...
segunda-feira ,10 fevereiro 2025
Home / Justiça / Milicianos do Rio são transferidos para presídio de segurança máxima

Milicianos do Rio são transferidos para presídio de segurança máxima

Repro­dução: © CNJ/Divulgação

Transferências foram determinadas pela Justiça


Publicado em 17/03/2024 — 11:24 Por Cristina Índio do Brasil — Repórter da Agência Brasil — undefined

ouvir:

O mili­ciano Luiz Antônio da Sil­va Bra­ga, o Zin­ho, foi trans­feri­do da Pen­i­ten­ciária Laér­cio da Cos­ta Pele­gri­no (Ban­gu 1), no Com­plexo de Gericinó, na zona oeste do Rio, para a Pen­i­ten­ciária Fed­er­al de Cam­po Grande, em Mato Grosso do Sul. O tam­bém mili­ciano Marce­lo de Luna Sil­va, o Boquin­ha, foi trans­feri­do na mes­ma oper­ação. Os dois são acu­sa­dos de inte­grar a prin­ci­pal milí­cia da zona oeste do Rio. As trans­fer­ên­cias para um presí­dio fed­er­al de segu­rança máx­i­ma foram deter­mi­nadas pela Justiça.

De acor­do com o gov­er­no do esta­do, 16 poli­ci­ais penais do Serviço de Oper­ações Espe­ci­ais, do Gru­pa­men­to de Serviços de Escol­ta, e cin­co viat­uras da Sec­re­taria de Esta­do de Admin­is­tração Pen­i­ten­ciária do Rio (Seap) par­tic­i­param da oper­ação real­iza­da nesse sába­do (16). Os agentes escoltaram o mili­ciano de Ban­gu até o Aero­por­to San­tos Dumont, na região cen­tral da cidade. No ter­mi­nal, Zin­ho foi entregue a cin­co poli­ci­ais da Sec­re­taria Nacional de Políti­cas Penais (Senap­pen), respon­sáveis por escoltar o crim­i­noso até a pen­i­ten­ciária de Mato Grosso do Sul.

O gov­er­nador do Rio desta­cou o fato de a oper­ação ter sido real­iza­da sem qual­quer ocor­rên­cia que a pusesse em risco. Cláu­dio Cas­tro afir­mou que as trans­fer­ên­cias inter­rompem o coman­do que os crim­i­nosos con­tin­u­am ten­do ape­sar de pre­sos. “Com a trans­fer­ên­cia de lid­er­anças de milí­cias e de facções para presí­dios em out­ros esta­dos, con­seguimos inter­romper uma cadeia de coman­do que eles con­tin­u­am exercendo mes­mo estando pre­sos”, disse em nota.

Para a secretária de Esta­do de Admin­is­tração Pen­i­ten­ciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, a oper­ação mostrou inte­gração entre órgãos do esta­do e do gov­er­no fed­er­al. “A ação de hoje mostra que a Seap, jun­ta­mente com a Senap­pen, está tra­bal­han­do de for­ma cada vez mais integra­da em prol da segu­rança do povo do Rio. Esta­mos cumprindo nos­so papel de preser­var a ordem e a dis­ci­plina jun­to nas unidades pri­sion­ais, impedin­do que essas lid­er­anças se artic­ulem além dos muros”.

Prisão

Luiz Antônio da Sil­va Bra­ga foi pre­so no dia 24 de dezem­bro de 2023, quan­do se apre­sen­tou à Super­in­tendên­cia da Polí­cia Fed­er­al (PF) no Rio, na Praça Mauá, região por­tuária da cidade. A prisão ocor­reu depois de inten­sas nego­ci­ações entre seus advo­ga­dos, a Sec­re­taria de Segu­rança Públi­ca e a PF.

Zin­ho é apon­ta­do como respon­sáv­el por coman­dar os ataques à zona oeste no final do ano pas­sa­do. Naque­le momen­to, havia, pelo menos, 12 man­da­dos de prisão con­tra o mili­ciano expe­di­dos pela Justiça.

Transferências

Con­forme o gov­er­no flu­mi­nense, 18 pre­sos de alta per­icu­losi­dade foram trans­feri­dos para presí­dios fed­erais nos últi­mos meses. Em jul­ho e agos­to de 2023, em uma mega­op­er­ação foram trans­feri­das 16 pes­soas que coman­davam orga­ni­za­ções crim­i­nosas. Tam­bém nes­sa ação, segun­do o gov­er­no do esta­do, não hou­ve ocor­rên­cias e tudo foi real­iza­do em total segu­rança, de for­ma con­jun­ta pela Seap com out­ras forças de segu­rança, como as polí­cias Civ­il e Mil­i­tar, o Cor­po de Bombeiros, a PF e a Senap­pen.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Moraes autoriza transferência de kid preto de Brasília para Manaus

Militar foi preso em novembro do ano passado pela Polícia Federal André Richter — Repórter …