...
domingo ,16 março 2025
Home / Saúde / Ministério convoca 117 médicos para saúde indígena

Ministério convoca 117 médicos para saúde indígena

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Grupo vai atender em 29 distritos sanitários


Pub­li­ca­do em 13/03/2023 — 17:36 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Saúde irá con­vo­car 117 médi­cos para aten­derem comu­nidades indí­ge­nas. Os profis­sion­ais, brasileiros ou nat­u­ral­iza­dos for­ma­dos no exte­ri­or, inte­gram o Pro­je­to Mais Médi­cos e serão chama­dos para reforçar o quadro dos Dis­tri­tos San­itários Espe­ci­ais de Saúde Indí­ge­na (Dsei). Os primeiros médi­cos foram rece­bidos nes­ta segun­da-feira (13) e pas­saram por treina­men­to.

De acor­do com o min­istério, os médi­cos serão dis­tribuí­dos entre 29 dis­tri­tos, sendo que 14 irão para o ter­ritório Yanoma­mi, em Roraima, que enfrenta uma crise human­itária. Segun­do a pas­ta, a con­vo­cação rep­re­sen­ta aumen­to de 51,5% no número de médi­cos da saúde indí­ge­na. Atual­mente, são 227 profis­sion­ais em 34 Dseis.

“Os indí­ge­nas não mor­rem de dia­betes, porque não há açú­car em sua dieta, nem de hiperten­são, porque não con­somem sal. A causa das mortes dos nos­sos povos orig­inários é fome, desnu­trição e malária. As inter­venções são antibióti­cos, comi­da, dig­nidade e val­or à vida humana”, ressaltou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fer­nan­des, em nota divul­ga­da pela pas­ta.

A par­tir da próx­i­ma sem­ana, o primeiro grupo já será envi­a­do às unidades de atendi­men­to dos dis­tri­tos san­itários. Um segun­do grupo irá pas­sar pelo pro­gra­ma de acol­hi­men­to, atu­al­iza­ção em saúde indí­ge­na e, depois, seguirá para os municí­pios.

Con­forme o Min­istério da Saúde, o edi­tal havia sido lança­do em jul­ho do ano pas­sa­do, com pos­si­bil­i­dade de chama­men­to a par­tir de setem­bro do mes­mo ano.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mau humor e falta de foco podem indicar distúrbios do sono

Dia Mundial do Sono alerta para importância de hábitos saudáveis Ana Car­oli­na Alli* Pub­li­ca­do em …