...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Minas Gerais e Espírito Santo têm alertas de chuvas intensas

Minas Gerais e Espírito Santo têm alertas de chuvas intensas

Repro­dução: @Agência Brasil / EBC

Em Minas Gerais já são 91 municípios em estado de alerta


Pub­li­ca­do em 20/12/2022 — 17:16 Por Cristi­na Indio do Brasil – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Coor­de­nado­ria Estad­ual de Defe­sa Civ­il (Cedec) de Minas Gerais fez um aler­ta à pop­u­lação sobre os cuida­dos que pre­cisam ser toma­dos na maior parte do esta­do até o iní­cio da sem­ana que vem por causa da pre­visão de chu­va inten­sa.

A Cedec infor­mou que a pre­visão do Insti­tu­to Nacional de Pesquisas Espa­ci­ais (Inpe) indi­ca pos­si­bil­i­dade de chu­vas além da média prin­ci­pal­mente na região met­ro­pol­i­tana de Belo Hor­i­zonte e na Zona da Mata para hoje (20) e aman­hã (21), sendo que a pre­visão pode se esten­der até o dia 26.

Além de Minas Gerais, os esta­dos do Rio de Janeiro, Espíri­to San­to, Bahia, Goiás e parte do Mato Grosso e do Tocan­tins podem ser atingi­dos pelos tem­po­rais. “Esta­mos viven­do um perío­do chu­voso muito inten­so. Nes­ta sem­ana do Natal, podemos chegar a 200 milímet­ros de chu­va em alguns pon­tos do esta­do. É mui­ta chu­va”, comen­tou o coor­de­nador Estad­ual da Defe­sa Civ­il de MG, coro­nel Osval­do de Souza Mar­ques.

A chu­va inten­sa que já atingiu Minas Gerais no atu­al perío­do chu­voso deixou, até ago­ra, 91 municí­pios em esta­do de emergên­cia, entre eles, São Domin­gos do Pra­ta, Salto da Divisa e San­ta Hele­na de Minas.

De acor­do com o bole­tim da Coor­de­nado­ria Estad­ual de Defe­sa Civ­il de Minas Gerais (Cedec) atu­al­iza­do hoje, nas cidades de Piraú­ba, Bom Jesus do Gal­ho, San­ta Luzia, Ves­pasiano, Bertópo­lis, Inhapim, Pres­i­dente Bernardes e Gov­er­nador Val­adares foram reg­istradas oito mortes, uma em cada municí­pio. No perío­do o esta­do con­tabi­liza 1.244 desabri­ga­dos e 4.434 desa­lo­ja­dos.

A Defe­sa Civ­il Estad­ual infor­mou que para aju­dar diver­sos municí­pios no com­bate aos danos cau­sa­dos pela chu­va, dis­tribuiu 497 kits, cada um no val­or de R$ 163,4 mil, con­tendo viatu­ra 4x4, um note­book, uma tre­na dig­i­tal e coletes reflex­ivos.

“Tam­bém aju­damos na orga­ni­za­ção de ações de respos­ta e resta­b­elec­i­men­to à nor­mal­i­dade, dis­tribuição de mate­r­i­al de aju­da human­itária e envio de equipe de respos­ta para aux­il­iar os municí­pios quan­do necessário”, com­ple­tou o órgão em respos­ta à Agên­cia Brasil.

Espírito Santo

A Defe­sa Civ­il do Espíri­to San­to fez um aler­ta para as condições mete­o­rológ­i­cas do esta­do para esta terça-feira e quar­ta-feira e desta­cou o avi­so do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) repor­tan­do risco de chu­va inten­sa para todo o esta­do, em nív­el de peri­go. O aler­ta vale para hoje e aman­hã, até as 10h30.

No mes­mo bole­tim divul­gou a pre­visão do Insti­tu­to Capix­a­ba de Pesquisa, Assistên­cia Téc­ni­ca e Exten­são Rur­al (Inca­per) de “nív­el atenção dev­i­do às condições mete­o­rológ­i­cas favoráveis para ocor­rên­cia de acu­mu­la­dos sig­ni­fica­tivos de chu­va pelo Esta­do”, que valem até o próx­i­mo sába­do (24).

Os maiores acu­mu­la­dos de chu­va nas últi­mas 24 horas entre os municí­pios que pos­suem estação mete­o­rológ­i­ca do Cen­tro Nacional de Mon­i­tora­men­to e Aler­tas de Desas­tres Nat­u­rais (Cemaden) foram reg­istra­dos em Cachoeiro de Itapemir­im (71,67 mm), segui­do de Pres­i­dente Kennedy (55 mm) e Eco­po­ran­ga (50,95 mm).

São Mateus e Nova Vené­cia estão em risco alto de movi­men­to de mas­sa, o que inclui desliza­men­tos. O esta­do reg­is­tra 1.274 desa­lo­ja­dos e 228 desabri­ga­dos. A maior parte está no municí­pio de São Mateus com 1.245 desa­lo­ja­dos e 194 desabri­ga­dos.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Autoridade de Proteção de Dados suspende coleta de íris

Empresa oferece criptomoeda a titulares de dados no Brasil Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 24/01/2025 — …