...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Noticias / Ministério e USP assinam convênio para pesquisar mortes violentas

Ministério e USP assinam convênio para pesquisar mortes violentas

trgo_abr_090220190973

© Tânia Rêgo/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Serão empregados R$ 5,2 milhões na aquisição de equipamentos


Publi­ca­do em 30/03/2021 — 08:52 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Um con­vê­nio assi­na­do entre a Secre­ta­ria Naci­o­nal de Polí­ti­cas sobre Dro­gas, do Minis­té­rio da Jus­ti­ça e Segu­ran­ça Públi­ca, e a Facul­da­de de Medi­ci­na da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo (USP) pos­si­bi­li­ta­rá, por meio de autóp­si­as, o desen­vol­vi­men­to de pes­qui­sas sobre a detec­ção do uso de álco­ol e dro­gas ilí­ci­tas entre as víti­mas de mor­tes vio­len­tas.

Ao todo, R$ 5,2 milhões serão dis­po­ni­bi­li­za­dos por meio de finan­ci­a­men­to para a aqui­si­ção de novos equi­pa­men­tos. As autóp­si­as serão fei­tas nos ins­ti­tu­tos médi­cos legais de Vitó­ria (ES), Goi­â­nia (GO), Reci­fe (PE), Belém (PA) e Curi­ti­ba (PR), além de outras qua­tro cida­des loca­li­za­das em algu­mas des­sas regiões metro­po­li­ta­nas – Ana­nin­deua (PA), Pau­lis­ta (PE), Cari­a­ci­ca (ES) e São José dos Pinhais (PR).

Segun­do o Minis­té­rio da Jus­ti­ça, “a pes­qui­sa tem o obje­ti­vo de apri­mo­rar o moni­to­ra­men­to de mor­tes rela­ci­o­na­das ao con­su­mo de álco­ol e dro­gas no país e será uma impor­tan­te fer­ra­men­ta para pro­gra­mas naci­o­nais de pre­ven­ção e con­tro­le de óbi­tos, tal como o pro­je­to Drogô­me­tro, que pre­vê a imple­men­ta­ção de tec­no­lo­gi­as para detec­ção do uso de dro­gas por par­te de con­du­to­res de veí­cu­los”.

Políticas públicas

Em nota, o dire­tor de Polí­ti­cas Públi­cas e Arti­cu­la­ção Ins­ti­tu­ci­o­nal da Secre­ta­ria Naci­o­nal de Polí­ti­cas sobre Dro­gas, Gus­ta­vo Cami­lo Bap­tis­ta, dis­se que a par­ce­ria será rele­van­te para sub­si­di­ar polí­ti­cas públi­cas sobre dro­gas base­a­das em evi­dên­ci­as.

“Em pes­qui­sa ante­ri­or da pró­pria USP, sou­be­mos que 25% das víti­mas fatais de aci­den­te de trân­si­to na cida­de de São Pau­lo tinham fei­to uso ime­di­a­to de dro­gas antes da ocor­rên­cia no perío­do estu­da­do, e ape­nas 18% uso de álco­ol. Ao se enten­der estas cor­re­la­ções, pode­mos fazer dese­nhos mais ade­qua­dos de pro­gra­mas e pro­je­tos que con­si­gam dimi­nuir estes indi­ca­do­res “, afir­mou.

O estu­do será coor­de­na­do na USP pela pro­fes­so­ra do Depar­ta­men­to de Medi­ci­na Legal, Éti­ca Médi­ca e Medi­ci­na Soci­al e do Tra­ba­lho da Facul­da­de de Medi­ci­na, Vil­ma Ley­ton; e pelo pro­fes­sor do Depar­ta­men­to de Medi­ci­na Pre­ven­ti­va, Herá­cli­to Bar­bo­sa de Car­va­lho.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo do Espírito Santo decreta situação de emergência após temporal

Repro­du­ção: © Repro­du­ção de vídeo TVE / ES Municípios da região sul do estado foram …