...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Cultura / MinC repudia cerimonial do Grammy por episódio com Milton Nascimento

MinC repudia cerimonial do Grammy por episódio com Milton Nascimento

Cantor foi posicionado em um local incompatível com sua trajetória

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/02/2025 — 21:19
Brasília
Brasília (DF) 05/02/2025 - MinC repudia cerimonial do Grammy por episódio com Milton Nascimento Cantor foi posicionado em um local incompatível com sua trajetória. Foto: esperanzaspalding/Instagram
Repro­dução: © esperanzaspalding/Instagram

O Min­istério da Cul­tura (MinC) pub­li­cou nes­ta terça-feira (4) uma nota man­i­fe­s­tando “repú­dio” à decisão do cer­i­mo­ni­al da pre­mi­ação do Gram­my 2025 de posi­cionar o can­tor e com­pos­i­tor Mil­ton Nasci­men­to “em um local incom­patív­el com sua tra­jetória, prestí­gio inter­na­cional e neces­si­dades físi­cas.”

Para o min­istério, a ati­tude “demon­stra fal­ta de sen­si­bil­i­dade e respeito a um dos maiores nomes da músi­ca brasileira”.

Antes do Minc, Mil­ton havia se pro­nun­ci­a­do a respeito do episó­dio em suas con­tas nas redes soci­ais. Ele esclare­ceu que não foi “bar­ra­do”, mas que optou por se ausen­tar do even­to quan­do con­sta­tou, um dia antes, que o Gram­my havia indi­ca­do “um lugar na arquiban­ca­da” e não “nas mesas — entre os artis­tas prin­ci­pais ali pre­sentes” e ao lado da can­to­ra e baix­ista Esper­an­za Spald­ing, com quem divide o dis­co “Mil­ton + esper­an­za”, lança­do em agos­to do ano pas­sa­do e indi­ca­do à pre­mi­ação.

O artista brasileiro ain­da agrade­ceu o apoio, car­in­ho e pre­ocu­pação das pes­soas que man­i­fes­taram indig­nação com a decisão da cer­imô­nia do Gram­my, ocor­ri­da no domin­go (2), em Los Ange­les (EUA).

Tam­bém nas redes soci­ais, Esper­an­za Spald­ing pub­li­cou imagem sua sen­ta­da nas mesas prin­ci­pais da pre­mi­ação com car­taz com foto de Mil­ton afir­man­do que ele “dev­e­ria estar sen­ta­do ali” e que a não des­ti­nação do lugar “não pare­ceu cer­ta.”

O dis­co de Esper­an­za e Mil­ton con­cor­ria a mel­hor álbum de jazz vocal. O prêmio, no entan­to, foi con­ce­di­do a can­to­ra e com­pos­i­to­ra estadunidense Sama­ra Joy McLen­don, pelo dis­co “A joy­ful hol­i­day”

Míl­ton Nasci­men­to tem 82 anos de idade, lançou 34 álbuns e rece­beu diver­sas pre­mi­ações nacionais e estrangeiras, incluin­do cin­co prêmios Gram­my.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …