...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias / Mega da Virada se aproxima e Caixa alerta para fake news sobre loteria

Mega da Virada se aproxima e Caixa alerta para fake news sobre loteria

Repro­du­ção: © Tomaz Silva/Agência Bra­sil

Instituto de metrologia faz verificação periódica das bolinhas


Publi­ca­do em 27/12/2023 — 13:53 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Com a pro­xi­mi­da­de do sor­teio da Mega-Sena da Vira­da, no qual deve ser pago o mai­or prê­mio da his­tó­ria, esti­ma­do em R$ 550 milhões, a Cai­xa Econô­mi­ca Fede­ral aler­ta para a cres­cen­te dis­se­mi­na­ção de notí­ci­as fal­sas sobre as lote­ri­as fede­rais. 

Uma das fake news mais espa­lha­das, segun­do o ban­co públi­co res­pon­sá­vel pela lote­ria fede­ral, é a de que as bolas nume­ra­das uti­li­za­das nos sor­tei­os teri­am pesos dife­ren­tes, tor­nan­do pre­vi­sí­veis os núme­ros sor­te­a­dos.

Segun­do a Cai­xa, todas as boli­nhas são fei­tas de bor­ra­cha maci­ça e pos­su­em o mes­mo peso e diâ­me­tro, de 66 gra­mas e 50 milí­me­tros, res­pec­ti­va­men­te. Um ins­ti­tu­to de metro­lo­gia espe­ci­a­li­za­do faz veri­fi­ca­ções perió­di­cas des­sas carac­te­rís­ti­cas, de modo a ates­tar a inte­gri­da­de e ale­a­to­ri­e­da­de dos sor­tei­os, infor­mou o ban­co.

“Man­te­mos con­tra­to com a enti­da­de res­pon­sá­vel pela afe­ri­ção das bolas e esse docu­men­to é públi­co”, expli­ca a geren­te exe­cu­ti­va da Supe­rin­ten­dên­cia Naci­o­nal de Lote­ri­as da CAIXA, Bar­ba­ra Saka­mo­to.

Outra notí­cia fal­sa que vol­ta a cir­cu­lar com mais for­ça per­to da Mega da Vira­da é a de que os sor­tei­os não são fis­ca­li­za­dos. A Cai­xa infor­ma que, na ver­da­de, a cada sor­teio, são sele­ci­o­na­dos repre­sen­tan­tes do públi­co pre­sen­te no local para acom­pa­nha­rem cada eta­pa, des­de a aber­tu­ra das male­tas e car­re­ga­men­to dos glo­bos até a con­fir­ma­ção dos núme­ros sor­te­a­dos e o fecha­men­to das male­tas no final.

É fei­ta uma veri­fi­ca­ção para que não sejam sele­ci­o­na­dos como audi­to­res nenhum fun­ci­o­ná­rio da Cai­xa nem donos ou empre­ga­dos de loté­ri­cas. Em sor­tei­os de mai­or mon­ta, como o da Mega da Vira­da, fis­cais do Minis­té­rio da Fazen­da tam­bém audi­tam todas as eta­pas, segun­do o ban­co.

A Cai­xa tam­bém nega que os ven­ce­do­res dos sor­tei­os sejam sem­pre de uma mes­ma região. O ban­co expli­ca que “Os ganha­do­res são deter­mi­na­dos exclu­si­va­men­te pela ale­a­to­ri­e­da­de dos núme­ros sor­te­a­dos. Qual­quer pes­soa, inde­pen­den­te­men­te de sua loca­li­za­ção, pode ser pre­mi­a­da”.

É ver­da­de que uma loca­li­da­de com mai­or núme­ro de apos­tas pode ter mais chan­ces de abri­gar o ven­ce­dor, mas isso não eli­mi­na a pos­si­bli­da­de de o prê­mio ir para qual­quer lugar do Bra­sil, já que todos os núme­ros pos­su­em a mes­ma chan­ce de serem sor­te­a­dos.

A Cai­xa tam­bém nega que haja iden­ti­fi­ca­ção dos ven­ce­do­res antes que eles pró­pri­os se reve­lem. Segun­do o ban­co, mes­mo no caso das apos­tas fei­tas onli­ne, o nome do apos­ta­dor não fica vin­cu­la­do ao bilhe­te even­tu­al­men­te pre­mi­a­do. Além dis­so, o ban­co garan­te que a iden­ti­da­de dos ven­ce­do­res é pro­te­gi­das pela Lei Geral de Pro­te­ção de Dados (LGPD).

Por fim, a Cai­xa garan­te que as apos­tas fei­tas pelo apli­ca­ti­vo da Lote­ria Fede­ral ou pelo inter­net ban­king, no caso de cor­ren­tis­tas do ban­co, são tão segu­ras quan­to as fei­tas nas loté­ri­cas. “Essas pla­ta­for­mas são pro­te­gi­das por medi­das de segu­ran­ça rigo­ro­sas, garan­tin­do a pro­te­ção dos dados pes­so­ais e a inte­gri­da­de das tran­sa­ções”, infor­ma o ban­co.

As apos­tas para a Mega-Sena da Vira­da podem ser fei­tas até as 19h (horá­rio de Bra­sí­lia) de 31 de dezem­bro, nas casas loté­ri­cas cre­den­ci­a­das pela Cai­xa, em todo o país ou pela inter­net.

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …