...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Missão oficial vai aos EUA para conhecer redes privativas de 5G

Missão oficial vai aos EUA para conhecer redes privativas de 5G

Digital Day, exposição de tecnologia 5G, acontece no Salão Negro do Congresso Nacional
Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Missão embarca no domingo e retorna no próximo dia 11


Pub­li­ca­do em 02/06/2021 — 14:01 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Uma comi­ti­va orga­ni­za­da pelo min­istro das Comu­ni­cações, Fábio Faria, embar­ca no próx­i­mo domin­go (6) aos Esta­dos Unidos, para uma mis­são ofi­cial que pre­tende con­hecer as redes pri­v­a­ti­vas des­ti­nadas à quin­ta ger­ação de inter­net (5G) naque­le país.

Além de encon­tros com autori­dades norte-amer­i­canas, o grupo se reunirá com poten­ci­ais investi­dores do setor de tele­co­mu­ni­cações. Após vis­i­tar Wash­ing­ton e Nova York, a mis­são retornará ao Brasil no dia 11.

O gov­er­no pre­tende implan­tar, no Brasil, a chama­da 5G stand alone, que, segun­do o min­istro, é chama­da de 5G Fer­rari por ser 100 vezes mais veloz que a quar­ta ger­ação, a inter­net 4G. “Mas não é só veloci­dade. A inter­net 5G vai conec­tar coisas. É a famosa Inter­net das Coisas, por meio da qual ter­e­mos aumen­to muito grande no agronegó­cio, na telemed­i­c­i­na, no setor auto­mo­ti­vo, na segu­rança, nos inves­ti­men­tos nas esco­las e na edu­cação”, disse Faria.

“A próx­i­ma déca­da será a déca­da do 5G. Com isso pre­cis­are­mos de muito inves­ti­men­to”, disse ele ao detal­har os motivos da mis­são ofi­cial, que con­tará com a par­tic­i­pação de rep­re­sen­tantes da Sec­re­taria Espe­cial de Assun­tos Estratégi­cos da Presidên­cia da Repúbli­ca; do Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional (GSI); da Agên­cia Brasileira de Inteligên­cia (Abin); do Min­istério da Defe­sa; da Sec­re­taria-Ger­al da Presidên­cia; do Tri­bunal de Con­tas da União; além dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Flávio Bol­sonaro (Repub­li­canos-RJ).

Ouça na Radioagência Nacional

Segun­do o min­istro, a mis­são con­hecerá a rede pri­v­a­ti­va do Depar­ta­men­to de Defe­sa dos EUA e vis­i­tará os depar­ta­men­tos de Defe­sa e de Esta­do daque­le país, além de dialog­ar com investi­dores. “Vamos ao Depar­ta­men­to de Segu­rança Inter­na, que é quem faz todo o con­t­role de fron­teiras e de ataques cibernéti­cos nos EUA”. De acor­do com Faria, somente esse depar­ta­men­to norte-amer­i­cano tem seis redes pri­v­a­ti­vas.

“Vamos tam­bém falar com o Depar­ta­ment of Nation­al Inteligency, que é a dire­to­ria de inteligên­cia equiv­a­lente ao nos­so GSI, respon­sáv­el por coor­denar as ativi­dades de inteligên­cia norte-amer­i­canas, e à FCC, que é a comis­são fed­er­al de comu­ni­cações, equiv­a­lente à nos­sa Ana­tel [Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações]”, acres­cen­tou.

Tam­bém estão pre­vis­tas reuniões com investi­dores e no Ban­co Inter­amer­i­cano de Desen­volvi­men­to (BID). “No setor pri­va­do, vamos a várias empre­sas e con­ver­sare­mos com seis fun­dos de inves­ti­men­tos, ban­cos e com con­sul­to­rias. Out­ros mem­bros da comis­são par­tic­i­parão de out­ros encon­tros com o FBI e com a CIA”, com­ple­tou.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante coletiva de imprensa sobre missão oficial aos EUA, que tem como objetivo conhecer as redes privativas de 5G e promover o diálogo com potenciais investidores em telecomunicações.
Repro­dução: O min­istro das Comu­ni­cações, Fábio Faria, durante cole­ti­va de impren­sa sobre mis­são ofi­cial aos EUA, que tem como obje­ti­vo con­hecer as redes pri­v­a­ti­vas de 5G e pro­mover o diál­o­go com poten­ci­ais investi­dores em tele­co­mu­ni­cações. — Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Leilão 5G

Faria man­tém a pre­visão de o leilão da inter­net 5G ocor­rer em jul­ho, ape­sar de o Tri­bunal de Con­tas da União não ter reduzi­do de 150 para 60 dias o pra­zo esti­ma­do para a análise da matéria, con­forme ace­na­do. “Espero que, nas próx­i­mas sem­anas, o TCU pos­sa apre­ciar o leilão no pleno. Depois de sair do TCU, ter­e­mos 30 dias na Ana­tel para a real­iza­ção do leilão. Não acred­i­to que ter­e­mos retro­ces­sos, e a ida de min­istros e téc­ni­cos do TCU [aos EUA] deve aju­dar a dar­mos celeri­dade [ao proces­so]”, disse Faria.

A expec­ta­ti­va do min­istro é que, até jul­ho do ano que vem, o país já ten­ha o 5G stand alone em todas as 27 cap­i­tais, e que, até 2028, todas as obri­gações pre­vis­tas para as empre­sas vence­do­ras do cer­tame sejam imple­men­tadas. “A cada ano serão inves­ti­men­tos escalon­a­dos e obri­gações como a de levar inter­net 4G a todas local­i­dades [com pop­u­lação] aci­ma de 600 habi­tantes, e a de conec­tar o Norte do país.”

Ele acres­cen­ta que não existe, até o momen­to, “nen­hu­ma sinal­iza­ção de risco ou de retro­ces­so” com relação ao trâmite no TCU, até porque o tri­bunal sabe da importân­cia do 5G para o país. “O Brasil é hoje um mod­e­lo para Améri­ca Lati­na. Os out­ros país­es estão esperan­do o que o Brasil vai faz­er, para depois seguir”, disse.

“Ter­e­mos [com o 5G e a Inter­net das Coisas] cresci­men­to de 20% por ano só no agronegó­cio. Com a telemed­i­c­i­na, médi­cos poderão faz­er cirur­gias a dis­tân­cia em pacientes [que vivem] no inte­ri­or do país. Ter­e­mos um Brasil todo conec­ta­do. Para a retoma­da econômi­ca, o 5G será de importân­cia total. Isso já está com­preen­di­do pela sociedade e pelo TCU”, com­ple­tou.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …