...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Noticias / Ministério da Saúde amplia idade para receber vacina contra a dengue

Ministério da Saúde amplia idade para receber vacina contra a dengue

Novas regras valem para vacinas próximas à data de vencimento

Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 14/02/2025 — 18:31
Rio de Janeiro
São Paulo 11/04/2024 Prefeitura amplia a vacinação contra a Dengue, serão 471 UBS e AMAs, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Fotos da vacinaçao na UBS do Cambuci. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

As vaci­nas con­tra a dengue que estiverem próx­i­mas às datas de venci­men­to poderão ser apli­cadas em pes­soas com idades fora da faixa etária estip­u­la­da para o Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) e poderão ser remane­jadas para municí­pios ain­da não con­tem­pla­dos pela vaci­nação.

A recomen­dação está em nota téc­ni­ca para todos os esta­dos e o Dis­tri­to Fed­er­al pub­li­ca­da nes­ta sex­ta-feira (14). O obje­ti­vo, segun­do a pas­ta, é garan­tir que todos os imu­nizantes adquiri­dos cheguem à pop­u­lação, amplian­do a pro­teção con­tra a doença.

Ago­ra as dos­es com um pra­zo de 2 meses de val­i­dade poderão ser remane­jadas para municí­pios ain­da não con­tem­pla­dos pela vaci­nação con­tra dengue ou ser apli­cadas em faixa etária ampli­a­da, con­tem­p­lan­do pes­soas de 6 anos a 16 anos de idade.

Já para as vaci­nas que com­pletarem 1 mês de val­i­dade, a estraté­gia poderá ser expandi­da até o lim­ite etário especi­fi­ca­do na bula da vaci­na, abrangen­do a faixa etária de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

O imu­nizante, no âmbito do SUS, é volta­do para aque­les com idade entre 10 anos e 14 anos.

De acor­do com o Min­istério, a expan­são do públi­co-alvo deve con­sid­er­ar a disponi­bil­i­dade de dos­es e a situ­ação epi­demi­ológ­i­ca de cada esta­do e municí­pio. Além dis­so, a pas­ta deve ser dev­i­da­mente infor­ma­da pelas unidades fed­er­a­ti­vas sobre a imple­men­tação da estraté­gia tem­porária de ampli­ação da vaci­nação.

Todas as dos­es admin­istradas devem ser reg­istradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) de for­ma a garan­tir a segun­da dose e o mon­i­tora­men­to com­ple­to do proces­so de imu­niza­ção.

Busca ativa

Para com­ple­tar o esque­ma vaci­nal, é pre­ciso tomar duas dos­es da vaci­na, o que garante a imu­niza­ção ofer­e­ci­da pela vaci­na.

Segun­do o Min­istério da Saúde, em 2024, 6,5 mil­hões de dos­es foram envi­adas aos esta­dos e municí­pios, mas ape­nas 3,8 mil­hões foram apli­cadas. A situ­ação é ain­da mais pre­ocu­pante entre os ado­les­centes. Aprox­i­mada­mente 1,3 mil­hão de jovens que ini­cia­ram o esque­ma vaci­nal não retornaram para a segun­da dose.

O min­istério recomen­da que esta­dos e municí­pios inten­si­fiquem as estraté­gias de bus­ca ati­va, iden­ti­f­i­can­do e mobi­lizan­do aque­les que ain­da não com­ple­taram o esque­ma vaci­nal.

Vacina

O Brasil foi o primeiro país do mun­do a ofer­e­cer o imu­nizante no sis­tema públi­co uni­ver­sal. A vaci­nação no país teve iní­cio em fevereiro de 2024 em 315 municí­pios e, des­de então, vem sendo ampli­a­da, chegan­do atual­mente a 1.921 municí­pios, de acor­do com o Min­istério da Saúde.

Em 2024, a vaci­na da dengue foi incor­po­ra­da ao SUS para o públi­co de 10 anos a 14 anos de idade que reside em local­i­dades pri­or­itárias, con­forme critérios definidos a par­tir do cenário epi­demi­ológi­co da doença no país e decisão pactu­a­da com esta­dos e municí­pios na Comis­são Interge­stores Tri­par­tite (CIT).

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …