, foi oito vezes campeã de mar­cha atléti­ca. Alcançou o índice para par­tic­i­par das Olimpíadas de Atlanta, mas não con­seguiu com­pe­tir.

“Em 96 ela fez o índice para a Olimpía­da de Atlanta. Fal­tan­do dois meses pros Jogos Olímpi­cos mudaram o índice. (…) Esse novo (índice) era pra não ir. A mul­her que gan­hou os jogos olímpi­cos não fez essa mar­ca pra ir. Hoje isso não acon­tece. Os critérios são claros, fal­a­dos com ante­cedên­cia. (…) Naque­la época as coisas não eram tão orga­ni­zadas”, disse Caio na entre­vista.

O son­ho que a mãe fos­se para uma Olimpía­da cresceu jun­to com Caio. Gianette se tornou sua treinado­ra e pôde, enfim, chegar ao pódio ao lado do filho.“Quando eu fui pra Olimpía­da de Lon­dres, e fiz o índice, abraçamos um ao out­ro, a fala era essa: quem disse que você nun­ca foi pra um Jogos Olímpi­cos? Então, essa medal­ha tem muito peso por con­ta dis­so,” expli­cou. Caio se clas­si­fi­cou para as Olimpíadas de Lon­dres em 2012, mas ter­mi­nou a pro­va em 39º lugar.

Nasci­do em Sobrad­in­ho, no Dis­tri­to Fed­er­al, Caio nun­ca deixou suas raízes. É lá que ele mora e treina. A família tam­bém criou um clube de atletismo para levar o esporte a cri­anças da região.

Hoje, o pro­je­to social apoia cer­ca de 300 cri­anças em 4 polos no Dis­tri­to Fed­er­al. Já são 180 medal­has con­quis­tadas em campe­onatos Sul Amer­i­canos. Quem se desta­ca, é lev­a­do para os treinos de alto rendi­men­to. Mas Caio acred­i­ta que as vitórias ultra­pas­sam o desem­pen­ho nas pis­tas. “O esporte tem esse poder de trans­for­mação. De apren­der a vencer, perder, de ter respeito ao cole­ga, ao adver­sário, deter­mi­nação, dis­ci­plina, estar em grupo, cui­da da saúde dele, vai ocu­pan­do, vai dan­do val­ores. Às vezes o cara não vai pro alto rendi­men­to, mas virou um cidadão.”

Na infân­cia, Caio Bon­fim super­ou uma menin­gite bac­te­ri­ana e uma sín­drome que deixou suas per­nas tor­tas.  Com 2 anos e 8 meses, fez uma cirur­gia e usou ges­so nas per­nas até o quadril. “Brin­co que Deus me treinou des­de cedo na Mar­cha Atléti­ca, porque eu tin­ha que andar com a per­na toda dura”, brin­ca.

Sobre o programa

O pro­gra­ma Dan­do a Real com Lean­dro Demori, ou sim­ples­mente “DR com Demori”, traz per­son­al­i­dades para um papo mais ínti­mo e dire­to, na tela da TV Brasil. Já pas­saram pela mesa nomes como o min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al, Gilmar Mendes; a dep­uta­da fed­er­al Eri­ka Hilton; a can­to­ra Zélia Dun­can; e o fun­dador da ban­da Pink Floyd, Roger Waters.

O episó­dio inédi­to e exclu­si­vo do DR com Demori vai ao ar hoje (1º), às 23h30, na TV Brasil e simul­tane­a­mente na Rádio MEC. A ínte­gra tam­bém fica disponív­el no Youtube da emis­so­ra e no aplica­ti­vo TV Brasil Play.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ainda Estou Aqui: Fernanda Torres é premiada pelo Critics Choice Award

Atriz será homenageada durante evento em Hollywood, no dia 22 Paula Labois­sière – Repórter da …