...
domingo ,14 julho 2024
Home / Saúde / Ministério oferece mais de 21,5 mil vagas para Médicos pelo Brasil

Ministério oferece mais de 21,5 mil vagas para Médicos pelo Brasil

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Objetivo é levar profissionais a atuar em áreas remotas e indígenas


Publicado em 04/12/2021 — 17:36 Por Agência Brasil * — Brasília

O Min­istério da Saúde está ofer­e­cen­do mais de 21,5 mil vagas no Pro­gra­ma Médi­cos pelo Brasil. Eles poderão atu­ar em 5.233 municí­pios brasileiros, ou seja, quase 94% do país. A medi­da foi pub­li­ca­da em edição extra do Diário Ofi­cial da União nes­sa sex­ta-feira (3). O obje­ti­vo é reforçar o Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

O pro­gra­ma vai sub­sti­tuir grada­ti­va­mente o Pro­je­to Mais Médi­cos para o Brasil na Atenção Primária à Saúde (APS). São ofer­e­ci­dos aos médi­cos sele­ciona­dos para o pro­gra­ma a for­mação em med­i­c­i­na de família e comu­nidade, avali­ação de desem­pen­ho, pos­si­bil­i­dade de con­tratação por meio do regime CLT, a pro­gressão de car­reira (para diminuir a rota­tivi­dade) e grat­i­fi­cação para atu­ar em áreas remo­tas e de saúde indí­ge­na.

Os gestores de saúde dos municí­pios elegíveis devem faz­er a adesão ao Médi­cos pelo Brasil, cujo edi­tal deve ser pub­li­ca­do segun­da-feira (6). O edi­tal do proces­so sele­ti­vo para médi­cos tam­bém será pub­li­ca­do neste mês.

“A recomen­dação é que os gestores não per­cam a opor­tu­nidade de levar saúde e a pre­sença de médi­cos qual­i­fi­ca­dos para aten­der com dig­nidade o cidadão”, disse o secretário de Atenção Primária da pas­ta, Raphael Câmara. Ele pre­side o Con­sel­ho Delib­er­a­ti­vo da Agên­cia de Desen­volvi­men­to da Atenção Primária à Saúde (Adaps), respon­sáv­el por exe­cu­tar o novo pro­gra­ma.

Os muní­ci­p­ios foram escol­hi­dos levan­do em con­sid­er­ação a alta vul­ner­a­bil­i­dade e o fato de vários estarem em áreas rurais remo­tas.

O Médi­cos pelo Brasil foi lança­do em 2019 com o obje­ti­vo de estru­tu­rar a car­reira médi­ca fed­er­al para locais com difi­cul­dade de provi­men­to e alta vul­ner­a­bil­i­dade. O orça­men­to pre­vis­to para exe­cução no primeiro ano de tra­bal­ho é de R$ 1,2 bil­hão.

Con­fi­ra aqui a relação de municí­pios aptos para par­tic­i­pação no Pro­gra­ma Médi­cos pelo Brasil.

*Com infor­mações do Min­istério da Saúde

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado …