...
quinta-feira ,25 abril 2024
Home / Noticias / Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue

Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da campanha de doação de sangue no Dia Mundial do Doador de Sangue.
Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Lançamento ocorre no Dia Mundial do Doador de Sangue


Publi­ca­do em 14/06/2021 — 10:38 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia
Atu­a­li­za­do em 14/06/2021 — 12:00

Com o lema Doe San­gue Regu­lar­men­te — com a Nos­sa União a Vida se Com­ple­ta, o Minis­té­rio da Saú­de lan­çou hoje (14) uma cam­pa­nha para incen­ti­var a popu­la­ção a doar san­gue regu­lar­men­te. O obje­ti­vo é incre­men­tar o esto­que de san­gue do país, que teve uma redu­ção de 10% des­de o iní­cio da pan­de­mia de covid-19. O lan­ça­men­to ocor­re na data em que se come­mo­ra o Dia Mun­di­al do Doa­dor de San­gue.

Em 2019, foram rea­li­za­das 3.271.824 cole­tas de san­gue no país e em 2020 o núme­ro caiu para 2.958.665. Segun­do o minis­té­rio, a redu­ção se deu em razão da dimi­nui­ção na cir­cu­la­ção de pes­so­as por con­ta da covid-19. Ape­sar da redu­ção, a pas­ta não regis­trou desa­bas­te­ci­men­to.

Mes­mo assim, duran­te a pan­de­mia o minis­té­rio teve que aci­o­nar o Pla­no Naci­o­nal de Con­tin­gên­cia de San­gue que pos­si­bi­li­tou o rema­ne­ja­men­to de bol­sas de san­gue entre os esta­dos con­for­me a deman­da e ofer­ta em cada local. Nove esta­dos fize­ram soli­ci­ta­ções e foram aten­di­dos: São Pau­lo, Minas Gerais, Piauí, Per­nam­bu­co, Ser­gi­pe, Ama­pá, Rondô­nia, Para­ná e San­ta Cata­ri­na.

Ouça: Sai­ba o que é pre­ci­so para se tor­nar um doa­dor de san­gue

Em média, a dis­po­ni­bi­li­za­ção do san­gue para o des­ti­no final leva até oito horas, con­si­de­ran­do a mai­or dis­tân­cia entre o esta­do soli­ci­tan­te e o que doa.

Nes­te ano, até o mês de mar­ço foram cole­ta­das 734.247 bol­sas de san­gue no país. Duran­te o lan­ça­men­to da cam­pa­nha, o minis­tro da Saú­de, Mar­ce­lo Quei­ro­ga, lem­brou que todo a manu­ten­ção do abas­te­ci­men­to dos hemo­cen­tros é pos­sí­vel gra­ças à exis­tên­cia do Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS).

“Vamos apro­vei­tar essa opor­tu­ni­da­de não só para rea­fir­mar as ações de enfren­ta­men­to à pan­de­mia, mas tam­bém a neces­si­da­de con­tí­nua da cum­prir o pre­cei­to cons­ti­tu­ci­o­nal da saú­de como direi­to fun­da­men­tal”, afir­mou o minis­tro.

Assista à integra da transmissão:

Para doar san­gue, é pre­ci­so ter de 16 a 69 anos, des­de que a pri­mei­ra doa­ção tenha sido fei­ta até 60 anos (meno­res de 18 anos devem apre­sen­tar con­sen­ti­men­to for­mal do res­pon­sá­vel legal); pesar no míni­mo 50 qui­los; e estar ali­men­ta­do. No dia da cole­ta, o doa­dor não deve inge­rir ali­men­tos gor­du­ro­sos antes da doa­ção; deve ter dor­mi­do pelo menos seis horas nas últi­mas 24 horas; e apre­sen­tar docu­men­to ofi­ci­al de iden­ti­fi­ca­ção com foto.

Uma úni­ca doa­ção de san­gue, de 450 mili­li­tros, é sufi­ci­en­te para sal­var a vida de até 4 pes­so­as. Além dis­so, essa quan­ti­da­de é repos­ta no orga­nis­mo em 24 horas.

A cam­pa­nha des­te ano tam­bém vai lan­çar mão do auxí­lio da tec­no­lo­gia, por meio do Face­bo­ok. Bas­ta aces­sar a pági­na para se cadas­trar como doa­dor de san­gue.

O minis­tro lem­brou ain­da que a doa­ção volun­tá­ria de san­gue, além de um ato de amor é um com­pro­mis­so com a vida. “Vamos nos unir para man­ter­mos nos nos­sos ban­cos de san­gue reser­vas sufi­ci­en­tes para aten­der a popu­la­ção bra­si­lei­ra”, pediu o minis­tro.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil Antecipação da primeira parcela será paga junto …