...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Economia / Minha Casa, Minha Vida: governo fará nova seleção com 100 mil imóveis

Minha Casa, Minha Vida: governo fará nova seleção com 100 mil imóveis

Anúncio, feito em Brasília, é do ministro das Cidades, Jader Filho

Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/02/2025 — 09:37
Brasília
Brasília, 12/02/2025 - Jader Filho, no Bom dia, Ministro, ao vivo direto do encontro dos novos prefeitos e prefeitas .Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/Agên­cia Brasil

O gov­er­no fed­er­al vai realizar uma nova seleção, com 100 mil unidades habita­cionais, no âmbito do pro­gra­ma Min­ha Casa, Min­ha Vida. O anún­cio foi feito nes­ta quar­ta-feira (12) pelo min­istro das Cidades, Jad­er Fil­ho. O detal­hamen­to da seleção, segun­do ele, será feito às 14h de hoje, em reunião com out­ros min­istérios e com prefeitos que par­tic­i­pam do Encon­tro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

“Con­vi­do prefeitos e prefeitas que vão, que par­ticipem, que acom­pan­hem essa reunião de hoje à tarde, que acon­te­cerá por vol­ta das 14h. Lá, vamos dar todas as infor­mações dessa nova seleção que vai se ini­ciar – parte com o Orça­men­to Ger­al da União. Para as out­ras modal­i­dades, que acon­te­ce­r­am no ano pas­sa­do, vamos faz­er a par­tir de finan­cia­men­to do FGTS [Fun­do de Garan­tia do Tem­po de Serviço]”, disse.

Em entre­vista a emis­so­ras de rádio durante o pro­gra­ma Bom Dia, Min­istro, da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), Jad­er disse que o gov­er­no pre­tende faz­er “alter­ações” no que diz respeito à estraté­gia envol­ven­do o FGTS.

Alterações

“Vamos con­ver­sar com o fun­do, vamos levar isso para que pos­samos faz­er algu­mas alter­ações no sen­ti­do de facil­i­tar para que os prefeitos pos­sam aces­sar ess­es recur­sos e, com isso, a gente crie novas infraestru­turas, seja de água, esgo­to e mobil­i­dade, mel­ho­ran­do a qual­i­dade de vida do povo que mora nas nos­sas cidades”, asse­gurou o min­istro.

Segun­do ele, prefeituras com pro­je­tos con­sid­er­a­dos “mais maduros” terão pri­or­i­dade na nova seleção do Min­ha Casa, Min­ha Vida.

“Quem mora de aluguel tem pres­sa, quem mora em área de risco tem pres­sa, quem mora nas ruas têm pres­sa. Por isso, a gente pre­cisa agilizar. A gente vai faz­er uma alter­ação, vamos pegar os pro­je­tos que estão mais maduros, aque­les prefeitos que tiverem pro­je­tos mais maduros e aque­las empre­sas que já tiverem pro­je­tos vão pas­sar na frente. Para que virem obra”, acen­tu­ou.

“Essas 100 mil unidades são uma nova seleção que vamos fir­mar. Vamos faz­er algu­mas alter­ações, vamos obvi­a­mente mel­ho­rar, ver­i­ficar aqui­lo que não deu cer­to, por que algu­mas obras atrasaram na seleção ante­ri­or. Fare­mos uma atu­al­iza­ção da maneira como fare­mos essa seleção para que a gente pos­sa faz­er acon­te­cer de uma maneira mais ráp­i­da”, com­ple­tou o min­istro.

Contenção de encostas e drenagem

Ain­da segun­do Jad­er, o gov­er­no prepara duas out­ras seleções: uma envol­ven­do con­tenção de encostas e out­ra, drenagem. “Fare­mos tam­bém uma seleção, com os gov­er­nos de esta­do, na questão da pre­venção, naque­las regiões onde a gente tem sofri­do tan­to com a seca. Uma seleção de abastec­i­men­to de água rur­al”, expli­cou.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil custará R$ 27 bilhões por ano

Projeto de lei ou MP deve ser anunciado nesta terça-feira Well­ton Máx­i­mo – Repórter da …