...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Direitos Humanos / Missão visita povo guarani no PR e MS, alvo de ataques

Missão visita povo guarani no PR e MS, alvo de ataques

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

Grupo vai prestar apoio e ouvir comunidades


Publicado em 11/09/2024 — 07:10 Por Ana Carolina Alli* — Brasília

ouvir:

Uma mis­são com­pos­ta por rep­re­sen­tantes de enti­dades e par­la­mentares lig­a­dos aos dire­itos humanos irá vis­i­tar ter­ras dos povos Avá-Guarani e Guarani e Kaiowá, entre quar­ta-feira (11) e sex­ta-feira (13), no oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul. Os ter­ritórios têm sido alvos de ataques nos últi­mos dois meses, segun­do as orga­ni­za­ções da sociedade civ­il.

O obje­ti­vo é prestar apoio aos povos, ouvir deman­das das comu­nidades em ten­ta­ti­va de com­bat­er o aumen­to da vio­lên­cia, como ameaças, agressão e incên­dios crim­i­nosos. Em agos­to, fazen­deiros atacaram com armas de fogo indí­ge­nas avá guarani que vivem na Tekoa Yhovy, no municí­pio de Guaíra (PR). Seis pes­soas foram inter­nadas.

A mis­são foi orga­ni­za­da pelo Cole­ti­vo de Sol­i­dariedade e Com­pro­mis­so com os Povos Guarani, grupo for­ma­do por orga­ni­za­ções indi­genistas, de dire­itos humanos e movi­men­tos soci­ais, entre elas, a Comis­são Arns, o Con­sel­ho Indi­genista Mis­sionário (Cimi), o Movi­men­to dos Tra­bal­hadores e Tra­bal­hado­ras Rurais Sem Ter­ra (MST), Aty Gua­su (a Grande Assem­bleia Guarani e Kaiowá), Cam­pan­ha Con­tra a Vio­lên­cia no Cam­po, Comis­são Pas­toral da Ter­ra (CPT) e a Rede de Apoio e Incen­ti­vo Socioam­bi­en­tal (Rais). O grupo terá escol­ta da Polí­cia Rodoviária Fed­er­al.

Rep­re­sen­tantes dos min­istérios dos Povos Indí­ge­nas e dos Dire­itos Humanos, da Fun­dação Nacional dos Povos Indí­ge­nas (Funai), Comis­são de Dire­itos Humanos da Câmara dos Dep­uta­dos e da Defen­so­ria Públi­ca da União (DPU) tam­bém estarão pre­sentes.

As vis­i­tas ocor­rerão nos municí­pios de Ter­ra Roxa e Guaíra, no oeste do Paraná; em Doura­dos, no Mato Grosso do Sul.

* Estag­iária sob super­visão de Marce­lo Brandão

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Parada LGBT+ Rio: organizadores planejam iniciativas sustentáveis

Evento no dia 24 de novembro deve se transformar em Parada Verde Rafael Car­doso — …