...
sábado ,15 novembro 2025
Home / Noticias / Ministério da Saúde confirma 113 registros de intoxicação por metanol

Ministério da Saúde confirma 113 registros de intoxicação por metanol

São 11 casos confirmados e 102 em investigação

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/10/2025 — 18:51
Brasília
Brasília (DF), 03/10/2025 - Operação conjunta de órgãos do GDF para fiscalização de distribuidoras de bebidas alcoólicas. ler menos por Secretaria de Saúde do Distrito Federal Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde DF
Repro­dução: © San­dro Araújo/Agência Saúde DF

Até as 16h des­ta sex­ta-feira (3), 113 casos de intox­i­cação por metanol após a ingestão de bebi­da alcoóli­ca havi­am sido reg­istra­dos em todo o país, infor­mou o Min­istério da Saúde. A pas­ta começou a divul­gar um bole­tim diário dos casos, com base nos dados envi­a­dos pelos esta­dos.

Ao todo, são 11 casos con­fir­ma­dos e 102 em inves­ti­gação. Na divisão por esta­dos, São Paulo lid­era com 101 reg­istros (11 con­fir­ma­dos e 90 em inves­ti­gação).

Tam­bém há casos sus­peitos nos seguintes esta­dos:

  • 6 em Per­nam­bu­co;
  • 2 na Bahia;
  • 2 no Dis­tri­to Fed­er­al;
  • 1 no Paraná;
  • 1 no Mato Grosso do Sul.

Do total de casos noti­fi­ca­dos, 12 resul­taram em morte, das quais uma está con­fir­ma­da no esta­do de São Paulo e 11 estão sendo inves­ti­gadas.

Os óbitos inves­ti­ga­dos estão divi­di­dos pelos seguintes esta­dos:

  • 8 em São Paulo;
  • 1 em Per­nam­bu­co;
  • 1 na Bahia;
  • 1 no Mato Grosso do Sul.

Infor­madas pelos Cen­tros de Infor­mações Estratég­i­cas e Respos­ta em Vig­ilân­cia em Saúde Nacional (Cievs) estad­u­ais, as noti­fi­cações de intox­i­cação por metanol foram repas­sadas ao Cievs nacional, que con­sol­i­da os dados.

Antídoto

Para reduzir o impacto das intox­i­cações provo­cadas pelo metanol em bebidas alcoóli­cas adul­ter­adas, o Min­istério da Saúde em parce­ria com a Empre­sa Brasileira de Serviços Hos­pi­ta­lares (Ebserh) com­prou 4,3 mil ampo­las de etanol far­ma­cêu­ti­co, anti­do­to para esse tipo de intox­i­cação. A pas­ta está com­pran­do mais 150 mil ampo­las (5 mil trata­men­tos), para garan­tir o estoque do Sis­tema Úni­co de Saúde.

O Min­istério da Saúde tam­bém pediu que a Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) faça um chama­men­to inter­na­cional das 10 maiores agên­cias reg­u­lado­ras nos seguintes país­es: Argenti­na, Méx­i­co, Comu­nidade Europeia, Esta­dos Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Chi­na, Suíça e Aus­trália.

A pas­ta tam­bém envi­ou ofí­cio para empre­sas e insti­tu­ições da Índia, Esta­dos Unidos e Por­tu­gal em que pede doação e cotação de com­pra para out­ro antí­do­to, o fomepi­zol. Atual­mente, poucos país­es têm o pro­du­to em estoque.

O min­istério tam­bém ofi­cial­i­zou pedi­do a Orga­ni­za­ção Pan-Amer­i­cana da Saúde (Opas) para a doação ime­di­a­ta de 100 trata­men­tos de fomepi­zol e man­i­festou intenção de adquirir out­ras 1 mil do medica­men­to por meio da lin­ha de crédi­to do Fun­do Estratégi­co da Opas, amplian­do o estoque nacional.

Orientações

Na quar­ta (1º), o Min­istério da Saúde ori­en­tou que os esta­dos e os municí­pios noti­fiquem ime­di­ata­mente todas as sus­peitas de intox­i­cação por metanol. A medi­da pre­tende for­t­ale­cer a vig­ilân­cia epi­demi­ológ­i­ca e garan­tir uma respos­ta ráp­i­da e efi­caz aos casos sus­peitos.

No mes­mo dia, foi insta­l­a­da uma sala de situ­ação para mon­i­torar os casos. De caráter extra­ordinário, essa estru­tu­ra per­manecerá ati­va enquan­to hou­ver risco san­itário e neces­si­dade de mon­i­tora­men­to e respos­ta nacional.

arte-metanol

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Defesa Civil alerta população para tempestade no Sul e Centro-Oeste

Estão previstas chuvas acima de 100 mm em 24 horas e queda de granizo Luiz …