...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Minas Gerais registra 220 cidades em situação de emergência

Minas Gerais registra 220 cidades em situação de emergência

Repro­dução: © Defe­sa Civ­il Munic­i­pal de Sabará

Mais de 11 mil pessoas ficaram desalojadas desde o início das chuvas


Pub­li­ca­do em 14/01/2023 — 14:32 Por Lud­mil­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Em Minas Gerais,  220 cidades estão em situ­ação de emergên­cia, de acor­do com o bole­tim de ocor­rên­cia divul­ga­do neste sába­do (14) pela Defe­sa Civ­il de Minas Gerais. Não há nen­hu­ma cidade em esta­do de calami­dade públi­ca. A lista de cidades em situ­ação de anor­mal­i­dade em decor­rên­cia das chu­vas pode ser visu­al­iza­da no site da Defe­sa Civ­il.

Segun­do o bole­tim, no acu­mu­la­do de 21 de setem­bro do ano pas­sa­do até este sába­do, 21 pes­soas mor­reram em decor­rên­cia das chu­vas, 2.015 pes­soas ficaram desabri­gadas e 11.256 desa­lo­jadas.

Capitólio

Na últi­ma sex­ta-feira (13), dev­i­do às chu­vas inten­sas que têm ocor­ri­do na região de Capitólio, no sudoeste do esta­do, o Rio Piumhi saiu da cal­ha e provo­cou alaga­men­tos na parte baixa da cidade e difi­cul­dade de escoa­men­to do acú­mu­lo das águas no canal do rio, infor­mou a Defe­sa Civ­il do esta­do.

As duas entradas prin­ci­pais da cidade encon­tram-se inun­dadas e com o tráfego prej­u­di­ca­do pela fal­ta de vis­i­bil­i­dade. No municí­pio exis­tem rotas alter­na­ti­vas, a estra­da do Dique para quem vai sen­ti­do Pas­sos e a estra­da do Socor­ro para quem vai para Piumhi.

Segun­do a coor­de­nado­ra munic­i­pal de defe­sa civ­il, todas as residên­cias próx­i­mas à área de inun­dação foram vis­i­tadas e vis­to­ri­adas. Os serviços de fornec­i­men­to de água e esgo­to foram inter­rompi­dos na área inun­da­da. Três pes­soas estão desabri­gadas e 60 desa­lo­jadas.

Previsão

Segun­do a Defe­sa Civ­il de Minas Gerais, neste fim de sem­ana, as condições mete­o­rológ­i­cas favore­cem o tem­po instáv­el com ocor­rên­cia de pan­cadas de chu­va, típi­cas da estação do verão, sobre­tu­do, nas regiões oeste, sul e Triân­gu­lo Mineiro. O ar mais seco gan­ha força sobre o norte e leste do esta­do e con­tribui para a redução da cober­tu­ra de nuvens e tam­bém das chu­vas.

Faz calor aci­ma dos 30ºC em todas as regiões mineiras e a máx­i­ma do esta­do deve atin­gir 34°C no Vale do Jequit­in­hon­ha. Na cap­i­tal e na Grande Belo Hor­i­zonte, após um lon­go perío­do de chu­va a tendên­cia é de tem­po estáv­el no domin­go (15) e segun­da-feira (16).

Saiba mais na TV Brasil:

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …