...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Noticias / Meta remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU

Meta remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU

Montagem com IA estava circulando em redes sociais

Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 10/01/2025 — 18:59
Brasília
Brasília (DF) 13/05/2024 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad fala com jornalistas na entrada no ministério sobre a reunião virtual com o governador do RS, Eduardo Leite Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: © Anto­nio Cruz/Agência Brasil

A empre­sa Meta, que con­tro­la as redes soci­ais Face­book, Insta­gram e What­sApp, removeu das platafor­mas um vídeo adul­ter­ado com o uso de inteligên­cia arti­fi­cial (IA) em que o min­istro da Fazen­da, Fer­nan­do Had­dad, aparece fazen­do declar­ações inex­is­tentes.

Em noti­fi­cação extra­ju­di­cial à empre­sa, envi­a­da nes­ta quin­ta-feira (9), a Advo­ca­cia Ger­al da União (AGU) argu­men­tou que a postagem manip­u­la­da con­tém infor­mações fraud­u­len­tas e atribui ao min­istro declar­ações inex­is­tentes “sobre a cri­ação de um impos­to inci­dente sobre ani­mais de esti­mação e pré-natal”.

O órgão deu 24 horas para que a empre­sa removesse o vídeo de um link infor­ma­do no pedi­do. Na tarde des­ta sex­ta-feira (10), a própria AGU con­fir­mou a remoção.

“A empre­sa Meta man­i­festou-se ofi­cial­mente por e‑mail infor­man­do que fez a remoção da postagem indi­ca­da na noti­fi­cação extra­ju­di­cial envi­a­da pela AGU”, disse a insti­tu­ição.

O link indi­ca­do não está, de fato, mais acessív­el, em con­sul­ta fei­ta pela reportagem.

Já em out­ro vídeo posta­do nas redes soci­ais, este ver­dadeiro, o próprio min­istro Fer­nan­do Had­dad des­mente as infor­mações fal­sas sobre a tax­ação de ani­mais de esti­mação e a cri­ação de um impos­to sobre o Pix, para rebater as posta­gens fraud­u­len­tas nas redes.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …