...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Sem categoria / Ministério lança campanha de valorização do aleitamento materno

Ministério lança campanha de valorização do aleitamento materno

Ministro Arthur Chioro lança a nova campanha de aleitamento materno. Participa da solenidade a madrinha da Semana Mundial de Amamentação (SMAM) de 2014, a atriz Nívea Stelmann, com sua filha (Wilson Dias/Agência Brasil)
Repro­du­ção: © Wil­son Dias/Agência Bra­sil

Prática pode reduzir em até 13% taxa de mortalidade nos primeiros anos


Publi­ca­do em 29/07/2021 — 17:30 Por Jonas Valen­te – Repór­ter Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O Minis­té­rio da Saú­de lan­çou nes­ta quin­ta-fei­ra (29) uma nova edi­ção da cam­pa­nha de valo­ri­za­ção do alei­ta­men­to mater­no. A ini­ci­a­ti­va tem como tema Todos pela Ama­men­ta­ção: É Pro­te­ção para a Vida Intei­ra e visa sen­si­bi­li­zar a soci­e­da­de sobre a impor­tân­cia des­sa prá­ti­ca.

A cam­pa­nha rea­fir­ma a rele­vân­cia do alei­ta­men­to mater­no duran­te os dois pri­mei­ros anos, ou mais. Nos pri­mei­ros seis meses, a reco­men­da­ção é que o alei­ta­men­to mater­no seja a fon­te exclu­si­va para do bebê.

A prá­ti­ca con­ti­nua impor­tan­te mes­mo no cená­rio da pan­de­mia de covid-19, diz o Minis­té­rio da Saú­de, ao res­sal­tar que o alei­ta­men­to mater­no pode redu­zir em até 13% as taxas de mor­ta­li­da­de infan­til nos pri­mei­ros cin­co anos da cri­an­ça.

Entre 1986 e 2020, essa alter­na­ti­va como fon­te prin­ci­pal de ali­men­ta­ção no pri­mei­ro ano de vida pas­sou de 30% para 53,1%.

De acor­do com dados da Orga­ni­za­ção Pan-ame­ri­ca­na da Saú­de (Opas), 40% das cri­an­ças têm alei­ta­men­to mater­no no mun­do. Na Amé­ri­ca Lati­na, menos da meta­de das cri­an­ças mamam na pri­mei­ra hora de vida.

Doação

Em maio, o Minis­té­rio da Saú­de já havia lan­ça­do a cam­pa­nha naci­o­nal de estí­mu­lo à doa­ção de lei­te materno. Con­for­me a pas­ta, essa prá­ti­ca supre ape­nas 64% do que seria neces­sá­rio para aten­der à deman­da.

O Bra­sil con­ta com 222 ban­cos de lei­te mater­no e 220 pon­tos de cole­ta.

No ano pas­sa­do, foram doa­dos 229 mil litros de lei­te mater­no por 182 mil mulhe­res. Esses núme­ros mar­ca­ram um aumen­to de 2,7% em rela­ção ao ano ante­ri­or.

Ouça na Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal:

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Gaza: pelo menos 15 estabelecimentos de saúde foram atingidos

Informação é do Ministério da Saúde palestino Publi­ca­do em 14/10/2023 — 12:07 Por Alex Rodri­gues …