...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Missão oficial vai aos EUA para conhecer redes privativas de 5G

Missão oficial vai aos EUA para conhecer redes privativas de 5G

Digital Day, exposição de tecnologia 5G, acontece no Salão Negro do Congresso Nacional
Repro­du­ção: © Fabio Rodri­gues Pozzebom/Agência Bra­sil

Missão embarca no domingo e retorna no próximo dia 11


Publi­ca­do em 02/06/2021 — 14:01 Por Pedro Peduz­zi – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Uma comi­ti­va orga­ni­za­da pelo minis­tro das Comu­ni­ca­ções, Fábio Faria, embar­ca no pró­xi­mo domin­go (6) aos Esta­dos Uni­dos, para uma mis­são ofi­ci­al que pre­ten­de conhe­cer as redes pri­va­ti­vas des­ti­na­das à quin­ta gera­ção de inter­net (5G) naque­le país.

Além de encon­tros com auto­ri­da­des nor­te-ame­ri­ca­nas, o gru­po se reu­ni­rá com poten­ci­ais inves­ti­do­res do setor de tele­co­mu­ni­ca­ções. Após visi­tar Washing­ton e Nova York, a mis­são retor­na­rá ao Bra­sil no dia 11.

O gover­no pre­ten­de implan­tar, no Bra­sil, a cha­ma­da 5G stand alo­ne, que, segun­do o minis­tro, é cha­ma­da de 5G Fer­ra­ri por ser 100 vezes mais veloz que a quar­ta gera­ção, a inter­net 4G. “Mas não é só velo­ci­da­de. A inter­net 5G vai conec­tar coi­sas. É a famo­sa Inter­net das Coi­sas, por meio da qual tere­mos aumen­to mui­to gran­de no agro­ne­gó­cio, na tele­me­di­ci­na, no setor auto­mo­ti­vo, na segu­ran­ça, nos inves­ti­men­tos nas esco­las e na edu­ca­ção”, dis­se Faria.

“A pró­xi­ma déca­da será a déca­da do 5G. Com isso pre­ci­sa­re­mos de mui­to inves­ti­men­to”, dis­se ele ao deta­lhar os moti­vos da mis­são ofi­ci­al, que con­ta­rá com a par­ti­ci­pa­ção de repre­sen­tan­tes da Secre­ta­ria Espe­ci­al de Assun­tos Estra­té­gi­cos da Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca; do Gabi­ne­te de Segu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal (GSI); da Agên­cia Bra­si­lei­ra de Inte­li­gên­cia (Abin); do Minis­té­rio da Defe­sa; da Secre­ta­ria-Geral da Pre­si­dên­cia; do Tri­bu­nal de Con­tas da União; além dos sena­do­res Ciro Noguei­ra (PP-PI) e Flá­vio Bol­so­na­ro (Repu­bli­ca­nos-RJ).

Ouça na Radioagência Nacional

Segun­do o minis­tro, a mis­são conhe­ce­rá a rede pri­va­ti­va do Depar­ta­men­to de Defe­sa dos EUA e visi­ta­rá os depar­ta­men­tos de Defe­sa e de Esta­do daque­le país, além de dia­lo­gar com inves­ti­do­res. “Vamos ao Depar­ta­men­to de Segu­ran­ça Inter­na, que é quem faz todo o con­tro­le de fron­tei­ras e de ata­ques ciber­né­ti­cos nos EUA”. De acor­do com Faria, somen­te esse depar­ta­men­to nor­te-ame­ri­ca­no tem seis redes pri­va­ti­vas.

“Vamos tam­bém falar com o Depar­ta­ment of Nati­o­nal Inte­li­gency, que é a dire­to­ria de inte­li­gên­cia equi­va­len­te ao nos­so GSI, res­pon­sá­vel por coor­de­nar as ati­vi­da­des de inte­li­gên­cia nor­te-ame­ri­ca­nas, e à FCC, que é a comis­são fede­ral de comu­ni­ca­ções, equi­va­len­te à nos­sa Ana­tel [Agên­cia Naci­o­nal de Tele­co­mu­ni­ca­ções]”, acres­cen­tou.

Tam­bém estão pre­vis­tas reu­niões com inves­ti­do­res e no Ban­co Inte­ra­me­ri­ca­no de Desen­vol­vi­men­to (BID). “No setor pri­va­do, vamos a vári­as empre­sas e con­ver­sa­re­mos com seis fun­dos de inves­ti­men­tos, ban­cos e com con­sul­to­ri­as. Outros mem­bros da comis­são par­ti­ci­pa­rão de outros encon­tros com o FBI e com a CIA”, com­ple­tou.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante coletiva de imprensa sobre missão oficial aos EUA, que tem como objetivo conhecer as redes privativas de 5G e promover o diálogo com potenciais investidores em telecomunicações.
Repro­du­ção: O minis­tro das Comu­ni­ca­ções, Fábio Faria, duran­te cole­ti­va de impren­sa sobre mis­são ofi­ci­al aos EUA, que tem como obje­ti­vo conhe­cer as redes pri­va­ti­vas de 5G e pro­mo­ver o diá­lo­go com poten­ci­ais inves­ti­do­res em tele­co­mu­ni­ca­ções. — Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Leilão 5G

Faria man­tém a pre­vi­são de o lei­lão da inter­net 5G ocor­rer em julho, ape­sar de o Tri­bu­nal de Con­tas da União não ter redu­zi­do de 150 para 60 dias o pra­zo esti­ma­do para a aná­li­se da maté­ria, con­for­me ace­na­do. “Espe­ro que, nas pró­xi­mas sema­nas, o TCU pos­sa apre­ci­ar o lei­lão no ple­no. Depois de sair do TCU, tere­mos 30 dias na Ana­tel para a rea­li­za­ção do lei­lão. Não acre­di­to que tere­mos retro­ces­sos, e a ida de minis­tros e téc­ni­cos do TCU [aos EUA] deve aju­dar a dar­mos cele­ri­da­de [ao pro­ces­so]”, dis­se Faria.

A expec­ta­ti­va do minis­tro é que, até julho do ano que vem, o país já tenha o 5G stand alo­ne em todas as 27 capi­tais, e que, até 2028, todas as obri­ga­ções pre­vis­tas para as empre­sas ven­ce­do­ras do cer­ta­me sejam imple­men­ta­das. “A cada ano serão inves­ti­men­tos esca­lo­na­dos e obri­ga­ções como a de levar inter­net 4G a todas loca­li­da­des [com popu­la­ção] aci­ma de 600 habi­tan­tes, e a de conec­tar o Nor­te do país.”

Ele acres­cen­ta que não exis­te, até o momen­to, “nenhu­ma sina­li­za­ção de ris­co ou de retro­ces­so” com rela­ção ao trâ­mi­te no TCU, até por­que o tri­bu­nal sabe da impor­tân­cia do 5G para o país. “O Bra­sil é hoje um mode­lo para Amé­ri­ca Lati­na. Os outros paí­ses estão espe­ran­do o que o Bra­sil vai fazer, para depois seguir”, dis­se.

“Tere­mos [com o 5G e a Inter­net das Coi­sas] cres­ci­men­to de 20% por ano só no agro­ne­gó­cio. Com a tele­me­di­ci­na, médi­cos pode­rão fazer cirur­gi­as a dis­tân­cia em paci­en­tes [que vivem] no inte­ri­or do país. Tere­mos um Bra­sil todo conec­ta­do. Para a reto­ma­da econô­mi­ca, o 5G será de impor­tân­cia total. Isso já está com­pre­en­di­do pela soci­e­da­de e pelo TCU”, com­ple­tou.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …