...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Saúde / Ministério envia a 12 estados doses da nova vacina contra covid-19

Ministério envia a 12 estados doses da nova vacina contra covid-19

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil/Arquivo

Demais unidades da federação receberão imunizante nas próximas semanas


Publicado em 10/05/2024 — 18:39 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

O Min­istério da Saúde dis­tribui a 12 esta­dos as primeiras dos­es da vaci­na atu­al­iza­da con­tra a covid-19. Ess­es lotes são parte de um total de 12,5 mil­hões de dos­es adquiri­das pela pas­ta e que desem­bar­caram no Aero­por­to de Guarul­hos, em São Paulo, no dia 2. A dis­tribuição começou na quin­ta-feira (9) e teve con­tinuidade nes­ta sex­ta (10).

Na quin­ta-feira, as sec­re­tarias de Saúde do Paraná, de Goiás, do Maran­hão e de Mato Grosso rece­ber­am os primeiros lotes. Nes­ta sex­ta-feira, a pre­visão era de que mais oito esta­dos recebessem os esto­ques do imu­nizante con­tra a covid-19 com a ver­são atu­al­iza­da: Amapá, Ceará, Espíri­to San­to, de Minas Gerais, da Paraí­ba, do Piauí, de Rondô­nia e San­ta Cata­ri­na. De acor­do com Min­istério da Saúde, todas as demais unidades da fed­er­ação rece­berão o car­rega­men­to com as novas vaci­nas nas próx­i­mas sem­anas.

Público-alvo

As novas dos­es con­tra vari­antes do coro­n­avírus que estão sendo dis­tribuí­das são des­ti­nadas à imu­niza­ção dos públi­cos-alvo. Entre eles, estão pes­soas com 60 anos ou mais; pes­soas que vivem em insti­tu­ições de lon­ga per­manên­cia e tra­bal­hadores destes locais; pes­soas imuno­com­pro­meti­das; ribeir­in­hos; e indí­ge­nas em suas ter­ras.

Des­de 1º de janeiro deste ano, as pes­soas do grupo pri­or­itário e cri­anças entre 6 meses e menores de 5 anos foram incluí­das no Cal­endário Nacional de Vaci­nação para serem imu­nizadas con­tra a covid-19. Para a vaci­na con­tra o SARS-CoV­‑2, o Min­istério da Saúde recomen­da a apli­cação da dose anu­al ou semes­tral, no caso de gru­pos pri­or­itários com 5 anos de idade ou mais e maior risco de desen­volver for­mas graves da doença, inde­pen­den­te­mente do número de dos­es prévias rece­bidas.

Imunizante seguro

A vaci­na con­tra novas vari­antes do covid-19 foi recomen­da­da pela Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) e aprova­da pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa), em dezem­bro de 2023.  O Min­istério da Saúde enfa­ti­za que os imu­nizantes aprova­dos no Brasil e incluí­dos no esque­ma vaci­nal con­tra a doença são efi­cazes, seguros e pas­sam por um rig­oroso proces­so de con­t­role de qual­i­dade antes de chegarem à pop­u­lação.

A secretária de Vig­ilân­cia em Saúde e Ambi­ente, Ethel Maciel, expli­ca que a vaci­nação for­t­alece a saúde da sociedade. “A covid-19 ain­da é uma doença de pre­ocu­pação e causa mortes e casos no Brasil, mes­mo que em pata­mares menores com­para­do ao pico da pan­demia. Por isso, é fun­da­men­tal que toda a pop­u­lação, espe­cial­mente os gru­pos pri­or­itários, busque o imu­nizante.”

Em nota, a min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade, relem­brou que as vaci­nas covid-19 tiver­am grande impacto na redução das mortes, do agrava­men­to da doença e de inter­nações pela covid-19. “Graças à vaci­nação, con­seguimos super­ar os momen­tos graves da pan­demia e ago­ra pre­cisamos cuidar da pro­teção frente a um prob­le­ma de saúde públi­ca que con­tin­uará a mere­cer atenção”, afir­mou.

Todo o esque­ma vaci­nal con­tra covid-19 está disponív­el no site do Min­istério da Saúde.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ANS lança ferramenta para mapeamento de profissionais de saúde

Ferramenta contribuirá para disseminação de dados no setor privado Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 23/01/2025 — …