...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Meio Ambiente / Militares do Exército começam a combater incêndios no Tocantins

Militares do Exército começam a combater incêndios no Tocantins

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Brigadistas de outras unidades de conservação foram remanejados


Publicado em 15/09/2024 — 14:11 Por Wellton Máximo — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O com­bate aos incên­dios flo­restais no Tocan­tins gan­hou o reforço das Forças Armadas. O Exérci­to envi­ou 190 mil­itares para aju­dar o Cor­po de Bombeiros, os brigadis­tas, a Defe­sa Civ­il e os órgãos estad­u­ais de meio ambi­ente na con­tenção das chamas.

A equipe chegou no sába­do (14) e começou a tra­bal­har neste domin­go (15). Os inte­grantes do Exérci­to estão dis­tribuí­dos da seguinte for­ma: em relação aos mil­itares espe­cial­iza­dos no com­bate a incên­dios, 60 foram para a Ilha do Bananal, prin­ci­pal foco de incên­dio no esta­do; 60 tra­bal­ham na região met­ro­pol­i­tana da cap­i­tal, Pal­mas; e 40 for­mam um con­tin­gente de reser­va para reforçar as equipes. Além da equipe espe­cial­iza­da, 30 mil­itares dão suporte logís­ti­co à oper­ação.

A força-tare­fa de com­bate aos incên­dios flo­restais no esta­do se reuniu no sába­do no 22° Batal­hão de Infan­taria Mecan­iza­do do Exérci­to, em Pal­mas. O gov­er­no estad­ual par­ticipou do encon­tro por meio do Cor­po de Bombeiros, da Defe­sa Civ­il Estad­ual, do Insti­tu­to Natureza do Tocan­tins (Nat­u­ratins), da Sec­re­taria de Esta­do do Meio Ambi­ente e Recur­sos Hídri­cos (Semarh) e de out­ros órgãos envolvi­dos nos tra­bal­hos.

Neste ano, o fogo con­sum­iu cer­ca de 250 mil hectares na Ilha do Bananal, reser­va da bios­fera e uma das áreas de maior bio­di­ver­si­dade do país por ficar numa zona de con­fluên­cia entre o Cer­ra­do e a Flo­res­ta Amazôni­ca. Os ven­tos fortes e que mudam de direção difi­cul­tam o con­t­role das chamas.

A maior pre­ocu­pação da força-tare­fa na Ilha do Bananal neste momen­to é a Mata do Mamão, habi­tat de povos indí­ge­nas iso­la­dos, onde 8 mil hectares foram dev­as­ta­dos. A Ilha do Bananal abri­ga três etnias indí­ge­nas.

Out­ros pon­tos turís­ti­cos do Tocan­tins foram afe­ta­dos por incên­dios recentes. No perío­do de 4 a 7 de setem­bro, o Par­que Estad­ual do Jalapão, que abri­ga as famosas Dunas do Jalapão, ficou fecha­do por causa do fogo que atingiu cer­ca de 10 mil hectares na Ser­ra do Espíri­to San­to. Um dos por­tais de entra­da do par­que, a Lagoa da Ser­ra, teve quiosques destruí­dos pelo fogo, o que forçou a evac­uação às pres­sas de um grupo de tur­is­tas de São Paulo.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …