...
domingo ,27 abril 2025
Home / Justiça / Ministro é aplaudido ao dizer que crime não está nos morros do Rio

Ministro é aplaudido ao dizer que crime não está nos morros do Rio

“Segurança pública não é dar tiros aleatoriamente” afirmou.

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/04/2025 — 18:29
Brasília
São Paulo (SP), 17/03/2025 - O ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Flávio Dino, fala sobre
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

O min­istro Flávio Dino (foto), do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), foi aplau­di­do durante a sessão que final­i­zou – nes­ta quin­ta-feira (3) — o jul­ga­men­to da Arguição de Des­cumpri­men­to de Pre­ceito Fun­da­men­tal (ADPF) nº 635, con­heci­da como a ADPF das Fave­las.

Durante a sessão, ele disse que há dis­torções de per­cepção da atu­ação do crime orga­ni­za­do, que, afir­mou, não está con­cen­tra­do nas áreas pop­u­lares.

Ao diz­er que o “crime não está no mor­ro”, o min­istro foi aplau­di­do por rep­re­sen­tantes de movi­men­tos soci­ais que acom­pan­haram o jul­ga­men­to no plenário do STF.

Na avali­ação de Dino, o crime orga­ni­za­do é estru­tu­ra­do com finan­cia­men­to das milí­cias e na lavagem de din­heiro.

“O que tem de prin­ci­pal no crime orga­ni­za­do no Rio de Janeiro não está nos bair­ros pop­u­lares. Não está nos mor­ros, nem nas per­ife­rias. Na ver­dade, está no asfal­to”, afir­mou.

“Tiros a esmo”

Dino, que foi min­istro da Justiça e gov­er­nador do Maran­hão, acres­cen­tou tam­bém que segu­rança públi­ca não é somente dar “tiros a esmo”.

“Segu­rança públi­ca não é dar tiros aleato­ri­a­mente. Se tiv­er que dar, even­tual­mente, fazê-lo com méto­do, uso da força legí­ti­ma pelo Esta­do”, com­ple­tou.

Mais cedo, o Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al definiu medi­das para com­bat­er a letal­i­dade poli­cial durante oper­ações da Polí­cia Mil­i­tar con­tra o crime orga­ni­za­do nas comu­nidades do Rio de Janeiro.

De acor­do com a decisão do STF, o gov­er­no do Rio dev­erá seguir diver­sas regras nes­sas oper­ações, como o uso pro­por­cional da força poli­cial, câmeras nas viat­uras e elab­o­ração de um plano de reocu­pação de ter­ritórios inva­di­dos pelas orga­ni­za­ções crim­i­nosas,

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Samba na Gamboa homenageia Monarco com especial neste domingo

Filho do portelense, cantor Mauro Diniz está no programa da TV Brasil EBC Pub­li­ca­do em …