...
domingo ,14 julho 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Ministério inaugura pontos de internet em estações de trem no RN

Ministério inaugura pontos de internet em estações de trem no RN

Repro­dução: © Dinarte Mariz/MCOM

O sinal de internet chegará por meio do satélite geoestacionário


Pub­li­ca­do em 17/01/2022 — 19:35 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério das Comu­ni­cações lançou hoje (17) mais uma eta­pa do pro­gra­ma Wi-Fi Brasil no Rio Grande do Norte. Foram inau­gu­ra­dos pon­tos de aces­so gra­tu­ito à inter­net de ban­da larga para usuários de 23 estações de trem em Natal e dos municí­pios de Par­namir­im, Ceará-Mir­im e Extremoz, que estão próx­i­mos à cap­i­tal potiguar. 

O sinal de inter­net chegará por meio do satélite geoesta­cionário brasileiro. A insta­lação faz parte de um con­vênio da pas­ta com a Com­pan­hia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estatal respon­sáv­el pelas lin­has que oper­am nos municí­pios e aten­dem cer­ca de 9 mil usuários por dia.

Durante o even­to, o min­istério tam­bém lançou o pro­gra­ma Dig­i­tal­iza na Estra­da. A ação vai per­cor­rer cidades do Nordeste para insta­lar ante­nas de TV Dig­i­tal. No esta­do, 27 cidades serão aten­di­das com novos equipa­men­tos de trans­mis­são para sub­sti­tuir as estações analóg­i­cas que estão em oper­ação.

De acor­do com o min­istro das Comu­ni­cações, Fábio Faria, a medi­da vai mel­ho­rar o con­teú­do ofer­e­ci­do à pop­u­lação.

“É uma agen­da impor­tan­tís­si­ma, porque muda muito a vida das pes­soas. Onde só tin­ha um canal fun­cio­nan­do, às vezes chi­an­do, em um dia só, pas­sa a ter nove canais, e com a qual­i­dade muito mel­hor de som e imagem”, comen­tou.

O pro­gra­ma Dig­i­tal­iza Brasil pre­tende levar trans­mis­são dig­i­tal para 1.638 municí­pios do país que ain­da uti­lizam sinal analógi­co.

Repro­dução: Em solenidade hoje em Natal (RN), min­istro Fábio Faria fala de acor­do que dá iní­cio à imple­men­tação de pon­tos de Wi-Fi Brasil para 23 estações de trem da Grande Natal — Dinarte Mariz/MCOM

Edição: Bruna Saniele

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

F20: favelas cariocas promovem fórum de debates sociais de olho no G20

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil Objetivo é ampliar participação das comunidades na cúpula Publicado em …